Biografia do Vice-Governador WANDERLEI BARBOSA CASTRO

Wanderlei Barbosa Castro é um líder que ao longo de 30 anos consolidou uma extensa carreira política. Pertence a numerosa família Barbosa – uma das mais tradicionais e conhecidas no Tocantins. Tem em sua árvore genealógica um grande número de lideranças políticas e gestores públicos que deram significativas contribuições ao desenvolvimento do Tocantins.

Sua história pessoal e familiar é deveras interessante e nos leva conhecer um pouco a saga de pioneiros que ajudaram a mudar a realidade do antigo Norte de Goiás, fazendo surgir um Estado novo, pujante e cheio de oportunidades.

Ele foi protagonista em diversos momentos importantes da história local. Wanderlei é filho do primeiro Prefeito da capital, Fenelon Barbosa, e atuou ao lado de seu pai e do governador Siqueira Campos, entre outros líderes, para tornar o sonho de emancipação e progresso do norte goiano em realidade. Teve o privilégio de presidir a Câmara de Vereadores de Taquaruçu, em 1989, quando o município passou a fazer parte da mais nova capital – Palmas!

Nasceu em 12 de março de 1964, em Porto Nacional, filho de Fenelon Barbosa Sales e Maria Rosa de Castro (in memoriam). Seu pai era agropecuarista e sua mãe professora. É o terceiro de nove irmãos: Marilon, Salomão, Wanderlei, Berenice, Márcia, Simone, Taiza, Vanderléia e Lislena.

Em 1966, quando ele tinha menos de dois anos, sua família se mudou para o distrito de Taquaruçu, que pertencia ao município de Porto Nacional. Lá, ele teve uma infância simples, como a de qualquer criança do interior do Brasil. Com seus irmãos e vários amigos jogava bola, nadava nas cachoeiras, pescava nos riachos e colhia frutos nativos nas matas da Serra do Lajeado. Dividia o seu tempo entre as brincadeiras, estudos e ajudando nos trabalhos domésticos e na obtenção de renda para a família.

Na adolescência mudou-se para Brasília-DF. Em 1983, ingressou nas forças armadas. Na capital federal ele fez amizades, adquiriu muitos conhecimentos e experiências. À essa altura, Brasília já era uma das maiores metrópoles do Brasil, com muitas oportunidades de emprego, estudos e lazer, mas seu coração não conseguia esquecer de sua terra natal. Assim, no final de 1986, retornou para Taquaruçu, onde passou a usar seus conhecimentos para ajudar a melhorar a realidade local. Tornou-se professor no Colégio Estadual Duque de Caxias – uma das escolas mais antigas do estado, fundada em 1947.

Wanderlei e seus irmãos acompanharam desde cedo a luta de seu pai, Sr. Fenelon Barbosa, que reunia lideranças locais pela luta em prol da emancipação do distrito de Taquaruçu. Eles defendiam que os moradores do povoado deveriam fazer a gestão local, pois sentiam-se, muitas vezes, desassistidos pelo poder público. Passaram a cobrar providências do Prefeito de Porto Nacional, Vicente Alves de Oliveira, e do Governador de Goiás, Henrique Santillo.

O final da década de 1980, foi recheada de bons acontecimentos para os moradores do antigo Norte Goiano, em geral, e para os taquaruçusenses, em especial. Sob a liderança da família Barbosa a comunidade de Taquaruçu viveu momentos de grandes conquistas.

Após alguns anos de lutas e reivindicações eles conseguiram a tão espera emancipação, que veio através da Lei Estadual de Goiás nº 10.419 de 1º de janeiro de 1988. Nesse mesmo ano, Wanderlei foi eleito vereador por Porto Nacional. Pela primeira vez Taquaruçu passou a ter um de seus filhos genuínos na Casa de Leis para lutar por seus direitos. Em seguida, ocorreram as eleições e Fenelon Barbosa foi eleito o primeiro prefeito de Taquaruçu, tendo como vice o Sr. João Alves de Oliveira, ex-pedreiro conhecido como João de Zelina.

Aquele foi um período de muitos acontecimentos e episódios inusitados! O Estado do Tocantins foi criado sob a liderança do Deputado Federal Siqueira Campos e a nova capital – Palmas – surgiu pela Resolução nº 28, de 29 de dezembro de 1989, retornando Taquaruçu a categoria de distrito e elevando Fenelon Barbosa Sales ao posto de primeiro prefeito de Palmas.

