Por uma meia dúzia de Antônios...

...era como se iniciava a chamada alfabética da turma masculina de primeira série ginasial de 1962, hoje já de sexagenária lembrança do Ginásio e Escola Normal Estadual de Pitangui, (GENEP), hoje denominado Colégio Estadual Monsenhor Arthur de Oliveira (CEMAO)...:

Antônio Carlos Lopes Cançado

Antônio Eustáquio Lopes de Freitas

Antônio Leite Valério

Antônio Ramos

Antônio Tarcísio de Oliveira Lemos

Antônio Teixeira Lemos ...

E fiquemos nos Antônios, por hoje, que formavam o pelotão mais numeroso da turma - entre novatos e repetentes - que se compunha de 44 jovens mancebos. Verdade que já havia uns poucos jovens adultos também. Hoje, mais de seis décadas decorridas, se feita a chamada, usando tanto a maviosa voz de Dona Hortênsia, a Professora de Matemática, como a mais grave do José Morato, Mestre de História - e de lê mão, como pilheriaria algum capadócio da época, em razão do fato de ser o Morato um emérito prestidigitador que atraía gente de muitas léguas para além do Sertão Veredas..., a resposta à chamada seria de Valério, o Toninho, de Ramos, nossa versão cabocla de Ralph Valone, e do impagável Dr Tarcísio, o Cacique Babatu...

Antônio Carlos, o Nico, primeiro e maior de todos, Antônio Eustáquio, o Bila, e Antônio Teixeira que, inexplicavelmente escapou à apelidagem compulsória, já nos deixaram, rumo à eternidade eles, e nós, cá na terra, cheios de saudade...

Usávamos todos uniformes de brim cáqui, à semelhança de soldadinhos, armados de pastas, e nosso horário de frequência era o matinal, das sete às onze...

E nosso corpo docente, além dos citados, Hortênsia e Morato, ainda se compunha de Theotista, Longuinho, Zizi, Lenita, Nhanhá, e Nazaré, de longe, a mais bonita...

Ao meio dia é que vinham elas, angelicais, as donzelas ... e quanta maldade nos manterem separados delas...pelo menos até a quarta-série, quando as turmas masculina e feminina se fundiam, e nossas quase certezas românticas tão-somente nos desiludiam...

Será que a seguir, ainda haverá algum alfabético capítulo, ou até aqui, sem Capitu, me capitulo...?

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 10/03/2023
Código do texto: T7736913
Classificação de conteúdo: seguro