Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Teodoro I da Rússia

Czar da Rússia
Reinado
28 de março de 1584
a 17 de janeiro de 1598
Coroação
31 de maio de 1584
Antecessor(a)
Ivã IV
Sucessor(a)
Boris
Regente
Boris Godunov (1585–1598)
 
Esposa
Irina Godunova
Casa
Rurique
Nome completo

Teodoro Ivanovich
Nascimento
31 de maio de 1557
 
Moscou, Rússia
Morte
17 de janeiro de 1598 (40 anos)
 
Moscou, Rússia
Enterro
Catedral do Arcanjo São Miguel, Moscou, Rússia
Religião
Igreja Ortodoxa Russa
Pai
Ivã IV da Rússia
Mãe
Anastásia Romanovna

Teodoro I (Moscou, 31 de maio de 1557 – Moscou, 17 de janeiro de 1598) foi o Czar da Rússia de 1584 até sua morte. Era filho do czar Ivã IV e sua primeira esposa Anastásia Romanovna.

Teodoro tinha 27 anos ao se tornar czar, mas não se encontrava preparado para governar. [1][2] Por este motivo, ele instituiu um conselho regencial composto por Teodoro Ivanovitch Mtislavski, presidente do Conselho de boiardos, Ivã Petrovitch Chuiski, Nikita Romanovitch Romanov e Bogdan Iakovlevitch Bielski. Bielski foi um dos maiores chefes da opríchnina e defendeu os direitos do tsarévich Demétrio, meio-irmão de Teodoro e filho da última esposa de Ivã IV. Nikita Romanov era um tio materno de Teodoro.

Boris Godunov, cunhado de Teodoro, não foi incluído no conselho regencial, mas durante os últimos anos de Ivã conseguiu adquirir poder suficiente para participar na luta pelo poder. Apoiado por Mtislavski e Romanov, começa a ameaçar Bogdan Bielski, que é exilado em Uglitch com o czarevich Demétrio. Ivã Chuiski tinha muito mais poder e ambição, mas suas relações amistosas com a Polônia o prejudicavam.

Desse tempo até a morte de Teodoro, o poder estava concentrado nas mãos de Boris Godunov. Sua principal realização foi a instauração do patriarcado de Moscou em 1588. Nesta época, tratou-se do único patriarcado ortodoxo independente, pois os outros (Constantinopla, Antioquia, Alexandria e Jerusalém) estavam sob dominação otomana.

Em 15 de maio de 1591, o czarevich Demétrio morre em Uglitch, provavelmente assassinado por ordens de Boris Godunov. Teodoro ficou sem herdeiros e, com a sua morte em 1598, termina consigo a Dinastia Rurique. Boris Godunov se aproveitou do vácuo político para ocupar o trono, mas sua coroação contestada iniciou um período de distúrbios no território russo, conhecido atualmente como o Tempo de Dificuldades.
fred albano
Enviado por fred albano em 13/11/2017
Código do texto: T6170389
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
fred albano
Jacareí - São Paulo - Brasil, 39 anos
9940 textos (156043 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 18/11/17 15:54)
fred albano