1044589.jpg
Galina Sergeyevna Ulánova

(1910 - 1998)
Atriz e dançarina lírica nascida em São Petersburgo, Rússia, que ganhou reputação como a expressão máxima da escola soviética de balé, na qual representou o ponto de encontro entre o mais puro classicismo e o novo ideal estético. Filha de Serguei Ulanov e Marie Romanova, ambos bailarinos do Teatro Mariinski, posterior Kirov, estudou com a mãe e graduou-se na Escola Estatal de Coreografia de Leningrado (1928), onde foi aluna de Agrippina Vaganova. Juntou-se ao Balé Mariinski (1928), então no Teatro Kirov, e logo foi promovida a primeira bailarina. Apresentou sua primeira grande criação ao encarnar o papel de Maria no balé Fonte de Bakhchisarai (1934), de Rostislav Zakharov. Destacou-se também em montagens comoO corsário e A bela adormecida. Sua consagração definitiva como dançarina dramática veio com montagem de Romeu e Julieta (1940), de Leonid Lavrovski. Transferida (1944) para oBalé Bolshoi, de Moscou, onde foi primeira bailarina por 16 anos, na década seguinte iniciou uma bem-sucedida carreira no exterior e a publicar livros, como o pequeno The Making of a Ballerina, assim traduzido do russo por S. Rosenberg (1950). Estreou em Florença, Itália (1951) e excursionou com o Bolshoi (1959) pelos Estados Unidos, onde obteve grande êxito de público e crítica com interpretações de Giselle e Romeu e Julieta. Depois a bailarina reduziu suas apresentações até deixar definitivamente o palco (1963). Passou então a escrever artigos sobre dança e a treinar jovens bailarinas, entre as quais se destacou Iekaterina Maksimova. Sua atuação em filmes do Balé Bolshoi contribuiu para difundir o interesse pelo balé no mundo todo e foi agraciada quatro vezes com o Prêmio Stalin (1941 /1946 /1947 /1950 e o Prêmio Lenin (1957) e morreu em Moscou, aos 88 anos.

billybrasil@billybiografias.com