MUITOS TORCEDORES

Cora e Amadeu eram torcedores do Flamengo, mas Cora era muito mais dedicada. Cora desejava que todos fossem flamenguistas, toda a população do Rio de Janeiro, restando aos outros aos outros times, apenas os seus próprios jogadores, o roupeiro e o presidente do Clube.

Cora pensava assim e angariou muitos torcedores para o Flamengo, pois pregava sua torcida no ônibus, no trem e na praia. Sonhava com o Maracanã lotado, rodeado pelas bandeiras rubro-negras ou mesmo apenas por uma grande faixa circular escrita MENGO.

Cora e Amadeu conheceram-se em um jogo Flamengo versus Botafogo. Cora não se conformava com a torcida adversária comemorando a vitória e ao tentar parar um Botafoguense na rua e convencê-lo a mudar de time, confundiu-se e encontrou Amadeu, que se tornou o seu marido.

Amadeu compreendia com exatidão o espanto da mulher diante de uma torcida oposta àquela devida ao Flamengo.

Cora e Amadeu cassaram e passaram três anos planejando um filho entre campeonatos e bandeiras, mas durante o parto dessa primeira criança – quase nasceu em uma concentração de futebol - Cora enfim compreendeu, nada poderia competir com aquele amor extraordinário que se criou dentro dela; algo maior do que seu amor ao Flamengo, maior do que um título mundial após uma temporada invicta: o amor materno.

(Quando Cora pela primeira vez deu o seu peito ao filho e sentiu que ela era o alimento, ainda cantou bem baixinho o hino do Flamengo, mas já era muito tarde para o Mengo, em segundo lugar no seu coração de mãe).

Por causa do amor materno, Cora diminuiu a força de sua torcida e o futebol perdeu algo da sua graça. Nada mais de Maracanã todos os fins de semana. Nada mais de ir trabalhar as segundas com a camisa do Flamengo. Nada mais de trabalhar as sextas com a camisa do Flamengo. Nada mais de ir trabalhar todos os dias com a camisa do Flamengo. (Camisas logicamente diferentes, embora algumas dessem mais sorte quando usadas antes de um clássico.

Sexta-feira dia 22, Cora Bueno faleceu de causas naturais. Tinha sessenta e sete anos. Deixa marido e cinco filhos.

O marido nunca revelou para a esposa, mesmo depois de tantos anos, que era torcedor do Botafogo. Quem diria? A sua mulher, que sempre foi considerada uma mulher belíssima, talvez não suportasse traições tão complexas e misturas de tribos.

DO LIVRO: NO CONSULTÓRIO TOCAVA SHE`S LEAVING HOME