(ManhattanNew York26 de Dezembro de 1891 –Los Angeles7 de Junho de 1980), escritor norte-americano.

Henry Valentine Miller

(1891 - 1980)

henrvmil.jpg  Escritor norte-americano nascido em New York, New York, que junto com Ernest Hemingway são considerados os mais importantes escritores da literatura americana do século XX. Durante o primeiro ano dele de vida, sua família mudou-se para o Brooklyn onde viveu toda sua infância. Formou-se (1909) na escola secundária e entrou no City College of New York onde, não podendo agüentar a rotina acadêmica, ficou durante apenas dois meses. Trabalhou em uma variedade de trabalhos, de motorista de táxi a bibliotecário. Casou (1917) com Beatrice Sylvas Wickens, a primeira de cinco esposas, com quem ele foi pai uma vez. Trabalhou no serviço telegráfico da Western Union (1920), onde surgiu-lhe as primeiras idéias como escritor. Assim, depois de exercer várias profissões, abandonou, aos 33 anos, o emprego na companhia de telecomunicações para dedicar-se à literatura. Fixou residência em Paris (1930), onde passou a viver com outros americanos, num exílio voluntário que se prolongaria por uma década. Iniciou a carreira literária com a publicação, na França, dos clássicos Tropic of Cancer (1934), a que se seguiram Black Spring (1936) e Tropic of Capricorn (1939). Nessas obras, marcadas por um rude realismo e pela total alienação ante os acontecimentos políticos da época, revelou seu talento literário e obteve grande sucesso editorial. Viajou extensamente pelos Estados Unidos (1940-1941), onde a publicação de suas obras, consideradas obscenas, estava proibida, até que fixou residência em Big Sur, Califórnia, onde atraiu uma legião de admiradores. Em protesto publicou The Air-Conditioned Nightmare (1945), uma severa crítica da vida americana e começou a escrever suas mais conhecidas obras, que compõem uma trilogia autobiográfica: Sexus (1949), Plexus (1952) e Nexus (1959). Após muitos processos judiciais, seus livros foram publicados pela primeira vez nos Estados Unidos (1964). Crítico do establishment, defensor da liberdade sexual e admirador da poesia de Walt Whitman, que cantava a alegria da vida, o famoso escritor se tornou um dos guias da rebelião da juventude americana naqueles anos (1960-1970). Morreu em Nova York em 7 de junho, tendo como sua última obsessão a atriz e modelo Brenda Venus. Doente, várias vezes operado, o escritor deSexus teve com Brenda o retorno da euforia erótica, ainda que aparentemente platônica, devido ao seu estado de saúde. Também foi um pintor formidável. Sete anos antes da publicação de Trópico de Câncer, ele pintou sua primeira aquarela, mas sua fama como autor eclipsou o sua  reputação como um artista. Ele pintou mais de 2000 aquarelas durante seis décadas e teve mais de sessenta exibições internacionais. Suas pinturas estão em museus e coleções privadas no Japão, na Europa e nos Estados Unidos.