ROBERT LEROY JOHNSON, O MAIOR CANTOR DE BLUES DE TODOS OS TEMPOS

Neste mes de agosto quando se completa 76 anos da morte de Robert Leroy Johnson o mais influente e idolatrado cantor de blues de todos os tempos, se faz necessário que falemos algumas palavras à respeito deste que influenciou John Lee Hooker, Elvis Presley, Chuck Berry, Brownie McGhee, Sonny Terry, e tantos outros. Johnson nasceu em Hazlehurst, Mississippi numa família de lavradores entre 1909 e 1912, não se sabe exatamente o ano mas, com maiores possibilidades de ser 1911. A região marcada por intensos conflitos raciais é também berço do blues norte americano e até hoje as músicas de Johnson são tocadas, adaptadas e interpretadas por diversos cantores e bandas como Eric Clapton, The Rolling Stones e The Blue Brothers, entre outros. Trabalhou no campo com a família até os 16 anos quando resolveu largar tudo para viajar e tocar guitarra onde quer que estivesse, principalmente na rua. Aos vinte anos descobriu uma maneira nova de tocar usando o gargalo quebrado de uma garrafa deslizando-o pelas cordas, tirando sons espetaculares e impressionando quem o ouvia. Sua carreira musical durou apenas dois anos, de 1936 a 1938 tocando em prostíbulos e bares de baixa popularidade. Gravou apenas vinte e nove músicas, não foi reconhecido em vida mas hoje todas essas canções são consideradas classicos. Em 16 de agosto de 1938 Johnson bebeu whisky envenenado com estricnina supostamente preparado pelo marido ciumento de uma de suas amantes e faleceu três dias depois, em 19 de agosto em Greenwood, Mississippi, porém existem outras versões para sua morte como arma de fogo, sífilis e até mesmo faca, como afirmam alguns. Outra lenda que se conta à seu respeito é que Johnson teria vendido sua alma ao diabo na encruzilhada das rodovias 61 com 49, em Clarksdale, Mississippi, em troca da proeza de tocar guitarra como ninguém e se tornar o maior cantor de blues de todos os tempos. Diz a lenda que o diabo chegou como um homem normal, bebeu whisky no gargalo da garrafa que Johnson trazia, afinou seu violão e se foi, voltando para buscá-lo quando foi envenenado e morto. Johnson estava com 27 anos, mesma idade em que mais tarde morreram o guitarrista Jimmi Hendrix, Jim Morrison do The Doors, Brian Jones um dos fundadores do Rolling Stones, a cantora Janis Joplin, Kurt Cobain vocalista do Nirvana e a atriz Sharon Tate entre outros mas, este é assunto para outro texto que será publicado em breve. A vida de Robert Leroy Johnson sempre foi recheada de mistérios sobretudo sua controvertida morte e seu pacto com o diabo mas continua sendo uma referência à qualquer blueseiro que se preze.

JotaCF
Enviado por JotaCF em 29/08/2014
Reeditado em 27/11/2014
Código do texto: T4942180
Classificação de conteúdo: seguro