um brasileiro que merece respeito!!!

Neymar da Silva Santos Júnior (Mogi das Cruzes, 5 de fevereiro de 1992), mais conhecido como Neymar Jr. ou Neymar, é um futebolista brasileiro, que atua como atacante ou ponta.

Atualmente defende o Paris Saint-Germain e a Seleção Brasileira.

Revelado pelo Santos em 2009, Neymar se tornou no principal futebolista em atividade no país.

Em 2013 foi vendido ao Barcelona em alta, após ser protagonista da conquista da Copa das Confederações FIFA 2013 pelo Brasil.

Ao lado de Messi, Iniesta, Xavi, Daniel Alves e Luis Suárez, Neymar conquistou a Liga dos Campeões da UEFA 2014/15 e se transformou no principal futebolista brasileiro e um dos principais futebolistas do mundo.

Em 2015 foi finalista do prêmio Bola de Ouro da FIFA (melhor jogador do mundo).

Em 2017 se tornou a transferência mais cara da história do futebol mundial, com sua venda milionária ao Paris Saint Germain por 222 milhões €.

Infância e juventude

Filho do mecânico Neymar da Silva Santos (de quem herdou o nome) e Nadine Santos, Neymar nasceu na cidade de Mogi das Cruzes, na Região Metropolitana de São Paulo, em 5 de fevereiro de 1992, mas ainda muito jovem mudou-se para São Vicente e em seguida para Santos.

Em 2003, aos 11 anos de idade, chegou às categorias de base do Santos, de onde não saiu mais até tornar-se profissional.

Quando Neymar ainda não ganhava o suficiente para sustentar a família, ele, o pai, a mãe e a irmã moravam em um cômodo na casa da avó, na periferia de São Vicente.

Com o dinheiro e já prevendo o sucesso do filho, a família comprou seu primeiro imóvel, um apartamento ao lado da Vila Belmiro.

À medida que o adolescente crescia, o nível de vida da família melhorava. Aos 15 anos, Neymar ganhava 10 mil reais por mês. Aos 16, 25 mil. Aos 17, quando virou titular no time principal do Santos, vieram os primeiros patrocínios. Neymar é evangélico, e frequenta com sua família a Igreja Batista.[9]

Vida

Neymar iniciou sua carreira nas categorias de base da Portuguesa Santista em 1998, sendo transferido ao Santos em 2003, e após seis anos, foi promovido ao elenco principal.

No ano em que fez sua estreia com a equipe profissional, Neymar foi escolhido como a maior revelação do Campeonato Paulista.

No ano seguinte, ele tornou-se o artilheiro da Copa do Brasil com onze gols, e o melhor jogador do Campeonato Paulista, finalizando a temporada com quarenta e dois gols em sessenta jogos. Com dezenove anos, Neymar conquistou o Prêmio de Futebolista Sul-Americano do Ano de 2011, após encerrar na terceira posição na edição anterior.

No ano de 2011, concorreu ao prêmio de Melhor Jogador do Mundo, onde encerrou na décima posição; no mesmo evento, recebeu a aclamação mundial por conquistar o Prêmio Puskás de Gol do Ano, marcado na derrota do Santos para o Flamengo em uma partida do Campeonato Brasileiro. Neymar foi o principal destaque da conquista da Libertadores pelo Santos, triunfo que o levou a participar da Copa do Mundo de Clubes, onde foi derrotado na final por 4-0 pelo Barcelona.

Após a conquista da Recopa de 2012, Neymar começou a receber propostas do mesmo Barcelona, equipe com a qual fechou contrato em um acordo polêmico envolvendo o presidente do clube Sandro Rosell.

Em seu primeiro ano na equipe, Neymar conquistou a Supercopa da Espanha, mas o reconhecimento mundial e a aclamação como um dos maiores jogadores do mundo ocorreu na temporada 2014-15, com o triunfo do Campeonato Espanhol, da Copa do Rei e da Liga dos Campeões da UEFA.

No Barcelona, Neymar integra o trio MSN, formado juntamente com os jogadores Lionel Messi e Luis Suárez, descrito por jornalistas como o melhor ataque dos últimos anos no futebol mundial.

Neymar representou a Seleção Brasileira nas categorias Sub-17, Sub-20 e profissional. Pela seleção principal, ele fez sua estreia em 2010 com dezoito anos em um amistoso contra os Estados Unidos, onde marcou um gol. Neymar tornou-se o artilheiro do Campeonato Sul-Americano Sub-20 de 2011 com nove gols, incluindo dois na final em um triunfo perante a Seleção Uruguaia, liderando a equipe a conquista do título.

Ele foi convocado pelo então treinador Luiz Felipe Scolari para a disputa da Copa das Confederações FIFA de 2013, onde começou a atuar com a camisa de número 10, e acabou sendo escolhido como o melhor jogador do torneio, contribuindo para a conquista brasileira com um gol na final contra a Espanha. Na Copa do Mundo FIFA de 2014, Neymar foi o destaque da Seleção, com quatro gols, até sofrer uma lesão em uma vértebra da coluna no jogo das quartas-de-final contra a Seleção Colombiana, que fez com que ele desfalcasse a equipe pelo restante do torneio.

Apesar disso, ele recebeu a Chuteira de Bronze como o terceiro maior goleador do evento, e fez parte da equipe descrita como "time dos sonhos", com os onze melhores jogadores da competição.

Com 43 gols em 62 jogos, Neymar se tornou o quinto maior artilheiro da história da Seleção, atrás apenas de Pelé, Ronaldo, Romário e Zico.

Carreira

Categorias de base

Neymar chegou às categorias de base do Santos em 2002, aos 11 anos de idade, e desde muito novo passou a ser tratado como uma "joia" por seus diversos treinadores.

Ainda na adolescência, já possuía grande atenção da mídia de maneira geral, chegando a participar de amistosos com jogadores que há muito já haviam se tornado profissionais.

Também nas categorias de base e ainda muito novo, Neymar conheceu Paulo Henrique Ganso, ex-jogador do time do Santos, campeão de títulos como a Copa do Brasil de 2010 e Copa Libertadores de 2011 ao lado de Neymar.

Depois de defender o São Paulo, Ganso se transferiu ao Sevilha.

Aos 14 anos, viajou para a Espanha visando fazer uma espécie de estágio no time do Real Madrid, que na época tinha no elenco craques como Ronaldo Fenômeno, Zinédine Zidane e Robinho.

O jogador foi aprovado nos testes da equipe espanhola, e chegou a ser registrado na Federação Madrilenha de Futebol.

Notando o interesse do Real no ainda adolescente Neymar e sob o risco de perder seu futuro craque, a diretoria do Santos pagou 1 milhão de reais ao jogador para que ele permanecesse nas categorias de base do clube e se tornasse profissional lá.

A diretoria do Real Madrid achou que não valia a pena desembolsar esse dinheiro por um atleta de 14 anos.