Biografia do Cabeleireiro JOSÉ PAULO DA SILVA (Sthilos Cabeleireiros)

José Paulo da Silva, ou simplesmente “Zé Paulo”, é um dos mais conhecidos e admirados cabeleireiros de Palmas. É o cabeça de uma família pioneira, que com seus muitos membros ajudou na consolidação da mais jovem e bela capital do Brasil – Palmas!

A história de José Paulo é bem interessante e mostra a trajetória de um grupo de irmãos que migraram para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do Tocantins.

Esse texto trata-se de um breve resgate da biografia de José Paulo da Silva do salão Sthilos Cabeleireiros.

Ele tem raízes em um dos estados mais bonitos e ricos: Minas Gerais. Seu pai, Sr. Alair Ferreira da Silva, é natural da centenária Varginha, localizada na região sul do estado; sua mãe, dona Maria de Jesus da Silva, tem origem no município de Divinópolis, polo econômico do centro-oeste mineiro.

José Paulo da Silva nasceu, em 20 de agosto de 1964, na cidade de Itaberaí, parte central de Goiás. É o primogênito e tem sete irmãos, todos homens e nascidos na mesma localidade: Clóvis, Carlos, Altair, Edvan, Edmar, Elimar e Roberto. Com exceção dele, todos têm o sobrenome “Ferreira da Silva”.

Seus pais eram produtores rurais, tinham uma vida simples e batalharam bastante para criar os oito filhos. Por ser o filho mais velho sempre foi referência para os demais. José Paulo estudou em escolas públicas de Itaberaí e começou a trabalhar cedo na roça, ajudando seus pais na subsistência familiar. Desde novo aprendeu o que é labutar duro pelo ganha-pão diário. Trabalhava no plantio, carpindo, colhendo, conduzindo a junta de bois no arado da terra, zelando do rebanho e em tantas outras atividades típicas das fazendas e chácaras do interior goiano.

Em sua juventude, na década de 1980, ele teve o privilégio de vivenciar as grandes transformações sociais e políticas que ocorreram no Brasil. O fim da ditadura militar deu abertura para retomada dos direitos civis individuais e coletivos. Em vários estados aconteceram movimentos populares reivindicando melhorias na qualidade de vida da população. O estado de Goiás seguiu essa mesma tendência.

Em meados dos anos 80, intensificaram-se os movimentos pela emancipação do antigo Norte de Goiás, pois seus moradores desejavam maior presença do poder público. Havia uma queixa constante de que a enorme distância de Goiânia deixava os municípios abandonados pelas autoridades.

Assim, vários políticos e empresários uniram-se sob a liderança do Deputado Federal José Wilson Siqueira Campos pela luta emancipatória do Norte de Goiás.

Com a promulgação da Constituição Federal em 05 de outubro de 1988, foi criado o Estado do Tocantins, a ser implantado a partir de 1º janeiro de 1989.

José Paulo e sua família vivenciaram aquele clima de debates, euforia e agitação que tomou conta da sociedade goiana.

A criação do Tocantins foi fruto do idealismo e garra de Siqueira Campos. Seu nascimento também fez nascer no coração de muita gente, no Brasil inteiro, o sonho e a coragem de encarar o desafio de vencer e crescer junto com o mais novo estado da federação.

Logo que o estado do Tocantins foi criado, um grande número de migrantes veio dos quatro cantos do País em busca de oportunidades. A cidade de Miracema tornou-se a capital provisória, até que as obras em Palmas oferecessem as condições mínimas para instalação dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

José Paulo, após concluir um curso de cabeleireiro/barbeiro no SENAC em Goiânia, preparou a bagagem, comprou a passagem e partiu cheio de sonhos e expectativas. Em 08 de dezembro de 1988, chegou a Miracema. Um mês depois, chegou seu irmão Altair.

Em janeiro de 1989, José Paulo inaugurou em uma sala alugada o salão que batizaram de Sthilos Cabeleireiros. Tinha boa clientela, pois diariamente centenas de pessoas chegavam à capital provisória em busca de oportunidades de emprego.

José Paulo e Altair trabalhavam de segunda a sábado e, às vezes, nos domingos e feriados. No final do ano, o irmão Edvan veio para somar forças com os irmãos.

