COMO FAZER UMA BIOGRAFIA/AUTOBIOGRAFIA

Muitas vezes nas atividades escolares é solicitado que cada estudante elabore uma biografia,por meio de pesquisa, ou pesquise a biografia de um autor, de um personagem ilustre, enfim. Bem como ao longo do processo acadêmico, também é orientado escrever a autobiografia.

A partir da biografia ou autobiografia, é possível resgatar a história da família, buscar fontes fotográficas que permitam visualizar os parentes mais antigos.

Um dos procedimentos para levantamento dos dados que vai compor a biografia ou autobiografia é a entrevista.

O procedimento entorno da elaboração da biografia por meio de entrevista, permite estabelecer uma relação de confiança, pois a pessoa entrevistada, deposita suas emoções em cada informação, diferente da biografia já editada, pois, não se estabelece contato com o biografado.

Escrever uma biografia, ou autobiografia, é um exercício da prática da investigação, pois é possível perceber, que os detalhes mais sutis são tão importantes quanto o que é considerado muito necessário.

Descrever uma pessoa, desde a primeira fase da vida até o presente, é dedicar-se ao ato permanente da paciência, pois não é fácil fazer alguém resgatar suas memórias, sempre menciona algo do passado e relaciona com o presente, e quem organiza o texto, precisa estar atento, pois uma biografia necessita de uma ordem cronológica.Não é fácil fazer alguém lembrar de informações ao seu respeito, na autobiografia.É necessário antes da dedicada tarefa da escrita da autobiografia ou biografia de alguém, fazer diversas leituras de biografias e autobiografias.

Porém, é urgente o cuidado com as informações registradas, pois tem conteúdos que podem gerar desconfortos emocionais, e isto deve ser evitado.

Primeiro pensar nos objetivos a atingir com a biografia.

Segundo perguntar a pessoa que está sendo biografada, quais objetivos também pretende com as informações dadas.Da mesma forma se for aubiografar.

Terceiro relacionar os objetivos, perceber se as ideias coincidem, e se é possível efetivar de fato.

Enfim, o passo a passo você decide.

Leah Ribeiro Pinheiro
Enviado por Leah Ribeiro Pinheiro em 25/07/2017
Reeditado em 06/04/2024
Código do texto: T6064029
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.