BUDA E O BUDISMO - Uma rápida abordagem

O Budismo é uma filosofia de vida baseada integralmente nos profundos ensinamentos do Buda para todos os seres, que revela a verdadeira face da vida e do universo.

Quando pregava, o Buda não pretendia converter as pessoas, mas iluminá-las

É uma religião de sabedoria, onde conhecimento e inteligência predominam

O Budismo trouxe paz interior, felicidade e harmonia a milhões de pessoas durante sua longa história de mais de 2.500 anos.

O Budismo é uma religião prática, devotada a condicionar a mente inserida em seu cotidiano, de maneira a leva-la à paz, serenidade, alegria, sabedoria e liberdade perfeitas.

É uma maneira de viver que extrai os mais altos benefícios da vida.

O budismo nasceu na Índia, por volta do século VI a.C. (525 a.C.).

Foi criado por um rico príncipe, chamado Siddharta Gautama, que viveu isolado em seu palácio com sua esposa a princesa Yasodharo e seu filho Radula, até os 29 anos.

Certo um dia o príncipe Siddharta saiu do palácio para um passeio e em seu caminho ele encontrou um velho, um doente e viu um cadáver,

esse foi seu primeiro contato com o mundo e com as aflições

humanas, seu último encontro foi com um eremita com um semblante sereno que lhe revelou a paz, e então ele decide renunciar tudo o que possuía e sua família.

Foi pra uma floresta e durante 6 anos permaneceu em profunda meditação, ele compreendeu que deveria praticar o ´Caminho do Meio´

Com 35 anos Siddharta - Buda (o desperto, o iluminado) sentado em baixo de uma figueira numa noite, alcançou a sabedoria máxima e compreendeu a verdade suprema com a visão dos caminhos da vida humana.

Os budistas chamam essa compreensão de "iluminação".

A partir de então, ele passou a ser chamado de Buda.

Durante 45 anos ele pregou sua doutrina pela Índia.

Reis, nobres e príncipes seguiram seus ensinamentos.

Buda fez seus últimos ensinamentos aos 80 anos, quanto atinge sua libertação total, uma semana depois de sua morte seu corpo foi cremado e suas relíquias divididas.

Os ensinamentos do Budismo estão fundamentados em quatro nobres verdades:

1. Existência do sofrimento

2. A causa do sofrimento: os apegos humanos,

como a cobiça, raiva, etc

3. A extinção do sofrimento: desapego

4. O caminho que leva a extinção do sofrimento: pratica do óctuplo

O caminho do óctuplo é um guia para alcançar o objetivo final do budismo, a liberdade e felicidade:

1. Visão correta

2. Pensamento correto

3. Fala correta

4. Ação correta

5. Meio de vida correto

6. Esforço correto

7. Atenção correta

8. Meditação correta

CURIOSIDADES

O Que é Budismo Humanista?

O Budismo Humanista é uma filosofia básica de vida que nos encoraja a integrar em nossas vidas diárias, os ensinamentos de Buda sobre a generosidade, compaixão, alegria e eqüanimidade em nosso benefício próprio, bem como no de outros. Ensina-nos ainda o caminho para cultivar a sabedoria que clarifica o entendimento da verdadeira natureza de todas as coisas.

Como se tornar budista?

Para uma pessoa se tornar budista, é necessário "tomar refúgio na Jóia Tríplice".

As três jóias são:

1. Buda Shakyamuni, o Grande Mestre criador do Budismo

2. O Darma, que é o conjunto de ensinamentos de Buda

3. A Sangha, a congregação de monges e monjas que renunciaram ao mundo e devotaram seus esforços na prática do Darma por todas suas vidas.

Tomar Refúgio na Jóia Tríplice significa perceber claramente a sabedoria das Quatro Nobres Verdades:

o Sofrimento, a origem do Sofrimento, a cessação do Sofrimento e o Caminho Óctuplo que conduz à cessação do Sofrimento.

Por que aprender Budismo?

Existem dois modos de ver esse assunto.

Primeiramente, por seu carisma, sabedoria e compaixão para com o mundo, Buda era um verdadeiro exemplo a ser seguido.

Ele alcançou a suprema iluminação e revelou a Verdade Universal sobre como extinguir os sofrimentos.

Como seres humanos, nós temos o potencial de alcançar as mesmas glórias devido à natureza búdica presente em nós.

Segundo, porque os ensinamentos de Buda preenchem o vazio da Filosofia e da Ciência.

Em particular, responde as dúvidas sobre o sentido da Vida e da Existência.

Buda era um Deus?

Não, o Buda foi um ser humano que por meio de seu esforço, prática e cultivação, alcançou a Iluminação.

Ele conseqüentemente ajudou outros, dirigindo-os ao Caminho da Libertação.

Por que monges e monjas raspam a cabeça?

Monásticos precisam renunciar a todos os pertences e desejos mundanos, para que possam melhor atingir a Pureza, livrar-se das desilusões, remover obstáculos, e entrar no Caminho da Prática.

Uma vez raspadas suas cabeças, eles podem facilmente ser distintos daqueles que ainda não vivem na Sangha.

Ecos do Silêncio — Textos Zen

No instante de um pensamento,

Minha mente turbulenta chegou a um descanso.

O interior e o exterior,

Os sentidos e seus objetos,

São completamente lúcidos.

Em uma volta completa,

Esmaguei a grande vacuidade.

As dez mil manifestações

Surgem e desaparecem

Sem qualquer razão.

— Han-shan

Fontes de pesquisa e links relacionados

O livro dos mestres

Transcrição: Caio Amaral

www.monjacoen.com.br

www.budanet.org.br

www.dharmanet.com.br

www.dharmanet.com.br/zen

www.zencampinagrande.hpg.ig.com.br

www.buddhanet.net

www.budismo.hpgvip.ig.com.br/

Owner:

http://ar.groups.yahoo.com/group/brasil_america

http://br.groups.yahoo.com/group/sonhosdeamor

http://ar.groups.yahoo.com/group/MUNDOCRISTINAACUARIO

Visitem:

http://www.fofaslides.com.br/caio.htm