Capoeira: Pequena História de Mestre Camisa!!!

Artigo da "Revista Abadá-Capoeira" - Mestre Camisa

José Tadeu Carneiro Cardoso nasceu no dia 28 de Outubro de 1955 na Fazenda Estiva, em Jacobina, sertão da Bahia, filho de pai boiadeiro e mãe dona de casa, numa família de nove irmãos e um primo, “ que foi criado junto” – cinco meninas e cinco meninos. As brincadeiras preferidas dos garotos eram andar a cavalo e brincar de capoeira, imitando as histórias dos heróis capoeiristas do sertão baiano que, sozinhos, “botavam pra correr”, com pernadas, dois, três e até dez homens.

Por volta de 1963, seu irmão mais velho, Camisa Roxa, começou a ensinar aos irmãos as lições que aprendia na academia de Mestre Bimba, em Salvador, para onde havia se mudado, a fim de terminar os estudos. As aulas atraíam toda a garotada da região, irmãos, primos e até vaqueiros, que também se identificavam com a capoeira. Treinavam no terreiro da fazenda, no gramado, co curral, nos barrancos dos rios e dentro de água.

A morte do pai, em 1964, precipitou a mudança da família para Salvador. Uma adaptação nada fácil para um menino acostumado com a liberdade do campo. Era a primeira vez que o pequeno Tadeu entrava num apartamento, conhecia os diferentes costumes da “cidade grande”, tinha que seguir os horários rígidos da escola e fazer os deveres de casa. Tudo foi um choque muito grande, até ele descobrir as rodas de capoeira dos Mestre Waldemar e Traíra, no mesmo bairro onde morava, a Liberdade. Camisa começou a jogar capoeira de rua, o que o ajudou a adquirir bastante experiência na malandragem do jogo.

Foi no campo de futebol “da Usina” e no pátio da escola Pirajá que ele descobriu sua vocação para ensinar, formou uma turminha e começou a dar aulas de capoeira aos meninos do bairro.

Nesta mesma época, o irmão Camisa Roxa aconselhou a mãe a matricula-lo de uma vez na academia de Mestre Bimba, pois o menino matava aula, ficava de madrugada nas festas de rua da Bahia e andava em todo o tipo de barra pesada. Onde houvesse capoeira lá estava ele jogando. Foi feito um acordo: ele só poderia treinar com Mestre Bimba se passasse a frequentar regularmente a escola. Deu certo, mas aos fins de semana ele continuava os treinos com os colegas do bairro, principalmente para que fizessem bonito nas rodas da “Festa de Reis”, tradicional no bairro da Lapinha.

Jogar capoeira para a meninada da Bahia é como futebol, bola de gude, soltar pipa ou pião, tudo o mundo já sabe. Apesar de já ser iniciado, ao chegar à academia de Bimba, Camisa segui o ritual dos novos alunos: o Mestre segurou suas mãos para ensina-lo a gingar. Gingou com ele e depois de alguns testes, como agachamento, queda de rins e passada de pés por cima da cadeira, pediu que um formado mostrasse a sequência ao novo aluno. Como já havia aprendido com Camisa Roxa, Camisa também fez a sequência e, a partir daí, o desenvolvimento foi bastante rápido. No mesmo mês foi baptizado pelo formado Calango, mantendo toda a tradição da capoeira.

A identificação e o prazer que Camisa e o prazer que camisa sentia com a capoeira se traduziram em aprimoramento técnico. A cobrança que havia poe ele ser irmão de Camisa Roxa serviu como incentivo para que melhorasse a cada dia. Camisa nunca faltou a uma aula da acaddemia de Mestre Bimba; só se ausentou uma vez, quado voltou para a Fazenda Estiva a fim de acompanhar a mãe, que estava muito doente.

Sua evolução na academia foi rápida e se formou com 14 anos, em 1969. Seus companheiros de formatura foram Macarrão, Onça Negra e Torpedo; a irmã Noemilde foi sua madrinha. Uma festança em Amaralina com direito às tradicionais histórias contadas po Mestre Bimba, rituais, prova de fogo, demonstrações de cintura desprezada, jogo de benguela, jogos com capoeiristas de renome, formados antigos e samba de roda até o amanhacer.

Paralelamente ao treinamento na academia de Mestre Bimba, Camisa também participava nos shows de cultura brasileira que naquela época eram famosos na Bahia. Havia apresentações de samba de roda, puxada de rede, candomblé, maculelê e capoeira. Os shows eram como companhias teatrais, com cerca de 50 pessoas – artistas, bailarinos e capoeiristas – que se apresentavam em casas de shows, teatros, boates, clubes e programas de televisão em todo o Brasil e também no exterior. Camisa participou dos grupos Viva Bahia, Ogundelê, Olodum Maré, este último dirigido por seu irmão Camisa Roxa.

Nesta época faziam parte do elenco Lua Rasta, Vilobaldo, Cobrinha do Pastinha, Manoel Pé de Bode, João Grande, Mistura Fina, Lucídio, Pamponé, Sérgio Tatá e diversos outros renomados capoeiristas. Uma lembrança marcante desta época para Camisa foi no show “Heranças de Angola”, no teatro Vila Velha, em Salvador, quando, ainda moleque, foi escolhido por Mestre João Grande para abrir o espectáculo, fazendo um jogo de angola com ele.

Em 1972, aos 16 anos, depois de uma torné pelo Brasil com o show “Furacões da Bahia”, a companhia de Oludum Maré chegou ao Rio de Janeiro para uma temporada de seis meses. Fizeram apresentações no Canecão, Teatro Opinião e Teatro Municipal de Niterói, ao mesmo tempo em que ensaiavam um novo show para uma torné europeia. Neste periodo o elenco de 40 pessoas se hospedou na antiga Casa do Estudante, na Lapa; depois foram para a Hospedaria Sul América, também na Lapa, e mais tarde alugaram uma casa de cômodos inteira, na Rua das Laranjeiras.

Nos intervalos dos espéctaculos e dos ensaios, Camisa aproveitava o tempo para conhecer a capoeira do Rio de Janeiro. Junto com os integrantes do show – Gatinho, Fernandinho, Lustroso, Flecha, Sarigüe, Roberto, entre outros - , frequentavam as rodas de capoeira da cidades. A primeira roda que conheceu foi a do Grupo Senzala, aos Sábados, na qual já tinha vários conhecidos na Bahia. Foi a todas as rodas de capoeira no subúrbio, conheceu os velhos Mestres e procurou visitar as academias de capoeira.

Chegou a hora da partida do grupo para a Europa e, como combinado, esta também era a hora de Camisa voltar para Salvador, retomar a sua vida na capital baiana e terminar os estudos. Camisa Roxa deixou três diárias da hospedaria pagas, dinheiro para a alimentação e a passagem de ônibus de volta para a Bahia. Mas ele estava decidido a ficar no Rio de Janeiro, havia se identificado com a cidade, a cultura e o povo carioca. Gostava das praias, do clima, so samba, de tudo. O que também pesou em sua decisão foi o facto de Mestre Bimba estar de malas prontas para Goiás, além de seu irmão e ídolo Camisa Roxa ter viajado para a Europa.

Rasgou a passagem e jogou no esgoto. Uma semana depois acabou o dinheiro, e ele ficou na rua. Com vergonha de pedir ajuda às pessoas que conhecia, fingia que ia viajar e dormiu dois dias na Rodoviária. Foi quando se lembrou de Arthur, um nordestino que havia conhecido numa hospedaria em Laranjeiras.

Contou a história, e o amigo o deixou dormir clandestino no chão do pequeno quarto. Chegava tarde da noite e tinha de sair antes do amanhacer, pois não era permitido outro hóspede no mesmo quarto. Foram dias difíceis, mas Camisa seguia em frente, firme em seu objectivo de trabalhar com capoeira no Rio de Janeiro.

Em frente ao casarão da hospedaria, na Rua Cardoso Júnior, havia uma academia de Judo Nissei. Os proprietários eram os professores Haroldo e Maranhão, um grande tocador de berimbau que já havia participado de um espetáculo com Camisa Roxa. O jovem Camisa foi até lá, contou novamente a sua história e pediu para dar aulas de capoeira e dormir na academia. Maranhão topou na hora e botou uma placa na porta: Aulas de Capoeira. O primeiro aluno matriculado foi um gaúcho, que havia assistido ao espetáculo da Bahia, no Rio Grande do Sul, e, coincidentemente, estava morando na mesma rua da academia.

O pagamento era 50% para a academia e 50% para Camisa; o dinheiro da primeira mensalidade foi direto para o português do boteco em frente, Seu Zé, para ser descontado em almoços. Agora já tinha onde comer e dormir, podia retomar sua rotina de treinamentos.

continuação

http://www.abadacascais.com/ArtigoMCamisa2.htm