ERNEST HEMINGWAY


Ernest Hemingway nascido nos Estados Unidos da América em 21 de julho de 1899 foi parte da comunidade de escritores expatriados de Paris conhecidos como " a Geração Perdida"
Teve uma vida totalmente tumultuada, vários casamentos , divórcios e doenças.
Quase todos seus romances foram experiências vividas e na sua grande maioria foram feitos filmes em Hollywood.
Trabalhou como correspondente de guerra em Madrid durante a Guerra Civil Espanhola.  Nessa ocasião escreveu  "For whom the bell tolls" (Por Quem os Sinos Dobram)
- do romance:" Por quem os  sinos dobram? "    " Ele chora por  todos nós". e nessa resposta colocada pelo autor no seu romance, ele pretende significar a unidade do
mundo, somos um todo e tudo que afeta uma das partes, afeta de um modo ou de outro , todos os demais.  É um drama de guerra, encenado no cinema pela fantástica Ingrid Bergman e Gary Cooper nos papeis principais.
Durante a Segunda Guerra Mundial transferiu-se para Cuba, porém sua vida estava íntimamente ligada à Espanha. Foi toureiro amador e na Primeira Grande Guerra foi motorista de ambulância da Cruz Vermelha. Na Itália apaixonuou-se pela enfermeira
 Agnes Kurowsky e daí surgiu seu romance, também de guerra e amor, " A Farwell to Arms" (Adeus às Armas) também filmado em Hollywood,
Hemingway foi contemporâneo de Ezra Pound, Scott Fitzgerald e Gertrude Stein.
No decorrer de sua vida tumultuada, turbulenta, foi se tornando uma pessoa emocionalmente instável. 
Aos 62 anos já muito doente de hipertensão, diabetes, arteriosclerose, depressão e perda de memória, suicidou-se com a mesma arma que seu pai o havia feito, um fuzil de caça com um tiro na boca. em  2 de julho de 1961.
Todos os personagens de Hemingway defrontam-se  com tragédias, como foi sua vida. A maioria de seus romances foram filmados com atores  mais famosos da época - década de 50 a 60.

Principais obras: 
- E Agora Brilha o Sol - Adeus  As Armas - Por Quem Os Sinos Dobram - O Velho e o Mar e  O Jardim de Eden.

Contos e Pequenas Histórias- (alguns também filmados.)
 - A História de Três Poemas  -  Nosso Tempo  - As Neves de Kilimanjaro (filme)    entre muitos outros.

Bibliografia: Adventures in American Literature de John Gehlmann e Mary Rives Bowman

 
naja
Enviado por naja em 04/11/2007
Código do texto: T723466