Dom Ignácio, a biografia de um santo

Ignácio de Loyola nasceu em 1º de junho de 1491. Filho caçula de uma família nobre.

Pouco se sabe sobre a infância de Santo Ignácio de Loyola, porém seus pais morreram cedo. Na juventude era muito vaidoso, corajoso e dava pouco valor à sua vida.

Abraçando a carreira militar, Ignácio de Loyola era um bravo soldado até que numa batalha foi atingido por uma bala de canhão que, passando entre as duas pernas, feriu uma e quase despedaçou a outra.

As limitações da medicina daqueles tempos fizeram com que Ignácio sofresse muito com esse ferimento. Ele estava fraco demais e sua principal distração era a leitura sobre cavalaria. Quando todos os livros já tinham sido lidos, lhe deram um com a biografia de vários Santos.

Em 15 de Agosto de 1521, D. Ignácio não conseguia dormir e então viu a imagem de Nossa Senhora com o menino Jesus. Naquele momento, Ignácio de Loyola começava a mudar a história da Igreja.

Certa noite, D. Ignácio foi rezar quando um tremor de terra misterioso sentiu-se em toda sua casa, revelando rachaduras que estão até hoje no solar.

Ignácio de Loyola se converteu aos 31 anos de idade e partiu para Montserrat. Mais tarde fundou a Companhia de Jesus, que se destacou pelos trabalhos realizados na área da educação.

D. Ignácio morreu às 6.30 da manhã do dia 31 de Julho de 1556 e passou à história da Igreja como um nobre que se tornou “Soldado de Deus”.