Em Miracema eles souberam que o governo estadual, por meio da Companhia Imobiliária do Tocantins (TERRATINS), havia lançado um edital para venda de lotes. Assim, eles participaram da 1ª licitação de venda de imóveis residenciais e comerciais de Palmas. Ele recorda-se que foram oferecidos mais de 500 lotes, no entanto apenas uma parcela foi vendida. Um número enorme de trabalhadores que já estavam sediados em Miracema tinha interesse em comprar terrenos, mas o prazo foi curto e muitos interessados não dispuseram de tempo hábil para juntar a documentação e participar do certame. Além disso, o país atravessava a grave crise financeira do final do Governo José Sarney, de modo que menos de 250 lotes foram vendidos.

José Paulo foi privilegiado, pois pôde comprar o lote de 10x20 metros na principal avenida da cidade, a famosa JK, que recebeu esse nome como uma homenagem do governador Siqueira Campos a outro grande político e visionário que foi o criador de Brasília. Vale relembrar que ambos, Juscelino Kubitschek e Brasília, foram fonte de inspiraram para o surgimento de Palmas!

No começo de 1990, Palmas era bastante carente, de praticamente tudo. A cidade era um verdadeiro canteiro de obras, com máquinas trabalhando na abertura de ruas e avenidas. A poeira, o calor e a falta de infraestrutura eram enormes desafios cotidianos. As construções eram de madeira e redemoinhos de poeira se formavam por todo lado. Até parecia cenas de filmes de faroeste.

A população crescia rapidamente com caravanas diárias de migrantes chegando em busca de emprego e oportunidades. Não havia indústrias, nem fábricas; as lojas e demais estabelecimentos comerciais não tinham estoque suficiente para atender a demanda em constante crescimento. Os itens básicos vinham de outros estados e chegavam em geral com preços elevados. Aqueles foram tempos difíceis que os pioneiros tiveram que enfrentar com persistência e muita fé em Deus.

A Empresa Encanel, que tinha se estabelecido em Palmas em junho de 1990, foi o local que José Paulo procurou para adquirir o material básico de construção. A empresa funcionava num prédio de madeira, num espaço bem pequeno, com pouco mais de 100m², de modo que boa parte dos produtos ficavam na calçada. O casal Carlos Tamotsu Koike e Marina Junko Kawakami Koike tinha que trabalhar arduamente para se desdobrar em todas as atividades da empresa, pois contava apenas com três funcionários. José Paulo sempre foi muito amistoso e de fácil entrosamento. Essa característica sempre lhe abriu portas. José Paulo fez amizade com Carlos Koike, que se prontificou a fazer o projeto e acompanhar a construção do salão. Assim, com essa ótima parceria começaram a obra em agosto de 1990. Até hoje lembram-se daquele apoio que foi fundamental para consolidar o projeto da família "Ferreira da Silva" em Palmas.

José Paulo e seus irmãos continuaram com o salão em Miracema enquanto a obra era executada na capital. Ele vinha regularmente para acompanhar as atividades, que durou aproximadamente 3 meses, até que pudessem inaugurar o novo salão.

Começaram a trabalhar e foram aos poucos superando as dificuldades. Ele recorda-se da falta de água. Imagina só um salão de beleza sem água. Para solucionar o problema eles compraram uma mangueira bem extensa e levaram até a casa de um morador da quadra que fornecia a água para o salão. Também era comum as oscilações na energia. Por diversas vezes tiveram que terminar cortes de cabelo e a barda de seus clientes em meio a queda de energia.

Aos poucos foram se estabelecendo, comprando casas e apartamentos, constituindo família, os filhos nascendo. Logo os demais irmãos se juntaram ao grupo. De lá pra cá, eles promoveram reformas e modernizaram o espaço do salão, com vistas ao melhor atendimento da clientela.

Comerciantes, funcionários públicos, empresários, políticos, jornalistas, profissionais liberais, esportistas, praticamente todos os segmentos da sociedade palmense frequentam o Sthilos Cabeleireiros.

O cabeleireiro é um dos profissionais mais antigos na história da humanidade. Além de antigo, o cabeleireiro é um dos profissionais mais importantes que existem no mundo todo. Você pode achar que estou exagerando, mas faça uma reflexão. Quantas vezes por ano você visita um consultório médico, um escritório de advogados, ou recorre ao auxílio de contadores e engenheiros? Poucas vezes, não é verdade? Agora, tente se lembrar quantas vezes você foi ao cabeleireiro no último ano, na última década e ao longo de sua vida? Incontáveis vezes, não é verdade? É impossível encontrar alguém que nunca tenha recorrido aos serviços desse profissional mestre das tesouras e penteados.

