Meus 60 anos

Estou planejando uma comemoração daquelas!!! Não um festão, que não tenho dinheiro nem saco para isso, mas uma reunião com gente divertida que curte música, poesia, teatro, para conversar, cantar, brincar e comemorarmos a vida, essa pandemia nos mostrou como a morte está próxima de nós, um dia estamos bem, no outro somos retirados da rotina para uma prisão domiciliar, com risco de pena de mortem caso desobedeça, fomos vendo amigos, conhecidos morrendo um atrás do outro, teatros fechado para sempre, empresas falindo e um governante debochado no poder, nos deixando a deriva num momento em que a seriedade faria a diferença. Por isso hoje após a quarta dose da vacina, e após uma contaminação sem grandes problemas, me sinto com coragem de reunir pessoas queridas para comemorar a minha maior idade, finalmente 60!

Agora posso sonhar em me aposentar e voltar a ser livre, com essa liberdade poder ir ao médico sem ter que pedir pra nenhuma chefe, nem ter que implorar o dia ao médico, que muitas vezes não quer dá, com isso vamos adoecendo lentamente, sem ir ao médico, quero voltar a nadar e dançar balé e sapateado, porque agora fico tão cansada quando retorno do trabalho que só desejo minha cama para dormir e acordar no dia seguinte às 4.30 da manhã para chegar trabalhos às 7h, e ainda tem gente que fala que funcionário público não trabalha. Que raiva que me da, mas nem respondo nada.

Quando muito criança meu pai chegou bêbado no meio da minha festa de aniversário e acabou com ela, quebrou garrafas de refrigerante no bolo, e gritava com a minha mãe, era ciúmes porque ela estava lavando roupa para uns rapazes Vizinhos, até bem pouco tempo eu lembrava disso e chorava muito, hoje finalmente estou relatando o tema e não sinto nada, acho que a minha criança finalmente entendeu que aquele infeliz momento já passou e meu pai me amou muito, nunca me bateu, sempre declarou que era muito orgulhoso de mim, e ele quando confrontado por mim sobre esse dia, respondeu envergonhado que tinha esquecido.

Essa semana uma aluna de 4 anos me relatou que seu pai bêbado bateu muito na sua mãe, na mesma hora outra criança relatou outro fato parecido, escutei a todos e disse pra elas: Infelizmente os pais não se dão conta do quanto estão ferindo suas crianças, falei pra eles esperarem o pai ficar bom da bebida, chamar ele num canto e falar que vocês estão sofrendo com esse comportamento, que sua mãe não merecer ser agredida, que a bebida é um veneno para a família. Disse que estava triste com a dor delas, que eu as amava e que elas podiam contar sempre comigo para desabafar. Fomos brincar porque criança só precisa disso para ser feliz e crescer. Dentro de mim, falei com a menina que eu fui, viu? Isso não aconteceu só com você, 47 anos se passaram e os pais continuam bebendo, batendo nas mães, matando as mães diante dos filhos em nome de um sentimento e de uma força que eles deveriam canalizar para outra coisas, até quando teremos crianças tristes com seus pais?

Por isso eu vou comemorar meus 60 anos para a menina que vive dentro de mim ficar feliz, dessa vez vai dá tudo certo, vamos nos divertir e terminar a festa como se deve, sem brigas, só com abraços de despedidas e um até logo. Vai dá certo porque quem está organizando tudo sou eu.