AFCHL - Academia de Filosofia e Ciências Humanísticas Lucentina

A AFCHL - Academia de Filosofia e Ciências Humanísticas Lucentina, foi fundada no dia 12 de dezembro de 2013, pelo seu presidente, o jornalista, escritor e psicanalista carioca D. Cláudio Magnus Augustus de Saxe Altenburg Bragança de Lucena.

É uma Instituição Dinástica, um Patrimônio Histórico e Cultural da Real Casa de Lucena, signatária do Pacto Global das Nações Unidas, desde julho de 2014, e NÃO recebe nenhum apoio governamental ou do setor privado. Suas atividades e projetos são mantidos com a colaboração de amigos, voluntários e colaboradores.

Seu lema é: “Promover a Educação Cultural e os Valores Humanos”.

Como signatária do Pacto Global das Nações Unidas, apoia suas 10 metas, entre elas, a defesa dos direitos humanos e a preservação do meio ambiente, visando o desenvolvimento com educação e consciência social, fatores importantes para a sustentabilidade e o bem estar da sociedade.

Também atua na realização de eventos, com a finalidade de prestigiar profissionais e voluntários das mais diversas áreas, através da outorga de Moções e Diplomas, além de outras honrarias, em reconhecimento aos seus méritos e atividades beneficentes.

Para se filiar como Acadêmico Efetivo ou Correspondente, ou para receber um dos seus altos títulos honoríficos, é solicitado o envio de um currículo biográfico, e se aprovado, o interessado quita uma pequena "taxa única de chancela", algo que é comum em todas as academias; porém, todas as demais honrarias são outorgadas gratuitamente. Geralmente, as informações sobre a concessão de honrarias são disponibilizadas no Edital que é publicado pela Academia, de tempos em tempos, para o público interessado.

A Academia Lucentina tem em seu currículo diversas personalidades e autoridades civis, militares e religiosas homenageadas, tanto no Brasil quanto no exterior, principalmente em Portugal, entre estas ilustres figuras públicas estão S.S.A.A.R.R. o Excelentíssimo Senhor D. Duarte Pio de Bragança, o Duque de Bragança, Chefe da Casa Real Portuguesa; e, seu irmão o Infante D. Miguel de Bragança, o Duque de Viseu, ambos, Acadêmicos Beneméritos desta Arcádia. Além de, ter entre seus membros, Acadêmicos Efetivos, Correspondentes, Honoríficos e Beneméritos (tanto no Brasil quanto no Exterior), mas em um número bem modesto, por ser bem seletiva.

Através de suas atividades, realiza ações sociais voluntárias, eventos culturais, cursos livres profissionalizantes, e palestras de conscientização em áreas de interesse público, mediante parcerias com voluntários especializados nas áreas em que atuam.

"A Academia de Filosofia e Ciências Humanísticas Lucentina - AFCHL, é um bastião na promoção da Educação Cultural e na Exaltação dos Valores Humanos". (D. Augustus Bragança de Lucena - Presidente da Academia Lucentina)

Augustus Bragança de Lucena
Enviado por Augustus Bragança de Lucena em 06/07/2023
Reeditado em 26/07/2023
Código do texto: T7830937
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.