Com um valor relativamente acessível é possível entrar num salão, com os cabelos grandes, desalinhados e arrepiados, e sair de lá, em poucos minutos, tosado, penteado e de alma leve. São raríssimos os profissionais que podem mexer no seu exterior e tocar seu interior com tanta vitalidade como um cabeleireiro. É comum alguém estar triste e, após uma ida no salão, sair todo sorridente, de alto astral e de bem com a vida.

O cabeleireiro é, sem dúvidas, o profissional indispensável para manter a autoestima e a felicidade das pessoas. Todos, mesmo entre as classes menos favorecidas, utilizam os serviços de cabeleireiros e barbeiros.

O brasileiro tem a fama de ser um dos povos mais vaidosos do mundo. Essa fama tem realmente fundamento! É notório que homens e mulheres estão cada vez mais vaidosos, preocupados com a aparência e com a saúde. Essa busca constante pela beleza fez surgir uma necessidade maior por especialistas nessa área.

O Sthilos Cabeleireiros está em sintonia com essa tendência, pois oferece um atendimento de primeira linha, ambiente confortável e especializado para o público exigente da capital.

José Paulo e seus irmãos são uma referência em Palmas. Ao longo de 30 anos de trabalho intenso eles consolidaram uma marca no disputado ramo da beleza. Quando o assunto é barba, cabelo e tradição no mercado, o Sthilos Cabeleireiros reúne a melhor equipe de barbeiros da cidade.

Os irmãos “Ferreira da Silva” podem se sentir extremamente privilegiados por trabalhar numa profissão tão antiga, importante e que proporciona enorme satisfação aos seus clientes. Ser cabeleireiro não é só desempenhar uma atividade que oportuniza bons rendimentos para sustento pessoal e familiar, é também uma ótima maneira para melhorar a imagem e proporcionar coisas boas para outras pessoas.

Não é só o lado profissional de José Paulo que chama atenção. Ele é reconhecido por ser um ótimo ser humano, carismático, sereno, alegre, simples, humilde, honesto, responsável, devotado à família e aos princípios cristãos.

Em novembro de 2015, ele teve que superar a dor da perda de seu pai, o Sr. Alair Ferreira da Silva, que faleceu em Palmas. Era um homem trabalhador, forte, de boa índole. Desde então, sua mãe, dona Maria de Jesus da Silva, vive sob os cuidados e atenção do filho Edvan. Com a perda do pai, a família “Ferreira da Silva” se tornou ainda mais unida e José Paulo se confirmou como a maior referência para seus irmãos, sobrinhos e sobrinhas.

A educação proporcionada por seus pais e o ambiente rural no qual foi criado moldaram seu jeito de ser e apreciar a vida. Comida caipira, música sertaneja de raiz, forró pé-de-serra, curtir a natureza, acampar, pescar, estar numa roda de familiares e amigos, ouvindo uma boa prosa, rindo e contando estórias são coisas que fazem parte de sua essência. José Paulo e seus irmãos deixaram a roça há muito tempo, mas o estilo de vida de seus antepassados está em seu DNA. Eles foram criados no estilo tradicional mineiro-goiano e até hoje ele e seus irmãos valorizam esse legado familiar.

A música, vale destacar, é outra grande paixão da família “Ferreira da Silva”. Eles gostam de cantar e tocar violão, viola e sanfona. Inclusive o salão Sthilos é reconhecido pelo ambiente diferenciado e alegre que os talentosos irmãos proporcionam aos seus clientes.

São realmente uma família unida e festiva. Sempre que possível reúnem amigos na chácara para celebrar e comemorar. Há 25 anos eles realizam a Missa Sertaneja, uma espécie de festa familiar-cristã com muita comida gostosa, música e confraternização.

José Paulo e seus irmãos são um exemplo de família vencedora, que têm bom nome, prosperidade, saúde e felicidade. Com muita dedicação e profissionalismo colheram frutos de seu espírito empreendedor. Certamente que seus progenitores, Sr. Alair Ferreira da Silva (in memoriam) e dona Maria de Jesus da Silva, tem muitos motivos para se orgulhar dessa grande e virtuosa prole. São raríssimas as famílias de oitos filhos, todos homens, que atuam em união no mesmo segmento e na mesma cidade. Todos carregam a força, determinação e disposição para o trabalho de seus pais.

