Saindo do Armário

Resolvi sair do armário kkkk Uou... Nove anos se passaram desde que este vídeo foi ao ar, mas alguns anos antes disso eu já apresentava alguns sinais de alerta! Hoje quando olho para trás a única coisa que vejo foi a experiência e o saber que agreguei sobre mim mesma ao longo dos anos! Foi muito difícil, no caminho encontrei muitas pessoas que queriam falar com propriedade do meu problema sem nada saber, mas também encontrei pessoas que ofereceram apenas seus ouvidos (escuta qualificada – o que eu mais precisava). Escuta esta que mais tarde eu aprendi a teoria na minha graduação de fisioterapia, mas que já tinha vivido na pratica a importância e a potência desta ferramenta! Então serei sempre grata à equipe que me ajudou (Sandro, Adriano, Samantha, Val, Alessandra). Também teve a família que teve que se reajustar para responder esta demanda, meu irmão cuidou muito de mim e muito da representação mental que carrego hoje comigo para lidar com meus problemas teve origem na base filosófica que meu irmão me presenteou. Ainda que depois tenhamos entrado em desacordos, mas faz parte da vida, eu acredito, sou grata a ele e a minha família. Ao longo destes anos eu aprendi que somos responsáveis pelo que sentimos; que muitas vezes os outros se projetam em nós e nós também nos projetamos nos outros; que o saber que cada um carrega representa sua existência no mundo; que (como faria refletir nosso querido Renato Russo) tem gente que machuca os outros porque não sabe amar; tem pessoas que machucam os outros como forma de reivindicar algo para si mesmas (acredite se quiser, mas não é por maldade), gente que perturba é perturbado; que é importante que cada um faça suas próprias escolhas e decisões e que responda por elas também; que perdoar é essencial para se conduzir a própria vida senão vai perder o tempo esperando que os outros tragam sua paz interior; que precisamos agir por nós mesmos e nos ocupar de nós mesmos; que neste mundo louco e corrido que nos habituamos, precisamos de um tempo para viver; precisamos nos afastar sempre que sentimos nossa visão embaçada sobre uma situação e nosso discernimento comprometido (isso não é fugir, é dar tempo); que o tempo não resolve os problemas mas que reflexão exige tempo; que a vida vai para frente numa fluidez mágica quando você deseja aos outros aquilo que você quer para você (necessidades humanas - reconhecimento, paz de espirito, ser feliz...); que não existe nenhum dinheiro ou conforto do mundo que compre seu direito de existir tal como é; que a felicidade não reside em propriedades/posses mas ao direito e acesso de gozar a vida com dignidade; que a culpa é a pedra que colocamos no sapato ao fazer nossa caminhada (é mais fácil tirar, não carrega ela com você) e por isso é preciso se perdoar, até porque a culpa não absolve ninguém; que todo mundo é capaz de chegar aonde quiser se perseverar, se tiver fé, se não desanimar, se não deixar dominar pelo medo, se arriscar, se olhar para o alvo e não para os obstáculos; que a vida é um experimento muito particular de tentativas, erros e acertos então não espere que alguém tenha respostas para suas dúvidas; que perder e cair não é o fim do mundo se você for capaz de regar seus ânimos e sua coragem; que, sim, orar é essencial (mesmo que você não tenha religião ou não acredite em Deus), mas é uma forma de emitir mensagens positivas ao cérebro ou para reforçar uma atitude que se deseja; que guardar coisas ruins no coração, so fara atrair para si mesmo as piores coisas; que não podemos evitar as expectativas que depositamos nos outros, mas podemos reconhece-las como falhas nossas e assim sermos mais flexíveis com os erros alheios porque enxergamos os nossos próprios erros; que talvez você sinta que seja um zero a esquerda, sem uma boa auto-estima e que a morte seria uma solução maravilhosa para seu sofrimento psíquico, mas busque ajuda, sempre terá uma mão para te ajudar a sair do fundo deste poço... Existem pessoas que nunca conheceram o sofrimento psíquico e vão achar que o suicídio é frescura (lamento por quem se reduze a pensar assim), mas construir uma boa auto-estima a partir de uma baixa auto-estima é difícil, um trabalho árduo, exige tempo, muito trabalho e investimento pessoal, pode levar anos (mas alguém que consegue sair desta situação, tem muitas chances de sair com um olhar mais humano, sensível e empático com os outros: tudo que o nosso mundo precisa); que precisamos cuidar um do outro; que precisamos exercer a tarefa de nos colocar no lugar do outro sempre que possível. Bom, minha vida não é um mar de rosas e ainda erro muito, muitas vezes, a diferença é que escolhi tentar e não desistir! Tudo que escrevi aqui são apenas um lapso sintetizado em palavras, mas que ainda não definem quem eu sou. E só mais um ponto de vista entre milhões neste planeta, que não é melhor nem menos que o dos outros. A única coisa que posso fazer é agradecer eternamente por estar conseguindo seguir em frente mesmo diante dos obstáculos, pelas vitorias aos pequenos conflitos interiores, por estar cercada de pessoas que me querem bem e que me apoiam... E sou grata também a minha formação acadêmica e aos responsáveis por esta (professores e todos com quem trabalhei junto), porque também tiveram uma contribuição importante para meu desenvolvimento pessoal, ainda que sem saberem das questões mais importantes e vitais que me acompanharam no percurso desta formação, e que a de pouco em pouco fui obtendo as respostas mais importantes para minha vida! Obrigada a todos, amigos inclusive, que contribuíram de alguma forma para meu contínuo sucesso pessoal.

https://www.youtube.com/watch?v=Npb5kPZa0ys