Fernando Pessoa

Fernando Antônio Nogueira Pessoa nasceu no dia 13 de junho de 1888, em Lisboa, e morreu nessa mesma cidade aos 30 de novembro de 1935.

Foram seus pais Joaquim de Seabra Pessoa, funcionário público e crítico musica, e Dona Maria Madalena Pinheiro Nogueira, senhora culta que gostava de literatura e música.

O jovem Fernando Antônio_ nome inspirado em Santo Antônio, que tinha o nome leigo de Fernando_ ficou órfão de pai aos 5 anos. En 1895, sua mãe voltou a casar e foi viver em Durban,África do Sul, onde seu segundo marido, comandante João Miguel Rosa , exercia o cargo de cônsul de Portugal. Foi em Durban que o jovem Fernando Antônio fez os cursos primário e secundario,alem do exame de admissão à Universidade do Cabo, mas em 1905 voltou a Lisboa para frequentar o Curso Superior de Letra, que veio a abandonar em 1907.

Escrevendo e falando fluentimente o ingles, tornou-se "correspondente estrangeiro"em casas comerciais,enquanto suas inclinções literarias o levaram à estréia, em 1912, numa importante revista, A Águia, dirigida pelo poeta Teixeira de Pascoais.em 1915,seria um dos principais impulsionadores da revista modernista Orpheu.Colaborou em muitas outras revistas do seu tempo, nas quais publicou mais de 200 poemas e artigos. Em 1918 e 1922 publicou os seus "poemas ingleses", em opúsculos, mas em vida somente veria impresso um livre, Mensagem (1934).

E, a exemplo de tantos outros grandes poetas, a glória somente sorriu a Fernando Pessoa depois que ele morreu.

Eduardo Fukumoto
Enviado por Eduardo Fukumoto em 06/09/2007
Código do texto: T641716