Biografia do Empresário IVAN RICARDO NAVES INÁCIO (Ferpam e Borrachas Confiança)

Ivan Ricardo Naves Inácio é um dos mais conhecidos e respeitados empresários e pioneiro de Palmas. Formado em Contabilidade e pós-graduado em Gestão Empresarial, ele consolidou em 25 anos de intenso trabalho um grupo empresarial de enorme sucesso formado pelas empresas Borrachas Confiança e Ferpam.

Sua virtuosa trajetória como empresário está detalhada a seguir.

Nasceu em 20 de novembro de 1967, em Goiânia. Morava em um pequeno município goiano situado na divisa com Minas Gerais, distante 40 km de Itumbiara e 180 km de Goiânia. Filho do casal Wilmar Amorim Inácio e Rosirene Naves Inácio; é o terceiro de 4 irmãos: Cristiane Inácio Lemes, Rogério Naves Inácio, Ivan Ricardo e Suziane Inácio Medeiros.

Seu pai trabalhava na cadeia produtiva do agronegócio, comercializando gado para os frigoríficos da região.

Aos 6 anos, sua família mudou-se para Goiânia, onde permaneceram por pouco tempo, retornando para Buriti Alegre.

Aos 11 anos, eles mudaram-se novamente para a capital de Goiás, dessa vez de maneira definitiva.

Foram morar no bairro Campinas, que é bastante antigo, com ruas estreitas, prédios históricos e casarões. É considerado um dos maiores polos atacadistas de Goiânia, devido ao grande número de lojas e estabelecimentos comerciais. No centro do bairro Campinas fica a bela praça Joaquim Lúcio, ponto de encontro da vizinhança aos finais de semana.

A residência dos Naves Inácio ficava a poucas quadras da sede da Casa dos Parafusos, situada na Avenida Paraná, nº 955, onde Ivan começou a trabalhar aos 16 anos de idade como office boy. Enquanto seus irmãos dedicavam-se apenas aos estudos, Ivan Ricardo, desde novo, dividia seu tempo entre o trabalho e a escola.

Determinado tempo depois, sua família mudou-se para o Setor Aeroporto, que é outro bairro comercial bastante movimentado e próximo ao bairro Campinas.

Trabalhar na Casa dos Parafusos foi um começo importante, que proporcionou-lhe alicerçar experiência e valores, como: disciplina, hierarquia, organização e cumprimento de metas/resultados.

Tinha uma boa relação com os patrões, bem como com seus colegas de trabalho. Assim, foi crescendo na empresa. Deixou os serviços externos de office boy, passando para a área de informática. Em pouco tempo, tornou-se programador de informática de COBOL, que era a linguagem mais utilizada em processamento de banco de dados para estabelecimentos comerciais.

Os proprietários da Casa dos Parafusos possuíam outras três empresas: dois postos de combustível e uma loja de produtos agropecuários. Assim, Ivan aprendeu bastante, tanto em termos técnicos, como em referencial de bons valores. Foi evoluindo até chegar ao cargo de gerente de informática, dando assistência às quatro empresas do grupo.

Aos 20 anos, ingressou na faculdade de Ciências Contábeis na Universidade Católica de Goiás (UCG).

Seu irmão Rogério estava fazendo a faculdade de Odontologia e suas irmãs Licenciatura em Educação Física.

Nesse período, Ivan comprou seu primeiro carro, um Fiat Panorama, que usava para dar carona para seu irmão ir nas festas de universitários. Inclusive, foi numa dessas festas que Ivan conheceu uma bela jovem estudante de odontologia, Rosena. Começaram a paquerar. O namoro ficou sério e decidiram se casar.

Em 1992, Ivan Ricardo se casa com Rosena Lourenço de Mesquita Inácio, filha dos produtores rurais Bolivar Rosa Mesquita e Antônia Lourenço Mesquita. Dessa união tiveram 4 filhos: Ricardo, Gabriela, Bolivar e Théo (todos palmenses).

Rosena se formou e começou a atuar como odontóloga e Ivan continuou trabalhando na Casa dos Parafusos.

Em 1993, Ivan estava completando 10 anos de trabalho na Casa dos Parafusos. Contudo, percebendo que lá era uma empresa familiar de quatro irmãos (Rubinéia, Gilvan, Cleber e Mauro) e, por essa razão, não teria como evoluir mais, ele decidiu buscar outras oportunidades.

Enviou seu currículo para várias empresas. Certo dia, foi chamado para uma seleção de Trainee-Gerente no Supermercado Carrefour. Foram 25 candidatos concorrendo para apenas 4 vagas. Ivan passou e pediu demissão da Casa dos Parafusos, o que fez com aperto no coração. Foi uma sorte poder atuar num grupo grande, bem sucedido, que tinha por princípios a seriedade e idoneidade, o que lhe serviu de exemplo, posteriormente, para tornar-se um bom patrão e empresário de sucesso.

No Carrefour, Ivan Ricardo iria ganhar um pouco menos, mas a expectativa de crescimento em termos de cargos e salários foi motivador para que integrasse a equipe de profissionais da multinacional francesa.

Ingressou como Trainee de Mercearia Seca e passou a trabalhar arduamente de domingo a domingo. Estava sendo preparado para assumir uma gerência em Brasília. Aquele foi um período de intenso trabalho e grande aprendizado. No entanto, Ivan percebeu que ao assumir uma gerência no Carrefour ele deveria abrir mão de sua estabilidade domiciliar, pois, caso fosse requisitado pela direção da empresa, deveria mudar-se para outra localidade. Tal situação iria prejudicar a carreira de sua esposa, Dr.ª Rosena Mesquita, pois a odontóloga precisa se fixar numa determinada localidade para cativar e manter sua clientela.

Certa vez, sua cunhada, engenheira Rosane Helena Mesquita Vieira, que estava estabelecida em Palmas, convidou-lhe para conhecer o Tocantins.

Ele topou e veio. Chegou e ficou encantado com o que viu e decidiu montar sua própria empresa em Palmas.

Fez a proposta a seus antigos patrões da Casa dos Parafusos para criarem uma empresa em sociedade na capital tocantinense. Ele e cada um dos quatro irmãos, (Rubinéia, Gilvan, Cleber e Mauro, teriam 20% do capital social da firma. Assim, preparou um planejamento estratégico para a mudança.

Em outubro de 1994, Ivan Ricardo chegou à Palmas, onde ficou estabelecido na casa de sua cunhada. Com um catálogo debaixo do braço ele percorreu diversas cidades fazendo vendas como representante da Casa de Parafusos. Conseguiu bom número de clientes e vendas.

Enquanto ele desbravava o Tocantins, sua esposa permaneceu em Goiânia trabalhando em seu consultório.

Em 1º de abril de 1996, Ivan Ricardo inaugurou a primeira Loja Ferpam, localizada na Avenida Teotônio Segurado, ao lado do Hotel Rio do Sono. No início tinha apenas 2 funcionários. Os seus sócios esperavam ter retorno dos investimentos em dois anos. Entretanto, foram surpreendidos com a evolução do negócio que teve lucro rápido. Ao final do ano, a empresa já tinha 8 colaboradores e o faturamento era bem além do que tinham previsto na inauguração.

A prosperidade também acompanhou sua esposa Dr.ª Rosena Mesquita, que fundou sua Clínica Reabilitação Oral e rapidamente conquistou boa clientela. Também se tornou servidora do quadro da saúde estadual.

Em 2003, Ivan Ricardo e Rosena compraram a Borrachas Aliança, uma empresa pioneira de Palmas, fundada em sociedade pelos empresários Neilton, Nabor e João (in memoriam). A empresa passou a chamar-se Borrachas Confiança.

Em 2006, Ivan e Rosena compraram a parte dos quatro sócios e tornaram-se donos de 100% da Ferpam.

Em 2017, inauguraram a sede da Ferpam na Quadra 104 Sul, num prédio amplo, moderno e bonito.

Atualmente, a Ferpam é uma das maiores empresas do Tocantins do ramo de ferramentas, parafusos e máquinas para a cidade e para o homem do campo. Além da sede em Palmas, tem duas filiais, em Gurupi e Araguaína (esta segunda filia é em sociedade com seu antigo funcionário Estevão Nascimento dos Santos).

A Ferpam de um pequeno projeto tornou-se uma grande empresa, de um reduzido grupo de funcionários transformou-se em mais de 100 e de poucos produtos saltou para mais de 25 mil itens.

Ivan Ricardo é apaixonado pelo varejo, em especial pelo ramo de ferramentas. Enquanto muitos empresários investem em outras áreas, ele mantém sua fidelidade ao segmento, o que é uma das razões de seu sucesso. Ele aplica seus esforços, competências e recursos naquilo que conhece e saber fazer de melhor. É focado no varejo e almeja atuar nessa área por toda vida.

Nas relações entre patrão e empregado, ele é considerado um dos melhores em Palmas, tratando cada trabalhador como companheiro de trabalho. Muito elogiado por seus clientes e parceiros.

A Ferpam tem presença constante nos principais eventos de negócios do estado do Tocantins, tais como: Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (AGROTINS), Feira de Negócios de Palmas (FENEPALMAS), Feira de Negócios do Sul do Tocantins em Gurupi (FENESUL), Feira de Negócios de Araguaína (FENEARA) etc.

Ivan Ricardo atua em diversas entidades de classe, ocupando cargos de direção e dando contribuições relevantes para fortalecer o empresariado e propondo ações e projetos para o desenvolvimento socioeconômico do Tocantins, tais como: Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), Associação dos Comerciantes de Material de Construção (ACOMAC), Associação Comercial e Industrial de Palmas (ACIPA), Conselho Consultivo Empresarial de Palmas etc.

Participou da Feira Internacional da Construção Civil (FEICON) e outros eventos nos Estados Unidos, Alemanha, Suíça, China, Dubai, Malásia etc., onde busca experiências e conhecimentos para aplicar em seus negócios e também para trazer ideias para fortalecer o segmento empresarial de Palmas.

A história de Ivan Ricardo é um exemplo de que o sucesso não é obtido de imediato. Para alcançar êxito empresarial o caminho é o trabalho, muito trabalho, associado com outras virtudes, como espírito de liderança, seriedade, dedicação, aprendizado, foco, família, muita entrega e confiança em Deus. Esses são alguns dos principais ingredientes encontrados na fórmula de sucesso desse empresário pioneiro de Palmas.

Foi com essa receita, buscando fazer o simples de maneira bem feita, com esmero e compromisso que Ivan Ricardo alcançou um resultado tão valioso. Em suas palestras e mensagens ele ensina aos jovens e estudantes universitários que não se deve buscar nada muito diferente. Enquanto muitos ficam procurando ingredientes difíceis e caros, sua experiência como empresário demonstra que basta “fazer o simples bem feito” para alcançar um ótimo resultado em longo prazo.

O desenvolvimento de Palmas aconteceu com a chegada de profissionais e trabalhadores idealistas e cheios de disposição que acreditaram no potencial da nova capital.

A trajetória da Ferpam e Borrachas Confiança se mistura à própria história da cidade

Ivan Ricardo tem sangue dos Naves – uma família tradicional de Portugal, cujos primeiros membros deixaram as terras lusitanas em 1665 e cruzaram o oceano Atlântico, estabelecendo e se multiplicando enormemente em nossa nação. Os Naves eram corajosos e destemidos, pois deixaram o conforto da Europa para se aventurar numa Colônia - o Brasil, que era um local praticamente virgem. Vieram cheios de sonhos e contribuíram para que hoje nosso País se desenvolvesse e se tornasse mais abundante e próspero que Portugal.

O Brasil tem atualmente 210 milhões de habitantes e é a 7ª economia mundial, enquanto Portugal tem 10 milhões de habitantes (cerca de 5% da população brasileira) e ocupa a 47ª posição na economia global. A Colônia tornou-se mais rica que a sede do Império Português!

A biografia de Ivan Ricardo Naves Inácio reúne muitos aspectos e qualidades de seus ancestrais, os imigrantes portugueses Naves, que vieram para uma região inóspita, encararam inúmeros desafios e limitações, mas não desistiram. Permaneceram e contribuíram significativamente para mudar a realidade local.

No entanto, não é somente em seus antepassados distantes que encontra referências positivas, pois ele carrega muitos exemplos e ensinamentos de familiares próximos em sua árvore genealógica. Seu avô materno, Pedro Naves era comerciante em Buriti Alegre, de onde vem seu “veio comercial”. Seus pais, Sr. Wilmar e dona Rosirene, com muita dedicação e labor, conseguiram criar os quatro filhos, incutindo-lhes valores e bons princípios para que seguissem pelo caminho do bem. Coragem, ousadia, força de vontade, trabalho intenso, qualificação, busca pelo conhecimento, superação e sucesso são alguns dos adjetivos que estão presentes nessas histórias.

Ao longo de três décadas, Palmas já vivenciou a abertura de uma infinidade de estabelecimentos. Várias empresas se transferiram para outras localidades ou fecharam as portas nesse período. Contudo, a Ferpam e a Borrachas Confiança se mantém ativas e prósperas, como prova viva da longa caminhada de empreendedorismo e ousadia das gerações pioneiras, que contribuíram grandemente para o desenvolvimento socioeconômico do Tocantins.

A bela trajetória do casal Ivan Ricardo e Dr.ª Rosena Mesquita nos mostra um exemplo de sucesso no competitivo mercado de trabalho de Palmas, servindo de referência positiva para as novas gerações de profissionais e empreendedores!

BIBLIOGRAFIA:

ABO - Associação Brasileira de Odontologia. 2015. Nota de Falecimento. Disponível em: https://abo-to.org.br/noticia/nota-de-falecimento/147

ACIPA – Associação Comercial e Industrial de Palmas. 2020. Diretoria da ACIPA. Disponível em: http://acipa.org.br/index.php/diretoria/

ACOMAC-TO – Associação dos Comerciantes de Material de Construção do Tocantins. 2020. Fanpage Facebook ACOMAC-TO. Disponível em: https://www.facebook.com/acomacto/

APPA - ASSOCIAÇÃO DOS PIONEIROS DE PALMAS. 2020. Site Oficial. Disponível em: http://www.pioneirosdepalmas.com.br/

BLOG DA FAMÍLIA NAVES. 2015. Projeto Árvore Genealógica . Disponível em: http://familiaresnaves.blogspot.com/2019_02_08_archive.html

CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas. 2020. Galeria da Diretoria. Disponível em: https://www.cdlpalmas.com.br/diretores.aspx

CLARK, Flávio. 2013. Biografia Empresarial, Política e Institucional de Palmas. Goiânia: Editora XR. 256p.

