Guilherme de Brito
proxy?url=http%3A%2F%2F1.bp.blogspot.com%2F-3by6Dxy2rZ4%2FUU3CwXPKkLI%2FAAAAAAAAjAA%2F4H2BLGNUK0w%2Fs320%2FGuilherme%2Bde%2BBrito.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
GUILHERME DE BRITO BOLLHORST
(84 anos)
Compositor, Cantor, Pintor e Escultor
* RJ (03/01/1922)
+ RJ (26/04/2006)-CAPRICORNIO
 
Guilherme de Brito Bollhorst foi um compositor brasileiro de samba. Nasceu no bairro de Vila Isabel, filho de Alfredo Nicolau Bollhorst e Marieta de Brito Bollhorst. Aos oito anos ganhou um cavaquinho e aos doze anos, com a morte do pai, largou os estudos e conseguiu um emprego na Casa Edison. A Casa Edison foi uma das primeiras gravadoras brasileiras, fundada em 1900 por Frederico Figner no Rio de Janeiro. Inicialmente apenas importava e revendia cilindros fonográficos, utilizados nos fonógrafos de Thomas Edison, e discos, utilizados nos gramofones de Emil Berliner, mas, em 1902, lançou o que é considerada a primeira música brasileira gravada no país, o lundu "Isto é Bom" do compositor Xisto Bahia na voz de Baiano.
 
proxy?url=http%3A%2F%2F4.bp.blogspot.com%2F-pIuBN6cohVc%2FUU3DHvKl_LI%2FAAAAAAAAjAE%2F8ruzsZXmOm8%2Fs320%2FGuilherme%2Bde%2BBrito%2Be%2BNelson%2BCavaquinho.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
Com o tempo, Guilherme de Brito, passou a utilizar mais o violão. Já tinha uma boa produção de músicas quando, em 1955, o cantor Augusto Calheiros gravou um compacto com dois de seus sambas: "Meu Dilema" e "Audiência Divina". Ainda nos anos 1950, conheceu o seu grande parceiro, Nelson Cavaquinho.
 
A primeira parceria de Guilherme de Brito e Nelson Cavaquinho, foi um samba denominado"Garça"Guilherme de Brito fez aprimeira parte e mostrou a Nelson Cavaquinho, que sem hesitar, fez a segunda parte do samba. Deu-se início a dupla mais poética e lírica da Música Popular Brasileira. A dupla Guilherme de Brito e Nelson Cavaquinho rendeu vários sucessos, dentre os quais, podemos destacar: A Flor e o Espinho, "Folhas Secas""Pranto de Poeta""O Bem e o Mal""Quando Eu Me Chamar Saudade", entre outras.
 
Considerado por muitos como o grande poeta do samba, fez versos definitivos como "Tire o seu sorriso do caminho / que eu quero passar com a minha dor", de A Flor e o Espinho. Ou mesmo "Quando eu piso em folhas secas / Caídas de uma mangueira", de "Folhas Secas".
 
Guilherme de Brito gravou pela primeira vez em 1977. Atuou também como pintor, tendo sido premiado por seus quadros, e como escultor. Expôs no Japão, onde também lançou um CD.
proxy?url=http%3A%2F%2F4.bp.blogspot.com%2F-wFmpvtz_HRg%2FUU3EUNwhVZI%2FAAAAAAAAjAM%2FqkjlOSoneug%2Fs400%2FNelson%2BCavaquinho%2C%2BBeth%2BCarvalho%2Be%2BGuilherme%2Bde%2BBrito.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
Nelson Cavaquinho, Beth Carvalho e Guilherme de Brito
Morte
Guilherme de Brito foi internado dia 2 de abril de 2006 com problemas respiratórios, teve um infarto e ficou em coma por 15 dias, morrendo dia 26 de abril de 2006, aos 84 anos, vítima de Falência Múltipla dos Órgãos.
 
Deixou a mulher Nena e dois filhos. Guilherme de Brito foi enterrado no mausoléu do compositor, no Cemitério do Catumbi.