Biografia do Empresário JANNAIR ALVES DE SOUZA (Jannair Imóveis)

Jannair Alves de Souza é um dos pioneiros no estado do Tocantins, onde construiu uma extensa trajetória como desportista, corretor de imóveis e empresário. Formado em Gestão Imobiliária e pós-graduado em Direito Notarial e Registral, tornou-se uma referência no setor imobiliário. É o atual presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Tocantins (CRECI-TO).

Nasceu em 07 de abril de 1969, em Porto Nacional (TO), filho de José Alves Nascimento (in memoriam) e Jovita de Souza Nascimento. É o quinto de nove irmãos e irmãs: Maria, Jacilene, Joelita, Jair, Jannair, Joilma, Jailton, Janaina e Julisane.

Estudou no Colégio Dom Domingos Carrerot e Colégio Estadual Professor Florêncio Aires – duas das instituições de ensino mais tradicionais e conceituadas da cidade.

Aos 10 anos de idade, começou a jogar futebol e em campeonatos estudantis. O pequeno Jannair dividia seu tempo entre lazer, estudos e trabalho. Seu primeiro emprego foi na Sorveteria Beijo Frio de seu tio Osmar Medrado de Souza, que, além de empresário bem-sucedido, tornou-se conhecido por sua extensa atuação política em Porto Nacional. Ele foi vereador por cinco mandatos (inclusive chegando à presidência da Câmara de Vereadores) e um dos baluartes na luta emancipatória do norte goiano.

Em seguida, Jannair foi trabalhar na Padaria Bom Jesus, fazendo um pouco de tudo, auxiliando na preparação dos pães, entrega, limpeza e atendimento aos clientes.

Em 1984, aos 15 anos, conseguiu o primeiro emprego de carteira assinada na Buscapé Calçados.

Em 1987, atuou como vendedor na Farmácia Nacional do seu amigo Lúcio Mota Marinho, que hoje é corretor de imóveis em Palmas.

Em 1987, foi contratado como contínuo na agência do Banco Bradesco.

Com a chegada das Lojas Irmãos Soares, em 1989, em Porto Nacional, Jannair tornou-se vendedor.

A história de Jannair Alves é marcada por sua intensa relação com o esporte, em especial com o futebol.

Iniciou na categoria de base no time Dêcolores, do amigo Valdemilson Rodrigues da Cruz, município de Porto Nacional. Depois jogou pelas equipes da Sociedade Esportiva Tocantinense (SET), do amigo Zezinho Manduca; passou também pelo Independente dos amigos, Moisês e Rochinha. Em seguida, integrou o time da Sucam e Uniporto do amigo Carlão.

Por fim, aos 18 anos, começou a jogar profissionalmente como meio-campo no Interporto Futebol Clube, fundado pelo amigo Mário Humberto (in memoriam). Disputou inúmeros campeonatos, em Taquaruçu do Porto, Povoado Canela, Paraíso, Gurupi, Miracema etc.

Além de jogar bola, gostava de nadar no rio Tocantins, especialmente durante a temporada de férias na praia Porto Real, considerada uma das mais belas no estado.

No final dos anos 80, Jannair Alves e demais portuenses vivenciaram a movimentação pela criação do estado do Tocantins.

Em 1º de janeiro de 1989, aconteceu a instalação do Tocantins e Miracema tornou-se a capital provisória, até que a nova capital fosse edificada.

O Governador José Wilson Siqueira Campos marcou o lançamento da pedra fundamental de Palmas para o dia 20 de maio de 1989 e convidou toda a população do estado para participar daquela importante cerimônia.

Jannair Alves esteve naquele dia histórico, juntamente com inúmeros amigos desportistas de sua cidade natal.

Ele foi privilegiado por ter participado da maratona de 60 km, entre Porto Nacional e Palmas, com 30 atletas que se revezaram conduzindo a Tocha que simbolizava a união de todos os tocantinenses na criação de Palmas. O professor de Educação Física, Oni Aires Brom, arrumou um caminhão e colocou os 29 atletas na caçamba. O maratonista Pacau iniciou a maratona e os atletas foram se revezando a cada 2 km. A saída foi à meia noite e a chegada ao amanhecer. Jannair, Pacau, Waltervan e Edgar Mascarenhas, como eram maratonistas preparados, fizeram todo o percurso correndo. Ao chegarem à capital, o maratonista Pacau acendeu uma pira para celebrar aquele feito.

Desde a infância, o esporte faz parte de sua vida, contribuindo para lhe abrir inúmeras portas e consolidar grandes amizades. Jannair é um apaixonado e incentivador de diversas modalidades, tais como: futebol, beach soccer, natação, karatê, vôlei etc.

Em 1º de setembro de 1991, Jannair mudou-se definitivamente para Palmas, como funcionário da empresa Prontomix Tecnologia de Concreto Ltda.

Vindo para a capital, ele trouxe seu uniforme de jogador. Fez extensa trajetória no futebol, tendo atuado em diversos times.

Seus primeiros jogos foram pela Sociedade Esportiva Canela, do técnico e amigo Tarcísio Matos. Em seguida, jogou pelo Taquarussu Esporte Clube, ao lado de grandes jogadores pioneiros: Armando, Raimundão, Fabio, Neguim Baiano, Gildo, Matheus, Osvan, Gordo, Romário, Silvano, Nosor, Jannair, Vanderley, Jorginho, Buiú, Lenilson, Jean, Zé Filho, Vanderley Barbosa e Marilon Barbosa.

Em 1994, Jannair Alves foi o primeiro campeão municipal da Copa Palmas da Sociedade Esportiva Canela.

Em 1997, foi Campeão invicto de Futsal pela Casa São Paulo, do amigo e empresário Ernani Soares Siqueira.

Ele acompanhou a fundação do Palmas Futebol e Regatas, em 31 de janeiro de 1997. O primeiro presidente do Palmas F.R foi o Walter Borges.

Em 1999, foi convidado para integrar como membro do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Tocantinense de Futebol (TJD/FTF), pelo amigo José Wilson Soares, superintendente, e presidida pelo empresário e senador Leomar Quintanilha, onde desempenha papel relevante na resolução de questões conflituosas nas disputas e campeonatos.

Em 25 de junho de 2000, Jannair Alves celebrou a primeira conquista do Palmas Futebol e Regatas no Campeonato Estadual.

Na época, o governo do estado estava construindo o Estádio Nilton Santos. A Federação Tocantinense de Futebol apoiava aquele trabalho. Jannair atuou nas vendas dos espaços publicitários para Federação.

As obras estavam bem adiantadas. A vitória do Palmas Futebol e Regatas aumentou as expectativas em relação ao novo espaço para realização de jogos e eventos esportivos.

Em 12 de outubro de 2000, aconteceu a inauguração do Estádio Nilton Santos - o maior e mais moderno do Tocantins.

Desde então, Jannair Alves se tornou um dos maiores conhecedores da trajetória do clube Palmas.

Ele também acompanhou toda a evolução do Plano Diretor de Palmas. Trabalhando na Prontomix ele viu o surgimento de inúmeros marcos da cidade, Tribunal de Justiça, Secretarias, as primeiras casas populares na Vila União, pontes da avenida Teotônio Segurado etc.

Entre 1997/1998, teve passagem pela empresa Fuad Rassi Engenharia e Eletrobombas Araguaia do empresário Júlio César de Souza.

Em 1998, ingressou como despachante imobiliário no Cartório Sagramor. Foi ali que despertou seu interesse pelo mercado imobiliário.

Em 1999, fez o curso de Técnico de Transações Imobiliárias (TTI) pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

Em 2007, fundou sua própria imobiliária, denominada Jannair Imóveis, reconhecida por prestar atendimento diferenciado aos seus clientes, visando sempre à qualidade e a seriedade, aliada a um trabalho personalizado, voltado a resultados.

Em 2012, Jannair Alves foi eleito vice-presidente do Conselho Regional de Corretores Imóveis do Tocantins (CRECI-TO) na chapa com Sandro Oliveira como presidente.

Vivenciou os anos dourados da expansão imobiliária em Palmas.

Em 09 de agosto de 2013, aconteceu o baile do Colibri dos corretores de imóveis no Cristal Hall. Uma cerimônia bonita, com entrega de comendas e placas para personalidades importantes do setor imobiliário.

Nesse período, a categoria estava vivendo seu auge, devido à grande expansão econômica do Tocantins. Muitas pessoas queriam se tornar corretores para aproveitar a onda de crescimento imobiliário que o estado passava. A procura por cursos era enorme.

Em 28 de março de 2014, o CRECI-TO entregou 51 carteiras aos novos profissionais corretores do Estado. A cerimônia de entrega da documentação foi conduzida pelo presidente Sandro Oliveira, pelo vice-presidente, Jannair Alves de Souza, e outros profissionais de destaque, como: Valdeci Monteiro, Neia Norberto, Silma Cerqueira Lima e João Batista Ferreira.

Terminavam um curso e já havia uma lista enorme de interessados.

Em 16 de maio de 2014, mais 61 profissionais receberam a carteira de corretor.

Esses números mostram claramente o crescimento dos corretores no Tocantins.

Jannair vivenciou aquele período áureo de sua categoria, incentivando e instruindo outros a seguirem seus passos nessa importante atividade.

É reconhecido por inúmeras qualidades e virtudes, tais como: inteligência, força de vontade, camaradagem, honestidade, disponibilidade para ajudar, carisma e capacidade de liderança.

Buscou aliar a tais atributos aprendizado constante por meio de cursos e treinamentos. Após ter concluído a faculdade de Gestão Imobiliária na ULBRA, ingressou no curso de pós-graduação em Direito Notarial e Registral. Tal bagagem lhe possibilitou alçar voos maiores.

Em 17 de junho de 2015, Jannair Alves foi eleito presidente do Conselho Regional de Corretores Imóveis do Tocantins (CRECI-TO), para o triênio 2016/2018. Assumiu juntamente com a nova diretoria em janeiro de 2016.

Em 12 de maio de 2018, foi reeleito com 78% dos votos pela chapa “Colibri, Renovação e Trabalho”, para o triênio 2019/2021.

Faz parte da Associação de Pioneiros de Palmas (APPA), ocupando o cargo de vice-presidente do Conselho Fiscal. O ex-governador Siqueira Campos é o presidente de honra da APPA. Como membro da Associação, Jannair Alves e vários amigos têm organizado eventos para confraternizar e reunir os pioneiros, com intuito de fortalecer os laços e oferecer as gerações mais jovens exemplos de superação e empreendedorismo.

Está casado há 21 anos com Suraika Paiva de Sousa, com quem tem um filho, Gabriel Paiva de Souza, e mais dois filhos: Taylla Kamila Parente Alves e Wellinton Henrique Pires Fonseca de Souza.

Jannair Alves de Souza é um pioneiro de Palmas, reconhecido por sua longa caminhada de trabalho e dedicação em prol do desenvolvimento da capital e do estado.

Sua biografia se mistura com a trajetória do esporte tocantinense, desde os tempos do antigo norte goiano quando jogava nos times de Porto Nacional, prosseguindo em Palmas como jogador, apoiador e incentivador de diversas modalidades esportivas. Ainda joga bola regularmente com diversos amigos e alguns companheiros de longa data.

A trajetória de Jannair Alves acompanha o crescimento em prestígio e credibilidade que o corretor de imóveis conquistou nas últimas décadas no Tocantins. Trata-se de uma das atividades mais importantes para as economias estadual e nacional.

Essa é uma profissão de enorme responsabilidade e simbolismo, pois o corretor de imóveis lida diariamente como um dos maiores desejos “o sonho da casa própria”.

Ser dono de um imóvel, casa ou apartamento, é verdadeiramente uma das significativas conquistas para uma pessoa ou família.

Nos últimos 20 anos, como um excelente corretor e amigo Jannair Alves de Souza tem acompanhado e auxiliado milhares de cidadãos tocantinenses na realização desse sonho precioso.

Por tudo que já fez, por suas inúmeras qualidades e atributos como cidadão, atleta, pai de família, profissional, líder de uma categoria importante, não tenho dúvidas em dizer que ele ainda irá realizar grandes ações e projetos para beneficiar Palmas e o Tocantins!

BIBLIOGRAFIA:

APPA – Associação de Pioneiros de Palmas. 2020. Site Oficial. Disponível em: http://www.pioneirosdepalmas.com.br/pioneiros/diretoria#

CONEXÃO TOCANTINS. 2013. CRECI-TO inicia programação alusiva aos seus 20 anos. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2013/07/09/creci-to-inicia-programacao-alusiva-aos-seus-20-anos

CONEXÃO TOCANTINS. 2018. Pioneiros de palmas realizam confraternização na ilha canela. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2018/12/14/pioneiros-de-palmas-realizam-confraternizacao-na-ilha-canela

CRECI/TO – CONSELHO REGIONAL DE CORRETORES DE IMÓVEIS DO TOCANTINS. 2020. Site Oficial. Disponível em: http://crecito.gov.br/

FOLHA CAPITAL. 2018. Creci-TO tem expectativa positiva para o futuro do setor imobiliário. Disponível em: https://www.folhacapital.com.br/portal/noticias/view/6795/creci-to-tem-expectativa-positiva-para-o-futuro-do-setor-imobiliario

FTF – Federação Tocantinense de Futebol. 2020. Site Oficial. Disponível em: http://www.ftf.org.br/

O COLETIVO. 2015. Jannair Alves de Souza é eleito presidente do CRECI-TO para o triênio 2016/2018. Disponível em: http://www.ocoletivo.com.br/noticia-12666-jannair-alves-de-souza-eleito-presidente-do-creci-to-para-o-tri-nio-2016-2018

ORLA NOTÍCIAS. 2018. Encontro dos pioneiros de palmas reúne a comissão em noite de organização e jantar. Disponível em: https://orlanoticias.com.br/encontro-dos-pioneiros-de-palmas-reune-a-comissao-em-noite-de-organizacao-e-jantar/

PALMAS FUTEBOL E REGATAS. 2020. Site Oficial. Disponível em: http://palmasfr.com/

PROGRAMA TOCANTINS NOSSA HISTÓRIA. 2018. Entrevista com Jannair Alves de Souza, Empresário Pioneiro no Estado do Tocantins. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pWXzWKzPoOQ

TJD/TO - TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA DO TOCANTINS. 2020. Site Oficial. Disponível em: http://www.ftf.org.br/pagina-tribunal-de-justica-desportiva-do-tocantins-tjd-to

T1NOTÍCIAS. 2018. Festa dos Pioneiros de Palmas. Disponível em: https://www.t1noticias.com.br/a/100099/

WIKIPÉDIA. 2020. Palmas. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Palmas

WIKIPÉDIA. 2020. Palmas Futebol e Regatas. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Palmas_Futebol_e_Regatas

WIKIPÉDIA. 2020. Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tocantins

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Abril de 2020.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior