Biografia do Jornalista REINALDO DE JESUS CISTERNA

Reinaldo de Jesus Cisterna é um dos mais importantes jornalistas esportivos do Estado do Tocantins. Ao longo de 30 anos de carreira, sendo 23 no Tocantins, consolidou-se com um dos mais atuantes e respeitados nesse segmento.

Reinaldo é paulista, nascido no município Mairinque, situado na região metropolitana de Sorocaba, sul de São Paulo, e veio para Palmas com 31 anos, onde consolidou uma sólida trajetória, contribuindo sobremaneira para a valorização do esporte no Tocantins.

Mais detalhes de sua longa biografia são apresentados a seguir.

Nasceu em 25 de dezembro de 1965, filho de Felisberto Cisterna (in memoriam) e Maria Benedita dos Santos Cisterna. Seus pais são naturais de Angatuba, mas foram morar na cidade vizinha, onde criaram os filhos. Tem os irmãos Roberto Cisterna (in memoriam), Rubens e Reginaldo. É o terceiro filho da família Cisterna.

Estudou o primeiro e segundo ano primário na Escola Professor Manoel Martina Villaça. Do terceiro ano ao colegial completou na Escola Estadual Altina Julia de Oliveira.

Durante esse tempo já defendia com raça as cores da cidade. Como jogador do Clube Atlético Sorocabana de Mairinque (CASM) participou de diversos torneios, defendendo o esporte local. Era conhecido em sua terra natal como "Reinaldinho", o lateral-esquerdo do time, mas sem saber jogar com a perna esquerda. Sua origem era ponta direita, mas, certo dia, numa partida entre CASM x Paulistano de São Roque, na cidade de São Roque, o lateral faltou e o técnico à época, Sr. Vanil, o escalou na posição de onde nunca mais saiu. Inclusive, marcou um dos dois gols da vitória por 2 x 0.

De 1989 a 1992, Reinaldo foi chefe da Divisão de Esportes da Prefeitura Municipal de Mairinque. Nessa época, ele trabalhou como locutor e repórter na Rádio Universal em São Roque, cidade que fica cerca de 6 km de distância.

Atuou como Presidente da Liga Mairinquense de Futebol por duas gestões consecutivas, entre 1991-1994.

Foi um dos responsáveis pela implantação do Plano de Expansão de Telefonia na cidade, ao lado do amigo Francisco Carlos Ribeiro.

Em sua cidade natal, Reinaldo desenvolveu um importante trabalho de incentivo e divulgação do esporte através da Página Esportiva da Folha de Mairinque, um dos jornais de maior circulação na região. Foi o idealizador do jornal. Na época, o grupo que comandava a política e Cisterna fazia parte havia perdido a eleição, e o prefeito vencedor, José Luiz Bellini, obviamente, retirou o cargo que Reinaldo ocupava e o mandou para trabalhar no Museu de Mairinque, conhecido Horto Florestal. O Museu ficava num local isolado da cidade. Para passar o tempo Reinaldo começou a ler e acabou idealizando a implantação do Jornal Folha de Mairinque com o amigo Mário Nishimori, para concorrer com o outro jornal local, o MK Cidade, cujo seu chefe era o proprietário. Quando surgiu o jornal Folha de Mairinque e descobriram que o “idealizador” era Reinaldo Cisterna, o prefeito pediu o retorno imediato do funcionário para trabalhar próximo de seus comandados. “Se este Reinaldo Cisterna, estando isolado no mato, conseguiu fazer surgiu um jornal, se a gente deixa-lo lá, daqui a pouco, vem revista, rádio e TV. É melhor trazê-lo para perto da gente, para vigiarmos ele”, esse foi o comentário de alguns amigos e funcionários do prefeito.

Em 1996, participou das eleições municipais concorrendo como vice-prefeito na chapa de Luzia Chesine, pelo Partido da Frente Liberal (PFL). Um dia após o término da eleição, e com o resultado adverso, uma pessoa chamada Éder Silva, que estava implantando uma empresa de informática em Palmas, o convidou para vir e conhecer a capital tocantinense. Reinaldo de imediato aceitou e em novembro de 96, veio de carro para Palmas. O fato inusitado é que o Slogan da campanha do Reinaldo Cisterna era “Quero mudar”, o que aconteceu, posteriormente. Quando chegaram a outra margem do rio Tocantins, no lado do Povoado Canela, enquanto esperavam a Balsa para atravessar, o parceiro lhe disse: “Lá do outro lado é Palmas”. E, Reinaldo respondeu: “É lá que vou morar e formar minha vida e família”. O amigo questionou-lhe: “Como assim, você nem conheceu o outro lado?” Reinaldo completou: “Deus acaba de falar comigo. Aqui será o meu destino!” E, aqui ele está! Sua história em Palmas começou em novembro de 1996, quando fez sua primeira visita a capital tocantinense.

Veio definitivamente para Palmas em fevereiro de 1997, mas os oito primeiros meses foram complicados. Somente em setembro conseguiu entrar no Jornal do Tocantins como jornalista e, posteriormente, como editor de esportes. Acompanhou os principais eventos esportivos que aconteceram desde então.

Reinaldo Cisterna é privilegiado, como poucos, pois presenciou a evolução de todos os principais acontecimentos relacionados ao esporte tocantinense.

Os números da trajetória profissional de Reinaldo Cisterna no Tocantins são impressionantes. Ele trabalhou durante 21 anos no Jornal do Tocantins, 16 destes como Editor de Esportes. Foram mais de 6 mil matérias, cobertura de 5 Olimpíadas, 6 Copas do Mundo, 21 campeonatos estaduais (Tocantinense). Fez dezenas de viagens pelo Estado acompanhando diversos Clubes do Tocantins nas partidas que disputaram nas 21 Copas do Brasil. Estes são alguns dos números que ele viveu na Organização Jaime Câmara.

Atuou durante 16 anos como Assessor de Comunicação da Secretaria Estadual do Esporte (SESPO), coordenou a elaboração do jornal da Secretaria e foi responsável pela elaboração de matérias, entrevistas e relesses para os meios de comunicação locais.

Quando havia algum evento esportivo ou quando algum atleta de renome visitava a capital, lá estava o Reinaldo Cisterna fazendo a cobertura. Só pra citar alguns: (1) em 2012, a Federação Tocantinense de Futsal (FTFS) trouxe a Seleção Brasileira de Futsal; (2) em 2014, o jogador Juliano Belletti - pentacampeão da Seleção Brasileira, da Copa de 2002, na Coréia do Sul e Japão, passou por Palmas com a Taça da Copa do Mundo da Fifa; (3) em 2015, Palmas sediou o 1º Jogos Mundiais dos Povos Mundiais; (4) em 2017, Palmas sediou a edição do Ironman 70.3; (5) em 2018, a Federação Tocantinense de Vôlei (FTV) trouxe o Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia; e (6) em 2018, a Federação Aquática do Tocantins trouxe o Brasileiro de Maratonas Aquáticas.

Esteve presente cobrindo as conquistas do maior Clube do Tocantins, o Palmas Futebol e Regatas.

Além de registar os eventos esportivos, o jornalista Reinaldo Cisterna também atuou fazendo história como protagonista em dois dos maiores acontecimentos relacionados ao esporte nacional, os Jogos Pan-Americanos de 2007 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Em 2007, Reinaldo Cisterna foi convidado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para carregar a Tocha dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Até hoje guarda bem na memória aquele evento. “No dia da passagem da Tocha, eu e outros companheiros, como: Henrique Fragata, Ricardo Abalem, Marcelo Santos, ex-zagueiro do Palmas Romilton, Rodrigues Gato (in memoriam) e o técnico Carlos Magno, ficamos num grupo próximo ao Bar Caldos e Caldos. Dali partimos; cada um de nós carregou por cerca de 200 metros a Tocha do Pan 2007, percorrendo um trecho da Avenida Palmas/Brasil. Foi um privilégio enorme fazer parte daquele evento histórico para o esporte brasileiro!”

Quis o destino que 11 anos depois, exatamente no dia 11 de junho de 2016, a história se repetisse. Reinaldo e outras 153 pessoas tiveram a honra de receber o convite do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e as empresas Coca-Cola e Bradesco (patrocinadoras do evento), para conduzirem a Tocha dos Jogos Olímpicos Rio-2016. Foi um momento inesquecível!

Possui dois cursos de nível superior. É graduado em Relações Públicas pela Faculdade Fundação Karnig Bazarian (FKB) em Itapetininga/SP (1986) e em Jornalismo pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2010).

Reinaldo criou seu próprio site, o Alôesporte www.aloesporte.com – que é o primeiro site do Estado do Tocantins dedicado a essa temática.

Há 09 anos ele coordena o Programa CBN Tocantins Esportes, onde dá voz a atletas, desportistas, clubes e federações esportivas.

É proprietário da Escola Oficial do São Paulo Futebol Clube (SPFC), sediada no Clube da AABB.

Por seu intenso e valoroso trabalho, o jornalista Reinaldo Cisterna já recebeu diversas homenagens e premiações, tais como: Prêmio de melhor repórter esportivo pelo Jornal do Tocantins, durante três anos consecutivos (2015-2017); prêmio de melhor site esportivo e melhor repórter esportivo (2018).

Reinaldo de Jesus Cisterna é paulista de nascimento, mas tocantinense de coração! Veio para engrandecer esse estado novo, contribuindo decisivamente para divulgar e fortalecer o esporte local. São pessoas como ele, que acreditaram e vieram cheio de sonhos e projetos, que tornaram o que Palmas é hoje, uma cidade próspera e cheia de oportunidades.

Palmas é reconhecida como a capital do esporte, do lazer e da atividade física. Uma cidade planejada, com inúmeros espaços integrados com a natureza que oportunizam a sua população jovem a prática de atividades ao ar livre. Os palmenses são ativos e alegres, um povo que valoriza o esporte, a saúde e o bem-estar.

Reinaldo de Jesus Cisterna, ao longo desses 23 anos de atuação em terras tocantinenses, firmou-se como um incansável promotor e defensor do esporte como ferramenta de desenvolvimento da sociedade. Atualmente, tal trajetória virtuosa é amplamente reconhecida e elogiada, por sua decisiva contribuição. Muitas conquistas e avanços que existem hoje na valorização do esporte como estilo de vida e integração sociocultural em Palmas e no Tocantins têm a digital desse nobre profissional do jornalismo esportivo!

BIBLIOGRAFIA:

ALÔ ESPORTE. 2020. Site Oficial: www.aloesporte.com

JORNAL DO TOCANTINS. 2016. Confira primeira lista dos condutores da Tocha Olímpica em Palmas - Jornal do Tocantins. Disponível em: https://www.jornaldotocantins.com.br/editorias/esporte/confira-primeira-lista-dos-condutores-da-tocha-ol%C3%ADmpica-em-palmas-1.1098179

PORTAL GILVERTO SILVA. 2016. Confira a lista dos condutores tocantinenses que vão carregar a Tocha Olímpica em Palmas. Disponível em: http://antigo.portalgilbertosilva.com.br/imprimeNoticia/16182/confira-a-lista-dos-condutores-tocantinenses-que-v-o-carregar-a-tocha-ol-mpica-em-palmas

WIKIPÉDIA. 2020. Desporto. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Desporto

WIKIPÉDIA. 2020. Jornalismo Esportivo. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jornalismo_esportivo

WIKIPÉDIA. 2020. Mairinque. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mairinque

WIKIPÉDIA. 2020. Palmas. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Palmas

WIKIPÉDIA. 2020. Palmas Futebol e Regatas. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Palmas_Futebol_e_Regatas

WIKIPÉDIA. 2020. Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tocantins

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Março de 2020.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior