Biografia do Administrador FRANCISCO ALMEIDA COSTA

O jovem Francisco Almeida Costa, mais conhecido como “Chiquinho”, representa a nova geração de profissionais que está colocando a Administração e a Gestão Pública palmense num elevado patamar de qualidade e eficiência. Ele é um dos mais conhecidos, competentes e influentes Administradores do Estado do Tocantins!

Graduado em Administração pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), pós-graduado com MBA Executivo em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), habilitado como Perito Judicial em Administração para atuar na Justiça Federal (AJG), Justiça do Trabalho (AJ-JT) e Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO), Mestre em Administração pela Universidade Americana - MUST University, onde recebeu o prêmio de acadêmico do ano de 2021. Tem vasta experiência em empresas, órgãos públicos e SEBRAE, em atividades de direção e gestão, como líder, consultor, palestrante e coach. Participa ativamente do Conselho Regional de Administração do Tocantins (CRA-TO), onde tornou-se o Presidente mais jovem do Conselho. Desde 2021, atua como Superintendente na Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Humano, além de atuar como conselheiro federal suplente no Conselho Federal de Administração (CFA), é presidente do Conselho de Inovação e Desenvolvimento de Palmas (CIDEP) e conselheiro fiscal da Agência de Fomento do Tocantins (FOMENTO-TO).

Sua história se confunde com a de milhares de tocantinenses, que abraçaram os estudos e a qualificação profissional como escada para superar desafios e subir na vida, tornando-se uma valiosa referência para universitários e jovens empreendedores de todo Brasil.

Vale a pena conhecer sua bela trajetória em detalhes.

ORIGEM:

Nasceu em 16/02/1983, no município de Pequizeiro, interior do Tocantins, filho dos agricultores José Ferreira da Costa e Maria de Fátima Almeida Costa. É o quinto de 7 filhos (três mulheres e quatro homens): Luzanira, Luzilene, Jusenilton, Lindaniza, Francisco, Francinildo e Juscimar.

Viveu sua infância e adolescência na fazenda, à beira do rio Bananal, cerca de 18 quilômetro da cidade de Pequizeiro.

Ele, seu pai, sua mãe e irmãos trabalhavam juntos na roça para garantir o sustento da família. Tiraram seu sustento do cultivo da terra e criação de animais. Vendiam leite, queijo, milho, galinhas, porcos, verduras e frutos para ajudar na compra de roupas, calçados e material escolar.

Com o crescimento dos filhos, Sr. José e dona Maria compraram um imóvel na cidade, que seria o ponto de apoio para a família em Pequizeiro. Era uma casinha bem simples, feita de paredes de madeira, chão de barro batido e coberta de palha. A água era de um poço/cisterna. Todos dormiam em redes. Era uma moradia simples, mas que atendia bem o anseio de seus pais, que desejavam ver os filhos completar os estudos e progredir na vida.

Aos finais de semana, Chiquinho retornava para a fazenda, onde matava a saudade dos parentes e, também, retornava a labuta diária na roça.

Ele e seus irmãos estudavam à noite e tinham o dia livre.

Aos 15 anos de idade, o rapaz começou a trabalhar nas fazendas circunvizinhas, pegando “empreitas”, desempenhando atividades diversas, desde roçagem de pasto, capina de lavouras, ordenha de vacas, apascentando rebanho, cortando cana e capim para produção de ração etc.

Chiquinho não recusava uma oportunidade para ganhar dinheiro. Na cidade, ele atuou como servente de pedreiro, capina de lotes e até em serviços de “chapa” (descarregava caminhões).

Viu nos estudos a grande oportunidade em mudar seu destino. Levava um livro didático para o serviço, tanto na roça como na cidade, nos intervalos aproveitava para ler, as páginas do livro ficavam todas manchada de suor.

Todavia, essa dedicação sempre o fez obter as melhores notas da escola, seus boletins apresentam nota 10 em quase todas as matérias que . Ganhou vários prêmios como melhor aluno.

Cursou o 1º e 2º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Bernardo Sayão.

Ao concluir o 3º ano no Colégio Estadual 1º de Junho, Chiquinho estava decidido a deixar Pequizeiro e voar mais alto, indo em busca de novas oportunidades.

MUDANÇA PARA PALMAS:

Em dezembro de 2002, fez a viagem de 250 km até Palmas. Veio aos 19 anos de idade, com o coração cheio de sonhos para recomeçar a vida na jovem capital tocantinense.