Wanderlei Barbosa foi nomeado subprefeito de Taquaruçu, dando especial atenção aos seus conterrâneos. Que coisa incrível! De repente a realidade mudou drasticamente para aquelas famílias que estavam há anos batendo na porta das autoridades pedindo melhorias! Em pouco tempo, a comunidade de Taquaruçu que se sentia abandonada passou a contar com dois de seus moradores ocupando cargos importantes: o Sr. Fenelon Barbosa como Prefeito e o professor Wanderlei como subprefeito. Dali em diante muita coisa mudou na autoestima e no cotidiano dos taquaruçusenses!

Ao lado de seu pai e irmãos, Wanderlei vivenciou de perto a explosão de progresso que aconteceu em Palmas. Participou da inauguração de importantes marcos e obras da nova capital. Assim, foi firmando-se como um líder e gestor público.

Em 1996, foi eleito para a 3ª Legislatura (1997/2000) da Câmara de Vereadores de Palmas, com 938 votos.

Em 1º de janeiro de 1997, tomaram posse o Prefeito Municipal de Palmas, Odir Rocha, o vice-prefeito Adagsmar Araújo Martins, e os seguintes 11 (onze) vereadores: Pastor Amarildo Martins da Silva, Carlos Henrique Amorim (“Gaguim”), Cirlene Azevedo Honorato Pugliesi Tavares, Eli Dias Borges, Ivory de Lira Aguiar Cunha, Juarez Batista Giovanetti, Maria de Jesus Mendes de Souza (“Maria da Balsa”), Mariza Sales Coelho, Tibúrcio Márcio Pimentel Tolentino, Wanderlei Barbosa Castro e Zilneide Nogueira Avelino.

Wanderlei Barbosa destacou-se por ser um vereador combativo e atuante em defesa das causas populares.

Em 2000, foi reeleito para seu terceiro mandato, fazendo parte da 4ª Legislatura (2001/2004) da Câmara de Vereadores de Palmas, com 1669 votos.

Em 1º de janeiro de 2001, tomaram posse a Prefeita Municipal de Palmas, Nilmar Ruiz, o vice-prefeito Raimundo Boi, e os seguintes 15 (quinze) vereadores: Carlos Eduardo Torres Gomes, Célio Carmo de Souza, Edna Oliveira Agnolin, Eli Dias Borges, Francisco Mendes Braga, Ivory de Lira Aguiar Cunha, Joaquim Rocha Pereira, José Alberto Almeida Guimarães, Jucelino Rodrigues de Jesus, Maria de Jesus Mendes de Souza (“Maria da Balsa”), Mariza Sales Coelho, Raimundo Coimbra Junior, Sadi Cassol, Wanderlei Barbosa Castro e Warner Macedo Camargo Pires.

Foi presidente da Câmara Municipal de Palmas no biênio de 2003-2004, em uma das mais acirradas disputas do Parlamento municipal. Assumiu a presidência da Câmara com inúmeras dificuldades deixadas pela gestão anterior, mas ao término do mandato teve a satisfação de entregar seu posto com todas as obrigações legais, fiscais, trabalhistas, previdenciárias e comerciais em dia. À época, foi bastante elogiado por ter conseguido tal feito.

Em 2004, foi eleito para seu quarto mandato, fazendo parte da 5ª Legislatura (2005/2008) da Câmara de Vereadores de Palmas. Nessa legislatura, o número de vereadores cai de 15 para 12 eleitos. Obteve o recorde naquele pleito, com 3.198 votos.

Em 1º de janeiro de 2005, tomaram posse a Prefeito Municipal de Palmas, Raul Filho, o vice-prefeito Derval de Paiva, e os seguintes 12 (doze) vereadores: Carlos Roberto Braga do Carmo, Cirlene Azevedo Honorato Pugliesi Tavares, Edna Oliveira Agnolin, Evandro Gomes Ribeiro, Ivory de Lira Aguiar Cunha, José Alberto Almeida Guimarães (“Gordo”), José Hermes Rodrigues Damaso, Jucelino Rodrigues de Jesus, Marcelo de Lima Lélis, Rilton Farias da Siva, Wanderlei Barbosa Castro e Warner Macedo Camargo Pires.

Firmou-se como um incansável defensor de sua comunidade, com inúmeros projetos e requerimentos para beneficiar diversas classes e segmentos sociais.

Em 2008, foi eleito para seu quinto mandato, compondo a 6ª Legislatura (2009/2012) da Câmara de Vereadores de Palmas, com 2.547 votos.

Em 1º de janeiro de 2009, tomaram posse o Prefeito Municipal de Palmas, Raul Filho, a vice-prefeita Edna Agnolin, e os seguintes 12 (doze) vereadores: Aurismar Pereira Cavalcante, Carlos Roberto Braga do Carmo, Fernando Rezende de Carvalho, José Hermes Rodrigues Damaso, Lúcio Campelo da Silva, Valdemar Rodrigues Lima Júnior, Bismarque Roberto de Sousa Miranda, Divina Marcia Almeida Aguiar, Ivory de Lira Aguiar Cunha, José do Lago Folha Filho, Milton Neris Santana e Wanderlei Barbosa Castro

A cada pleito, Wanderlei aumentava seus conhecimentos e sua rede de relacionamentos nos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), bem como nos setores privados e junto a sociedade civil organizada. Desse modo, com tal bagagem, foi um caminho natural retornar à presidência da Câmara Municipal de Palmas, no biênio de 2009- 2010.

Em 2010, conquistou seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Tocantins (ALETO), com 14.573 votos. Foi autor de vários Projetos de Lei (PL) propondo avanços em temas relevantes para a sociedade tocantinense.

Em 2014, foi reeleito como Deputado Estadual, com 13.285 votos.

Na Assembleia Legislativa de Tocantins, teve destaque ao presidir a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, que é responsável por assuntos atinentes a Declaração Universal dos Direitos Humanos, prestação de contas do governo do estado, exame de contas enviadas pelo Tribunal de Contas, políticas agrícolas, desenvolvimento científico e tecnológico, liberdade de imprensa, cooperativismo, indústria e comércio, turismo, entre outros. Atou ainda em outras Comissões, tais como: Comissão Permanente de Acompanhamento e Estudos de Políticas Públicas para a Juventude e Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

Em 2018, tornou-se vice-governador do Tocantins, passando a usar sua expertise para promover ajustes nas contas públicas e propor soluções e melhorias para o desenvolvimento. A gestão pública está no DNA de sua família e ele tem dado contribuições relevantes ao lado do agropecuarista Mauro Carlesse na condução de ações e projetos para beneficiar a sociedade tocantinense.

Wanderlei é casado com a professora Blandina Vieira Leite Castro, tem três filhos: Ygor Leonardo Castro Leite “Leo Barbosa” (Gestor Público), Rérison Antônio Castro Leite (Advogado) e Rosa Maria Castro Leite (Empresária); e 4 netos.

Seu filho primogênito “Leo Barbosa” está seguindo seus passos. Em 2016, conquistou uma vaga na Câmara de Vereadores de Palmas como o mais bem votado da cidade, com 2.678 votos. Em 2018, bateu novo recorde, sendo eleito como o Deputado Estadual mais votado, com 23.477 votos.

Seu filho Rérison é advogado e tem experiência em gestão pública, sendo atualmente o Presidente da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO).

Sua biografia é realmente extensa e rica. Os “Barbosa” formam um enorme clã de lideranças que tem vultosa participação na vida social, econômica e política do Tocantins. Wanderlei está umbilicalmente ligado à Palmas. Sua trajetória profissional está entrelaçada com o nascimento e desenvolvimento da capital tocantinense. Poucos estiveram ali, no parto da capital, como diz se popularmente do momento em que o município de Taquaruçu foi transformado na sede da mais nova capital.

Como um filho que é carregado carinhosamente no ventre materno e vem à luz rodeado de amor e expectativas, assim foi o surgimento da capital tocantinense. Após anos de lutas e reivindicações ela surgiu como um fruto bendito que traz orgulho e satisfação para os tocantinenses. A família Barbosa e todos os moradores de Taquaruçu são parte desse belo processo. Tudo isso está registrado em livros, reportagens e documentários, porém não só assim, pois a população que vivenciou de perto essa trajetória também guarda singelas lembranças e ótimas memórias.

Uma senhora, em sua simplicidade, ao narrar os fatos daquela época, disse: “Antigamente e até nos anos 80, aqui na nossa região, as crianças nasciam com a ajuda de parteiras tradicionais, que eram mulheres experientes e habilidosas que auxiliavam as mães no momento delicado do parto. Era assim que os bebês vinham ao mundo, pelas mãos abençoadas das parteiras. Se Fenelon e Wanderlei Barbosa fossem mulheres, a gente podia dizer que eles foram duas importantes parteiras tradicionais que ajudaram no nascimento de Palmas. E por assim dizer, uma parteira é também uma segunda mãe, uma mãe do coração. Toda mãe e toda parteira só pensam no bem do seu filho. Fenelon e Wanderlei são assim, eles ajudaram no nascimento de Palmas e querem continuar a fazer parte do desenvolvimento da cidade. Palmas, para a família Barbosa, é uma filha linda, muito querida e amada!” A anciã prossegue, brincando: “Naquele tempo só mulher fazia parto, não tinha homem nessa função. Mas se tivesse homem, com certeza, Fenelon e Wanderlei seriam bons ‘parteiros’. Por assim dizer, fazendo essa comparação, Fenelon e Wanderlei foram dois ‘parteiros’ que ajudaram Palmas a nascer! Rsrsrs”

Wanderlei Barbosa Castro pode se orgulhar como poucos de fazer parte da gênese da mais nova capital do país. A digital da prolífera família Barbosa está presente em vários momentos e conquistas que tornaram Palmas uma das melhores e mais belas capitais do Brasil!

BIBLIOGRAFIA:

AFNOTÍCIAS. 2018. Wanderlei Barbosa vai renunciar mandato de deputado para ser vice governador do Tocantins. Disponível em: https://afnoticias.com.br/atividade-parlamentar/wanderlei-barbosa-vai-renunciar-mandato-de-deputado-para-ser-vice-governador-do-to

CÂMARA DE VEREADORES DE PALMAS. 1997. 3ª Legislatura (1997/2000). Disponível em: https://www.palmas.to.leg.br/institucional/historia/3a-legislatura-1997-2000

CÂMARA DE VEREADORES DE PALMAS. 2001. 4ª Legislatura (2001/2004). Disponível em: https://www.palmas.to.leg.br/institucional/historia/4a-legislatura-2001-2004

CÂMARA DE VEREADORES DE PALMAS. 2004. 5ª Legislatura (2005/2008). Disponível em: https://www.palmas.to.leg.br/institucional/historia/5a-legislatura-2005-2008

CÂMARA DE VEREADORES DE PALMAS. 2008. 6ª Legislatura (2009/2012). Disponível em: https://www.palmas.to.leg.br/institucional/historia/6a-legislatura-2009-2012

CLÉBER TOLEDO. 2018. Três nomes já estão na corrida pela Prefeitura de Palmas, em 2020; confira quem são. Disponível em: https://clebertoledo.com.br/blog-ct/tres-nomes-ja-estao-na-corrida-pela-prefeitura-de-palmas-em-2020-confira-quem-sao/

JMNOTÍCIA. 2019. Wanderlei Barbosa confirma pré-candidatura à prefeitura de Palmas. Disponível em: https://www.jmnoticia.com.br/2019/06/19/wanderlei-barbosa-confirma-pre-candidatura-a-prefeitura-de-palmas/

JORNAL OPÇÃO. 2015. Entrevista com Wanderlei Barbosa “Sou pré-candidato a prefeito de Palmas”. Disponível em: https://www.jornalopcao.com.br/tocantins/sou-pre-candidato-prefeito-de-palmas-53682/

NASCIMENTO, Júlio César do. 2004. Conhecendo o Tocantins: História e Geografia. 2ª Edição Reformulada e Atualizada. Asa Editora Gráfica Ltda: Palmas (TO). 100p.

PALMAS NOTÍCIAS. 2015. História da Câmara Municipal de Palmas. Disponível em: http://palmasnoticiasx.blogspot.com/2015/03/camara-municipal-de-palmas_15.html

PIRES, Warner. 2008. Memórias vivas da câmara municipal de Palmas. 1ª Edição. Gráfica e Editora Brilhus: Palmas (TO). 348p.

PORTAL DO TOCANTINS. 2020. Vice-governador Wanderlei Barbosa Castro. Disponível em: https://portal.to.gov.br/governo/vice-governador/

TOCANTINS AGORA. 2019. Irmã do vice-governador Wanderlei e tia de deputado é nomeada em cargo de confiança na AL. Disponível em: https://www.tocantinsagora.com.br/ultimas/irma-do-vice-governador-wanderlei-e-tia-de-deputado-e-nomeada-em-cargo-de-confianca-na-al/

WIKIPÉDIA. 2020. Deputado Léo Barbosa. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%A9o_Barbosa

WIKIPÉDIA. 2020. Eleições estaduais no Tocantins em 2010. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Elei%C3%A7%C3%B5es_estaduais_no_Tocantins_em_2010

WIKIPÉDIA. 2020. Eleições estaduais no Tocantins em 2014. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Elei%C3%A7%C3%B5es_estaduais_no_Tocantins_em_2014

WIKIPÉDIA. 2020. Eleições estaduais no Tocantins em 2018. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Elei%C3%A7%C3%B5es_estaduais_no_Tocantins_em_2018

WIKIPÉDIA. 2020. História do Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Tocantins

WIKIPÉDIA. 2020. Lista de Governadores do Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_governadores_do_Tocantins

WIKIPÉDIA. 2020. Lista de vice-governadores do Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_vice-governadores_do_Tocantins

WIKIPÉDIA. 2020. Lista de prefeitos de Palmas. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_prefeitos_de_Palmas

WIKIPÉDIA. 2020. Palmas. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Palmas

WIKIPÉDIA. 2020. Porto Nacional. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Porto_Nacional

WIKIPÉDIA. 2020. Taquaruçu. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Taquaru%C3%A7u_(Palmas)

WIKIPÉDIA. 2020. Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tocantins

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Fevereiro de 2020.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior