Isabella
Isabella%2BCerqueira%2BCampos2.jpg
ISABELLA CERQUEIRA CAMPOS
(72 anos)
Atriz
* Mundo Novo, BA (27/07/1938)
+ RJ (02/02/2011) - LEÃO 
 
Foi uma atriz brasileira, em seus trabalhos geralmente creditada apenas como Isabella, mas às vezes também como Isabella Cerqueira.
 
Aos 15 anos de idade, Isabella mudou-se da Bahia para o Rio de Janeiro, onde fezcursos de canto e dança. Aos 20, começou a trabalhararrow-10x10.png como comissária de bordo na Panair. Fez curso de Manequim em Paris e, no início dos anos 1960, desfilou para a Maison Dior. Voltou ao Brasil em 1962 disposta a trabalhararrow-10x10.pngcomo atriz.
 
Começou sua carreira pelo Teatro Tablado e pelo Conservatório Nacional de Teatro. Estreou no cinema na última das chanchadas da AtlântidaOs Apavorados(1962). Em seguida, fez o filme de episódios Cinco Vezes Favela (1962), uma das primeiras produções do Cinema Novo. Logo conheceu o cineasta Paulo César Saraceni, com quem faria dois filmes - O Desafio e Capitu - e se casaria, marcando um período em que foi considerada uma das musas do Cinema Novo.
 
Nos anos 70, casou-se com Carlos Frederico Rodrigues, seu diretor no filme A Possuída dos Mil Demônios, na comédia Lerfá Mu e no curta-metragem O Mundo a Seus Pés. Nessa época, também trabalhou com Júlio Bressane em Barão Olavo, o Horrível, sendo então considerada musa do Cinema Marginal ou Udigrudi.

As Quatro Chaves Mágicas (1971), de 
Alberto Salvá, lhe renderia o prêmio Coruja de Ouro como melhor atriz coadjuvante.
 
Em 1980 mudou-se com Carlos Frederico para Visconde de Mauá, no estado do Rio, onde fundaram o Teatro da Montanha. Em 1994, voltou a residir no Rio.
 
Em 2006, foi chamada por Nelson Pereira dos Santos para uma participação especial em Brasília 18%. No ano seguinte, participou de um documentário de Marco Altberg sobre a Panair, e foi homenageada no Festival de Brasília, quando da exibição da cópia restaurada de Proezas de Satanás na Vila do Leva-e-Traz.
 
Em 2008 publicar seu livro sobre o Cinema NovoUma Câmara na Mão e Amor no Coração.
 
Morreu em 2011, aos 72 anos, em decorrência de Câncer de Mama.