Logo que chegou Chiquinho buscou meios de se sustentar. Na capital, os empregos e fontes de renda eram bem diferentes da realidade da pequena Pequizeiro. Assim ele começou a trabalhar como operário em uma cerâmica de telhas e tijolos. E nos finais de semana prestava serviço em lava-jato e como garçom. Inicialmente morou em Taquaralto e no Aureny II.

Ele fez o vestibular na Universidade Federal do Tocantins (UFT) e passou em 1º lugar para o curso de Administração, o que foi motivo de grande comemoração para toda sua parentela e amigos.

Fez um curso de Informática básica para melhorar seu currículo. Assim, conseguiu um serviço de caixa numa pizzaria no centro de Palmas, e em poucos meses foi promovido a gerente do estabelecimento. Foi ali que amadureceu seu estilo empreendedor, aproveitando o espaço da pizzaria, que só funcionava à noite, e sugeriu ao proprietário abrir um restaurante no período diurno. Foram três anos de muita experiencia e aprendizado.

Optou por deixar a gerência da pizzaria, visando cumprir a exigência do curso, que era fazer um estágio. Como visionário, procurou fazer estágio em entidades que mais pudessem contribuir com seu crescimento profissional. No SEBRAE-TO, além de estagiar, fez vários cursos de qualificação. Também estagiou no Conselho Regional de Administração do Tocantins (CRA-TO), onde iniciou sua carreira como presidente do CRA Júnior.

Mesmo trabalhando muito, a prioridade de Chiquinho era sua formação acadêmica. Era um aluno extremamente aplicado, zeloso em suas tarefas e estudos. Teve ótimo aproveitamento na maioria das disciplinas. No final da graduação levou o “troféu de caxias” da turma.

Durante a graduação, Chiquinho começou a namorar sua colega de classe, Weslene Ferreira Soares, com quem se casou em 2010. Sua esposa é Administradora, com MBA em Gestão Empresarial e atua como auditora do Ministério da Saúde. São 19 anos de relacionamento, de muita união e companheirismo. Tiveram uma filhinha, Sofia Soares Costa (nascida em 06/06/2018, mas faleceu em 25/04/2019, com apenas 10 meses de vida) – uma grande perda do casal.

Seu currículo é bem extenso. Foram anos e anos de estudos com o objetivo de me tornar cada vez mais qualificado, visando ocupar cargos importantes que beneficiassem de alguma forma a sociedade tocantinense.

Atuou como Vice-presidente do Conselho de Inovação e Desenvolvimento de Palmas (CIDEP); Avaliador Sênior da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e SEBRAE no Prêmio de Competitividade para MPE’s (nacional e regional) em 7 edições/ciclos; Avaliador do Prêmio SEBRAE Mulher de Negócios pelo SEBRAE-TO; Diretor de Desenvolvimento Institucional e Profissional do CRA-TO; Presidente do Escritório Modelo de Administração da UFT (EMA); Adviser (professor-coordenador) pela Associação Júnior Achievement e IEL; Coordenador Financeiro e Sócio Cultural da República dos Estudantes Universitários de Pequizeiro (REUP), em Palmas.

Em 2019, Chiquinho foi eleito presidente do CRA-TO, no Biênio 2019-2020, quando foram concretizados vários projetos, dos quais vale destacar: Fórum Internacional de Administração (FIA); Carteira profissional digital (eCIP); Energia Solar; Sistema Eletrônico de Informações (SEI); Intensificação da Fiscalização; Aumento do número de registrados (PF e PJ); Plano de Contingência/Resiliência no período pandêmico; Digitalização de todo o acervo; Prêmio CRA-TO; Parcerias/Convênios; Ações estratégicas e comunicação constante junto ao público-alvo; Alteração do web site; Sistema de auto atendimento; Estacionamento da Sede; Programa da Qualidade como o ‘5s’ e, para consolidar a gestão de excelência, o Conselho conquistou a Certificação ISO 9001 ao final de 2020. Importante ressaltar que, mesmo com o advento do período pandêmico, na gestão do biênio 2019-2020 conseguiu aumentar os números de registrados, tanto de pessoas físicas quanto de pessoas jurídicas.

Desde 2021, Chiquinho atua na Prefeitura de Palmas, contribuindo em inúmeros projetos importantes.

A gestão municipal ganha ao tê-lo como líder e gestor. Chiquinho é um profissional com perfil de liderança e visão futurista, com experiência ainda em consultoria empresarial, palestras, coach e no desenvolvimento humano.

Francisco Costa é um Administrador com “A” Maiúsculo. Sua trajetória de vida pessoal e profissional é muito inspiradora, uma verdadeira saga de um interiorano, que veio para a cidade grande e conseguiu, por meio dos estudos e do trabalho honesto, galgar nas escadarias do sucesso.

DEPOIMENTOS:

Logo na sequência estão vários comentários e breves mensagens de Administradores, empresários e amigos que estiveram ao seu lado e acompanharam sua trajetória profissional.

“O Administrador Francisco Costa, mais conhecido como Chiquinho, lutou muito para chegar onde está hoje. Ele veio lá de Pequizeiro, uma pequena cidade do interior do Tocantins, e com muito sacrifício e esforço fez a faculdade de Administração na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Ele foi galgando espaço na área de consultoria em instituições, como o Sebrae, e crescendo também como funcionário público. É um rapaz humilde, batalhador, honesto, competente, que conseguiu chegar no topo máximo da nossa classe. Começou como conselheiro do CRA, diretor do CRA-Júnior, até chegar à Presidência do Conselho. Tem lutado bastante pela valorização da Administração no Tocantins. É alguém que podemos contar a qualquer hora e em qualquer momento!“ Empresário pioneiro Henrique Fragata

“Francisco Costa, o conhecido ‘Chiquinho’, é um Administrador líder da categoria, gente boa e excelente profissional.” Administradora Regina Rodrigues

“Esforçado desde sua época de acadêmico, sempre tentando auxiliar e orientar os colegas. Uma pessoa justa, honesta, carismática, querido e respeitado. Os contatos e conversas que tive foram suficientes para confirmar o que muitos falam dele: ótimo profissional, ético, proativo e de visão holística. Uma pessoa honrada e sempre atento para a necessidade dos outros. Não usa cargo ou posição para passar por cima de ninguém. Ele cresceu por mérito, sem precisar puxar saco ou denegrir terceiros. Um ótimo gestor e líder, que joga um jogo equilibrado e justo. Por onde passo só ouço elogios. Eu tiro o chapéu para o Chiquinho!” Administrador, consultor e palestrante Holdrigde Soares II

“Extremamente dedicado a causas da profissão. Comprometido e bastante profissional. Tem contribuído de forma exemplar com o sistema CFA/CRAs.“ Ex-presidente do CRA-TO e Superintendente da UNIMED-Palmas Eugênio Pacceli

“O administrador Francisco Costa é um exemplo de resiliência. Tem uma belíssima e honrada trajetória de vida. Um estudante inveterado, que conquistou rápido muitas posições com intensa dedicação. O amigo “Chiquinho” faz parte do meu dia a dia, tendo eu muita alegria com seu convívio. Seu jeito atencioso, ao lado da companhia de sua querida Weslane, completam um belo casal de amigos, que estimo muito!” Ex-presidente do CRA-TO e vice-presidente do Conselho Federal de Administração Rogério Ramos

“O Adm. Francisco, conhecido carinhosamente pelos colegas de Chiquinho! Foi meu aluno na UFT, quando iniciou o seu trabalho no CRA-Júnior! Sempre prestativo e dedicado, possibilitou com isso a sua ascensão nos quadros do CRA, como Conselheiro e, depois, Presidente! Toda a sua conquista como profissional de Administração foi em decorrência desta dedicação e competência. Esta é sua marca registrada, que conquistou respeito por todos em nosso segmento profissional.” Prof. Administrador Elion Sarmento Silva

Algumas pessoas têm sangue tipo “A”, outras possuem tipo “B”; há aqueles que têm a união “AB”, e alguns raros são portadores do tipo “O”. Entretanto, eu penso que nas veias do Administrador Francisco Costa flui um tipo de sangue composto por outras letras. Pela sua história e por seu envolvimento com a Administração, só consigo imaginar que seu sangue é do tipo “CRA”, com fator positivo “CFA”.

A trajetória de Francisco Almeida Costa serve de referencial para todos os jovens e os pioneiros que acreditaram e contribuíram para tornar Palmas o que ela é hoje, bem como dignifica seus pares do CRA/CFA e toda a classe de profissionais da Administração que labutam diariamente para conduzir com ética e afinco milhares de empresas, organizações não-governamentais e órgãos públicos em todo Brasil!

BIBLIOGRAFIA:

ADMINISTRADORES.COM. 2019. Palmas sediará XVI Fórum Internacional de Administração. Disponível em: https://administradores.com.br/noticias/palmas-sediara-xvi-forum-internacional-de-administra%C3%A7%C3%A3o

ANDIFES. 2019. UFT firma parceria com Fórum Internacional de Administração. Disponível em: https://www.andifes.org.br/?p=66087

APPA - ASSOCIAÇÃO DOS PIONEIROS DE PALMAS. 2021. Site Oficial. Disponível em: http://www.pioneirosdepalmas.com.br/

BLOG LABORO. 2019. Faculdade Laboro celebra convênio com o Conselho Regional de Administração de Tocantins. Disponível em: https://laboro.edu.br/blog/faculdade-laboro-celebra-convenio-com-o-conselho-regional-de-administracao-de-tocantins-2/

CASSOL, Sadi. 2018. Dos brotos verdes das abóboras ao azul do senado. Gurupi: Editora Veloso, 506p.

CASSOLI, David dos Santos. 2009. Reminiscência. Gurupi: Gráfica e Editora Cometa. 241p.

CDL-Palmas. 2019. CDL Palmas e CRA-TO assinam Termo de Parceria para o Fórum Internacional de Administração. Disponível em: https://cdlpalmas.com.br/noticia.aspx?noticia=c4b05262-076f-4dd2-ad6f-88967b6c4822

CFA – Conselho Federal de Administração. 2019. Empreendedorismo em pauta no XVI FIA. Disponível em: https://cfa.org.br/empreendedorismo-em-pauta-no-xvi-fia/

CFA – Conselho Federal de Administração. 2021. Site Oficial. Disponível em: https://cfa.org.br/

CFA – Conselho Federal de Administração. 2021. Conselheiro federal Francisco Costa é nomeado pela prefeita Cinthia Ribeiro. Disponível em: https://cfa.org.br/82073-2/

CFA – Conselho Federal de Administração. 2021. Professor Iranilson Mota é novo presidente do CRA-TO. Disponível em: https://cfa.org.br/professor-iranilson-mota-e-novo-presidente-do-cra-to/

CLARK, Flávio. 2013. Biografia Empresarial, Política e Institucional de Palmas. Goiânia: Editora XR. 256p.

CONEXÃO TOCANTINS. 2012. CRA-TO promove eleições virtuais. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2012/10/25/cra-to-promove-eleicoes-virtuais

CONEXÃO TOCANTINS. 2019. Diretores de entidades convidam governador Mauro Carlesse para abertura de evento com 3 feiras em Palmas. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2019/09/05/diretores-de-entidades-convidam-governador-mauro-carlesse-para-abertura-de-evento-com-3-feiras-em-palmas

CONEXÃO TOCANTINS. 2019. Prefeita recebe representantes do Forum Internacional de Administração que acontecera em Palmas. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2019/05/03/prefeita-recebe-representantes-do-forum-internacional-de-administracao-que-acontecera-em-palmas

CONEXÃO TOCANTINS. 2019. Vice-presidente do Brasil abrira o Forum Internacional de Administração em Palmas. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2019/09/27/vice-presidente-do-brasil-abrira-o-forum-internacional-de-administracao-em-palmas

CONEXÃO TOCANTINS. 2020. Oportunidade para profissionais do Tocantins se qualificarem ainda neste ano. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2020/12/09/oportunidade-para-profissionais-do-tocantins-se-qualificarem-ainda-neste-ano

CRA-TO – Conselho Regional de Administração do Tocantins. 2021. Site Oficial. Disponível em: https://www.crato.org.br/

CRA-TO. 2019. Lançamento oficial do FIA reúne autoridades e administradores em Palmas. Disponível em: https://www.crato.org.br/lancamento-oficial-do-fia-reune-autoridades-e-administradores-em-palmas/

CRA-TO. 2020. Francisco Costa toma posse como vice presidente da CIDEP. Disponível em: https://www.crato.org.br/francisco-costa-toma-posse-como-vice-presidente-da-cidep/

CRA-TO. 2021. Administrador na WEB. Live com Administrador Francisco Costa – Presidente do CRA-TO. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=skxdCe6DcuI

CRA-TO. 2021. Relatório de Gestão 2019/2020. Palmas, 12p. Disponível em: http://www.crato.org.br/wp-content/uploads/2021/01/01_RELAT%C3%93RIO-GEST%C3%83O-2019-2020.pdf