CLEBER TOLEDO. 2019. Liga Feminina faz tradicional Bazar das Mães com renda para pacientes de câncer. Disponível em: https://clebertoledo.com.br/viver-to/liga-feminina-abre-nesta-5a-tradicional-bazar-das-maes-no-capim-dourado-renda-vai-para-pacientes-carentes-com-cancer/

CONEXÃO TOCANTINS. 2012. 40 empresários do Tocantins embarcam para feira internacional de material de construção. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2012/03/28/40-empresarios-do-tocantins-embarcam-para-feira-internacional-de-material-de-construcao

CONEXÃO TOCANTINS. 2020. Polícia militar recebe 2500 mascaras produzidas por meio de parceria com SENAI e ACIPA. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2020/04/30/policia-militar-recebe-2-500-mascaras-produzidas-por-meio-de-parceria-com-senai-e-acipa

FERPAM. 2020. Site Oficial. Disponível em: https://www.ferpam.com.br/

JUSTOCANTINS. 2012. Nomes para Conselho Empresarial são apresentados ao novo Prefeito de Palmas. Disponível em: https://www.justocantins.com.br/noticias-do-estado-13319-nomes-para-conselho-empresarial-sao-apresentados-ao-novo-prefeito-de-palmas.html

MIPP – Museu da Imagem do Pioneiro de Palmas. 2018. Programa Entre Fatos e Fotos – Entrevista com Ivan Ricardo Nabes Inácio. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QkGRvZGyYuA

O GIRASSOL. 2012. Nomes para Conselho Empresarial são apresentados a Carlos Amastha. Disponível em: http://www.ogirassol.com.br/politica/nomes-para-conselho-empresarial-sao-apresentados-a-carlos-amastha

PIRES, Warner. 2008. Memórias vivas da câmara municipal de Palmas. 1ª Edição. Gráfica e Editora Brilhus: Palmas (TO). 348p.

PORTAL CNN. 2010. Acipa elege nova diretoria nesta terça-feira. Disponível em: http://www.centronortenoticias.com.br/noticia-1882-acipa-elege-nova-diretoria-nesta-terca-feira

PORTAL STYLOS. 2018. CDL Palmas empossa nova diretoria para o triênio 2018/2020. Disponível em: http://www.portalstylo.com.br/noticia-1508547808-cdl-palmas-empossa-nova-diretoria-para-o-trienio-2018-2020

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARINGÁ. 2013. Comitiva de Tocantins conhece o Almoxarifado Central. Disponível em: http://www2.maringa.pr.gov.br/site/index.php?sessao=3dd400de2e553d&id=19875

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS. 2013. Empresários discutem com o prefeito Carlos Amastha demandas do setor. Disponível em: https://www.palmas.to.gov.br/secretaria/desenvolvimento-economico/noticia/9896/empresarios-discutem-com-o-prefeito-carlos-amastha-demandas-do-setor/

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS. 2014. Decreto nº 793, de 20 de junho de 2014. Designa membros para compor o Conselho de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Palmas – CIDEP, e adota outras providências. Disponível em: http://livrozilla.com/doc/1146681/decreto-n%C2%BA-793-2014-de-20-06-2014

SALERA JÚNIOR, G. 2020. Biografia da Bailarina MEIRE MARIA MONTEIRO DOS REIS. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/biografias/6944705

SALERA JÚNIOR, G. 2020. Biografia de JANNAIR ALVES DE SOUZA. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/6941451

SALERA JÚNIOR, G. 2020. Biografia de LUCIÉLIA DE AQUINO RAMOS (Luara Aquino). Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/6944203

SALERA JÚNIOR, G. 2020. Biografia do Empresário HENRIQUE LÁZARO LOPES CARDOSO. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/6859855

SILVA, Valéria Cristina Pereira da. 2010. Palmas, a última capital projetada do século XX: uma cidade em busca do tempo. São Paulo: Cultura Acadêmica. Disponível em: http://www.santoandre.sp.gov.br/pesquisa/ebooks/364880.pdf

SURGIU. 2018. Ferpam comemora 22 anos em Palmas. Disponível em: http://surgiu.com.br/2018/04/28/ferpam-comemora-22-anos-em-palmas/

WIKIPÉDIA. 2020. História do Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Tocantins

WIKIPÉDIA. 2020. Palmas. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Palmas

WIKIPÉDIA. 2020. Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tocantins

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Maio de 2020.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior