Nota Biobibliográfica

sobre Cláudio Carvalho Fernandes

 

 

 

Cláudio Carvalho Fernandes

 

Nota Biobibliográfica

 

Cláudio Carvalho Fernandes nasceu às 23h40min do dia 18 de março de 1964, em casa situada na Rua Quintino Bocaiúva Nº 544-S, Centro, em Teresina, no Piauí, estado da região Nordeste do Brasil, América Latina do Sul. Estudou inicialmente no colégio São Francisco de Sales, o Diocesano, e depois em escolas públicas estaduais (maior parte da vida estudantil): Unidade Escolar Lélia Avelino, Unidade Escolar Dom Severino, Unidade Escolar Leão XIII e Unidade Escolar Maria de Lourdes do Rego Monteiro. Concluiu o 2º Grau na Unidade Escolar Meta, em 1982. Prestou vestibular para Teologia, Agronomia, Jornalismo, Computação e Letras, sendo aprovado em todos esses concursos, alguns na Universidade Estadual do Piauí (UESPI - os 2 últimos cursos -) e outros na Universidade Federal do Piauí (UFPI - os 3 primeiros e também o último, este em ambas as universidades -). Cursou Jornalismo pela UFPI, primeira turma, época em que trabalhou em alguns veículos de comunicação da capital piauiense (Jornal da Manhã, Diário do Povo e Rádio Pioneira), sem, no entanto, concluir tal formação. Foi revisor de obras literárias de autores piauienses nas décadas de 80 e 90 e na primeira do século XXI. Ingressou no curso de Licenciatura Plena em Letras, habilitação nas áreas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Portuguesa, também pela UFPI, em 1993, concluindo-o no segundo período de 2002. É poeta e professor de Literatura e Redação, tendo participado de alguns concursos literários em que obteve 1ª, 2ª e 3ª classificações, respectivamente, nos II Concurso Permínio Asfora de Literatura/2002 (NUPEL – Núcleo Piauiense de Estudos da Linguagem, do Departamento de Letras da UFPI); concurso literário Poeta Rubervam Du Nascimento (1997) e Prêmio Torquato Neto de Poesia (2000), este da Fundação Cultural do Piauí (FUNDAC). No final de 2004 lançou, em edição própria, limitada e semi-artesanal, o livreto TEMPOÇAPSE, contendo produções literárias originais (não revisadas) de sua juventude. Participou da coletânea CORREDORES, que reuniu, em 2005, uma amostra dos trabalhos poéticos de ex-alunos dos cursos de Letras e História, da Universidade Federal. Mantém, desde 2001, atividades relativas ao gerenciamento técnico de “sites” culturais e literários, como o LetrasBelasPiaui, sítio de divulgação da literatura de expressão piauiense e brasileira, e o do poeta Elias Paz e Silva, com jornalismo cultural, artes e literatura. Trabalhando em uma de suas vertentes literárias a poesia visual e sintética, tem poemas publicados na Antologia Del’Secchi (volume XV) e 19ª Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos, ambas em 2005, além de contar com participação no livro “Poesia – Concursos Literários do Piauí”, reunião dos trabalhos premiados pela FUNDAC em 2000 (mas somente publicados em 2006, com a data de 2005), em que apresentou o conjunto de poemas denominado “Em quanto encanto enquanto em canto”. Já em 2006, participou também da coletânea “Os mais belos poemas de amor”. Contatos através do serviço de correio eletrônico (“e-mail”) claudioXXXXXXXXXXXXXXXXXXX@XXXXXXX.com.net .

 

 

 

 

© Cláudio Carvalho Fernandes 2007 - 2023.                    

 

 

 

 

Cláudio Carvalho Fernandes
Enviado por Cláudio Carvalho Fernandes em 25/02/2023
Reeditado em 25/02/2023
Código do texto: T7727554
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.