Ao longo de três décadas, Palmas já vivenciou a abertura de uma infinidade de estabelecimentos. Muitas empresas se transferiram para outras localidades ou fecharam as portas nesse período. Contudo, o Sthilos Cabeleireiros se mantém ativo, como uma prova viva da longa trajetória de empreendedorismo e ousadia das gerações pioneiras, que contribuíram grandemente para o desenvolvimento socioeconômico de Palmas e do Tocantins.

José Paulo e sua família certamente carregam em seus corações a boa sensação de terem vencido, pois qualquer um pode se emocionar ao ver fotos e vídeos mostrando a evolução que Palmas passou ao longo de seus 30 anos, mas são poucos que carregam o benemérito e a satisfação de terem participado de sua construção. Por tudo isso e muito mais os “Ferreira da Silva” são uma família de sucesso!

A família e amigos de José Paulo da Silva podem se orgulhar de fazer parte da história local sempre com ótima credibilidade perante a sociedade tocantinense.

É assim que o Sthilos Cabeleireiros tem se destacado no competitivo e exigente mercado de trabalho de Palmas, servindo de referência positiva para as novas gerações de empreendedores e comerciantes!!!

BIBLIOGRAFIA:

APPA - ASSOCIAÇÃO DE PIONEIROS DE PALMAS. 2019. Site Oficial. Disponível em: http://www.pioneirosdepalmas.com.br/

BRASIL. 2012. LEI Nº 12.592, DE 18 DE JANEIRO DE 2012. Dispõe sobre o exercício das atividades profissionais de Cabeleireiro, Barbeiro, Esteticista, Manicure, Pedicure, Depilador e Maquiador. Brasília: Diário Oficial da União. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12592.htm

CEFAD – Instituto Europeu de Formação Profissional. 2019. Profissão de barbeiro continua em alta. Disponível em: https://www.cefad.com.br/profissao-barbeiro

CLEBER TOLEDO. 2019. O “salão de beleza” que põe apelido em todos e incendeia a política. Disponível em: https://clebertoledo.com.br/politica/tempo-real-o-salao-de-beleza-que-poe-apelido-em-todos-e-incendeia-politica/

CORREIO DO POVO. 2019. Pesquisas mostram que homens estão mais vaidosos e preocupados com a saúde. Disponível em: https://www.correiodopovo.com.br/vivabem/pesquisas-mostram-que-homens-est%C3%A3o-mais-vaidosos-e-preocupados-com-a-sa%C3%BAde-1.353174

ENCANEL. 2019. SITE Oficial. Disponível em: https://www.encanel.com.br/a-encanel

G1. 2007. Brasileiros são campeões de vaidade. Disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL21042-5598,00-BRASILEIROS+SAO+CAMPEOES+DE+VAIDADE.html

GABY, Jailson. 2018. Barbeiros profissionais – Um breve histórico sobre a origem da profissão. Disponível em: https://jailsongaby.wordpress.com/2018/08/24/barbeiros-profissionais-um-breve-historico-sobre-a-origem-da-profissao/

NARLOCH, Leandro. 2015. Em defesa dos vaidosos. Disponível em: https://veja.abril.com.br/blog/cacador-de-mitos/em-defesa-dos-vaidosos/

PIRES, Warner. 2008. Memórias vivas da câmara municipal de Palmas. 1ª Edição. Gráfica e Editora Brilhus: Palmas (TO). 348p.

SILVA, Valéria Cristina Pereira da. 2010. Palmas, a ultima capital projetada do século XX: uma cidade em busca do tempo. São Paulo: Cultura Acadêmica. Disponível em: http://www.santoandre.sp.gov.br/pesquisa/ebooks/364880.pdf

STHILOS CABELEIREIROS. 2019. Fanpage Facebook. Disponível em: https://pt-br.facebook.com/pages/Sthilos-Cabeleleiros/247221518700584

WIKIPÉDIA. 2019. Cabeleireiro. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cabeleireiro

WIKIPÉDIA. 2019. Divinópolis (Minas Gerais). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Divin%C3%B3polis

WIKIPÉDIA. 2019. História do Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Tocantins

WIKIPÉDIA. 2019. Itaberaí (Goiás). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Itabera%C3%AD

WIKIPÉDIA. 2019. Palmas (Tocantins). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Palmas

WIKIPÉDIA. 2019. Salão de Beleza. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sal%C3%A3o_de_beleza

WIKIPÉDIA. 2019. Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tocantins

WIKIPÉDIA. 2019. Varginha. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Varginha

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Dezembro de 2019.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior