Biografia de JONAS MORAES CORREA

Jonas Moraes Correa é um dos profissionais mais conhecidos e admirados pelos servidores do IBAMA. Ele fez carreira no serviço público federal, adquirindo enorme visibilidade pela sua forte atuação na luta de classe liderando seus colegas em inúmeras conquistas!

Jonas Moraes Correa nasceu em Brasília, em 25 de julho de 1963, filho de Leomagno Tinoco Correa e Dinorah Moraes Abreu. É o segundo filho de quatro irmãos: Regina, Jonas, Carlos e Eliza.

A história da família de Jonas é parecida com a de muitas outras que vieram para a capital federal em busca de melhores oportunidades. Seus pais são de origem capixaba, mas viviam no Rio de Janeiro, aonde se conheceram e se apaixonaram. Pouco tempo após se casarem, eles se mudaram para Brasília, estabelecendo-se definitivamente.

O pai de Jonas era policial federal e sua mãe fez carreira como auxiliar de enfermagem atuando nos estabelecimentos de saúde do Governo do Distrito Federal (GDF).

Estudou o ensino fundamental nas Escolas Classe das Quadras 411 e 409 Norte. Passou pelo Colégio Paulo Freire da Asa Norte aonde concluiu o segundo grau.

Aos 14 anos teve sua primeira experiência profissional, como office-boy do Ministério dos Transportes.

Dos 15 aos 18 anos trabalhou como instrutor de cursos de datilografia na Escola Apache na 312 Norte. Décadas atrás qualquer pessoa que quisesse ingressar em um bom emprego tinha que saber operar bem uma máquina de datilografar, e para isso tinha que se inscrever numa escola (às vezes pagando altas mensalidades) e passar longas etapas de treinamento diário. O que no passado era um bicho de sete cabeças para muitos adultos, agora é tudo bem diferente, pois as crianças de hoje já aprendem cedo a operar computadores, celulares, tablets e inúmeros apetrechos tecnológicos. Essa experiência que Jonas teve como instrutor de datilografia abriu outras portas.

Em seguida, começou a trabalhar no Programa Polamazônia como assistente de Laboratório de Produtos Florestais do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (LPF/IBDF), que funcionava como uma base avançada na área da Universidade de Brasília (UnB). Nessa época, o presidente do IBDF era o Mauro Silva Reis.

O Polamazônia nasceu como uma mirabolante proposta do Governo Militar que queria levar o progresso para as regiões do Centro Oeste e do Norte do Brasil. O Programa de Pólos Agropecuários e Agrominerais da Amazônia (Polamazônia) foi criado, em 1975, durante a gestão do General Ernesto Geisel com a finalidade de explorar as potencialidades naturais da região, a partir da criação de 15 pólos com grandes empreendimentos para exploração pecuária, agrícola, florestal e mineral. O Polamazônia foi implementado pela SUDAM (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia), em parceria com diversas instituições: SUDECO, BASA, Ministério do Interior, UnB, IBDF etc.

Nesse período, Jonas e diversos servidores do IBDF adquiriam bastante experiência na execução de trabalhos importantes em atendimento às diversas ações do Polamazônia.

O ano de 1986 foi bem marcante na vida de Jonas Moraes. Ele e toda a equipe do Laboratório foram transferidos para o prédio próprio que fora construído no terreno da sede do IBDF. Como se isso não bastasse, Jonas encontrou seu grande amor, a bela goiana, Meire José Vilela Moraes Correa, nascida em Formosa de Goiás, e também radicada em Brasília. Dessa união tiveram dois filhos: Leonardo e Gabriela.

Foi na adolescência que Jonas adquiriu o amor pelo esporte. Desde que ingressou no IBDF gostava de se reunir com os companheiros de trabalho para jogar futebol – hábito que o levou a fazer grandes amizades.

Em 22 de fevereiro de 1989, durante o governo do Presidente José Sarney aconteceu a criação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), pela fusão de quatro entidades brasileiras que trabalhavam na área ambiental: Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Superintendência da Borracha (SUDHEVEA), Superintendência do Desenvolvimento da Pesca (SUDEPE), e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF).

Nessa mesma época, surgiu a ASIBAMA, que reuniu em uma só Associação dos servidores dessas quatro instituições. Jonas sempre foi filiado e como a maioria de seus colegas acompanhava tudo de perto, mas nunca pensava em ocupar um cargo na Diretoria da ASIBAMA.

A biografia de Jonas Moraes é um belo exemplo que nos mostra o quanto nossa força interior pode surpreender, pois certas vezes nem nós mesmos nos damos contas daquilo que somos capazes de realizar. Deus coloca dentro de nós muitas habilidades e competências que na hora certa elas se manifestam para bem daqueles que estão próximos de nós!

Desde que a ASIBAMA surgiu as eleições aconteciam periodicamente, mas ninguém imaginava o que aconteceria na eleição de 2000. O Mário Pinto de Oliveira estava articulando a composição de uma chapa, e após uma partida de futebol convidou Jonas para ocupar o cargo de Diretor de Esportes. Aquela parecia mais uma conversa informal, mas dali surgia algo inesperado.

No dia seguinte Jonas viajou, e ao retornar de sua viagem teve grande surpresa ao saber que a chapa havia sido registrada com seu nome concorrendo ao cargo de vice-presidente ao lado de seu amigo, Mário Pinto.

Eles foram eleitos para mandato de dois anos (2000-2001), período que marcou a história do IBAMA. A Diretoria da ASIBAMA-DF era composta da seguinte forma: Mário Pinto (presidente), Jonas Moraes (vice-presidente), Ana Maria Evaristo Cruz (diretora administrativa), Raimundo (diretor financeiro), Hugolino (diretor de esportes), Carla (diretora sociocultural).

Enquanto Mário Pinto cuidava da parte administrativa da Associação, Jonas e Ana Maria Evaristo Cruz podiam atuar em outra frente. Eles dedicaram boa parte de seu tempo cuidando da proposta do Plano de Carreiras.

O Deputado Federal Freire Júnior do Estado do Tocantins era o presidente da Comissão do Projeto de Lei do Plano de Carreiras de Especialista em Meio Ambiente. A ASIBAMA lutava pela aprovação da carreira e pela realização de um novo concurso. O governo federal não via com bons olhos essas ideias. A forte atuação do Deputado Freire Júnior desde o início teve papel fundamental no apoio aos servidores do IBAMA, de modo que até hoje ele é lembrado como um importante parceiro nessa luta.

Só quem acompanhou de perto a luta da Diretoria da ASIBAMA naquela época é que tem noção de todas as dificuldades e percalços que eles enfrentaram. Jonas e Ana Maria frequentavam regularmente o Congresso para articular a aprovação dessa Lei. Além disso, eles realizaram um intenso trabalho de mobilização dos servidores em todas as 27 Unidades federativas para pressionar os Deputados no intuito de agilizar o andamento das três Comissões que a PL tinha que passar.

Nessa jornada de caminhadas ao Congresso, participação de reuniões nas Comissões especializadas e votações na Plenária dos Deputados surgiram muitas estórias curiosas e emocionantes.

No início o cenário parecia pouco favorável, mas com o andamento das negociações, eles conquistaram a simpatia do Presidente do IBAMA, Hamilton Nobre Casara, do Ministro de Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, e de diversas lideranças políticas.

Após tanta luta, eles conseguiram no ano de 2001 a aprovação dessa Lei que foi comemorada em todo Brasil pelos milhares de servidores do IBAMA.

Em 2002, Jonas Moraes disputou novo pleito, dessa vez numa chapa como presidente. Nesse ano, começaram a chegar os primeiros Analistas Ambientais concursados após a aprovação do Plano de Carreiras. No ano de 2003, a ASIBAMA organizou duas greves pela luta de melhores condições de trabalho.

Em 2004, Jonas conquistou com sucesso reeleição. Nesse período aconteceu o segundo concurso de Analistas Ambientais, com a chegada de centenas de servidores para reforçar o quadro de pessoal do IBAMA.

Em 19 de agosto de 2006, Jonas foi um dos fundadores da ASIBAMA-Nacional que surgiu com objetivo de apoiar e fortalecer as ASIBAMAS nos Estados. Ele presidiu por cinco anos essa nova instituição.

Nesses cinco mandatos (um como vice e quatro como presidente da ASIBAMA-DF e ASIBAMA-Nacional), Jonas fez inúmeras viagens para visitar companheiros em diferentes partes do país disseminando ideias de união e fortalecimento da categoria, tornando-se assim ainda mais conhecido e respeitado pelos novos servidores que muitas vezes só podiam acompanhar as propostas à distância.

Em 3 de junho de 2009, aconteceu no auditório da sede em Brasília um belíssimo evento de comemoração dos 20 anos do Instituto. Nessa data, foram entregues as “Medalhas de Mérito Ambiental” para diversas pessoas eleitas por voto popular pelas suas contribuições ao desenvolvimento do ambientalismo brasileiro. Entre os homenageados estavam o 1º presidente do IBAMA, jornalista Fernando César de Moreira Mesquita, e o Jonas Moraes, que na oportunidade realizou um forte discurso destacando a trajetória de lutas e conquistas ao longo dessas duas décadas.

Atualmente Jonas Moraes não ocupa mais nenhum cargo de direção na ASIBAMA, mas basta conversar um pouco com ele para ver que seu coração ainda está cheio de sonhos. É fácil perceber que seu maior desejo profissional é continuar a vislumbrar o crescimento e valorização dessa importante instituição federal que ele e seus companheiros lutaram tanto para construir!!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Brasília – DF, Agosto de 2014.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 17/08/2014
Reeditado em 19/09/2014
Código do texto: T4926258
Classificação de conteúdo: seguro