Educação quilombola: Um direito a ser efetivado

Os Quilombolas, são remanescentes escravizados de África em territórios fora do seu continente, buscam representar a resistência sócio-política e cultural do seu povo .

A filosofia de vida dos quilombolas tem princípios que defendem principalmente o território.

O primeiro princípio é defender a cultura da habitação e cultivo da terra, pois viver em comunidade e principalmente dar continuidade à sua existência, depende de propriedade territorial;

O segundo princípio é voltado para a educação quilombola , na qual buscam integração, a partir da :

. convivência em família,

. relações de trabalho ,

. espaço do sagrado ,

. das vivências nas escolas,

. dos movimentos sociais

. convívio em outras organizações da comunidade quilombola.

O terceiro princípio é a luta pela implantação de um processo de escolarização digno, enquanto um recorte da educação mais ampla. Pois considera que, a educação é um dos direitos humanos básicos para a formação da pessoa.

Os quilombolas estão lutando para conquistar não só o direito ao acesso, mas principalmente as condições de permanência , bom aproveitamento e poder atuar na construção de uma escolarização que contemple sua identidade,sua cultura, seus valores. Assim, buscam avaliar os avanços e fragilidades, uma luta histórica frente aos dados estatísticos, referente as taxas de escolaridade, evasão e aproveitamento.

Os indicadores sobre a educação em comunidades quilombolas demonstram que na maioria das comunidades faltam escolas, e as que existem funcionam precariamente, visto que, as políticas públicas ainda deixam a desejar o legado de luta para o reconhecimento de quem sobreviveu aos massacres, perseguições, negação de direitos.

trabalhar num espaço em território rural, numa escola que recebe estudantes da comunidade quilombola de Lagoa Grande- Distrito de Maria Quitéria- Feira de Santana- Bahia, é um desafio, posto que, as Leis que regulamentam o Ensino de História da África, e suas modalidades, como por exemplo a Educação Quilombola, ainda está concentrado no papel do Professor de humanas, sendo que um Projeto de Escola democrático, não concede o direito a alguns , e não desconsidera o dever de todos as.

Leah Ribeiro Pinheiro
Enviado por Leah Ribeiro Pinheiro em 29/07/2017
Reeditado em 15/12/2019
Código do texto: T6068432
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.