ECONOMIABR. 2020. CRA-TO conquista a certificação ISO 9001:2015. Disponível em: https://economiabrbrasil.com.br/2020/12/22/cra-to-conquista-a-certificacao-iso-90012015/

FACEBOOK. 2021. FANPAGE CRA Tocantins. Disponível em: https://www.facebook.com/cra.tocantins/

FACEBOOK. 2021. Francisco Costa. Disponível em: https://www.facebook.com/francisco.costa.7121614

FOLHA CAPITAL. 2019. Presidente do CRA participa de Sessão Solene na Câmara dos Deputados. Disponível em: https://www.folhacapital.com.br/portal/noticias/view/9246/presidente-do-cra-participa-de-sessao-solene-na-camara-dos-deputados

FOLHA DO BICO. 2019. Hamilton Mourão abrirá o Fórum Internacional de Administração em Palmas. Disponível em: https://www.folhadobico.com.br/hamilton-mourao-abrira-o-forum-internacional-de-administracao-em-palmas/

FOLHA DO TOCANTINS. 2019. Francisco Costa é o novo presidente do CRA-TO. Disponível em: https://folhadotocantins.com.br/francisco-costa-e-o-novo-presidente-do-cra-to/

FOLHA DO TOCANTINS. 2020. Prefeitura de Palmas e Conselho de Administração do Ceará firmam parceria para viabilizar capacitação. Disponível em: https://folhadotocantins.com.br/prefeitura-de-palmas-e-conselho-de-administracao-do-ceara-firmam-parceria-para-viabilizar-capacitacao/

GUARAI NOTICIAS. 2019. Pela primeira vez, representante do município de Guaraí toma posse como conselheiro do CRA/TO. Disponível em: https://www.guarainoticias.com.br/noticia/pela-primeira-vez-representante-do-municipio-de-guarai-toma-posse-como-conselheiro-do-crato

HALUM, Cézar Hanna. 2008. Municípios tocantinenses - suas origens. Palmas: Gráfica Provisão. 362p.

IBGE. 2021. Pequizeiro (TO). Dados gerais. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/to/pequizeiro.html

INSTAGRAM. 2021. Administrador Francisco Costa. Disponível em: https://www.instagram.com/adm.francisco.costa/

JUSTOCANTINS. 2015. Conselho de Administração do Tocantins realiza 1º Coorgestão. Disponível em: https://www.justocantins.com.br/noticias-do-estado-26543-conselho-de-administracao-do-tocantins-realiza-1-coorgestao.html

JUSTOCANTINS. 2019. Presidente do CRA e conselheiros tomam posse. Disponível em: https://www.justocantins.com.br/noticias-do-estado-49346-presidente-do-cra-e-conselheiros-tomam-posse.html

LINKEDIN. 2021. Francisco Costa. Disponível em: https://br.linkedin.com/in/francisco-costa-10a36833

MOTA, Iranilson Ferreira. 2019. Estudo do perfil empreendedor dos administradores do estado do Tocantins – Brasil. Disponível em: http://revistacientifica.uaa.edu.py/index.php/repositorio/article/view/743

ORLA NOTÍCIAS. 2019. Começa dia 1º Fenepalmas-2019 ira reunir palestras, serviços e soluções inovadoras. Disponível em: https://orlanoticias.com.br/comeca-dia-1o-fenepalmas-2019-ira-reunir-palestras-servicos-e-solucoes-inovadoras

PIRES, Warner. 2008. Memórias vivas da câmara municipal de Palmas. 1ª Edição. Gráfica e Editora Brilhus: Palmas (TO). 348p.

PORTAL ATUAL. 2020. Curso de pratica para Perito Judicial reúne profissionais de diferentes áreas na capacitação. Disponível em: https://www.portalatual.com.br/2020/12/12/curso-de-pratica-para-perito-judicial-reune-profissionais-de-diferentes-areas-na-capacitacao/

PORTAL STYLO. 2019. General Mourão, vice-presidente da República faz palestra em Palmas na próxima terça, 1º. Disponível em: https://www.portalstylo.com.br/noticia-1508559996-general-mourao-vice-presidente-da-republica-faz-palestra-em-palmas-na-proxima-terca-1

PORTAL STYLO. 2020. Conselho de Desenvolvimento Econômico apresenta a nova diretoria. Disponível em: https://www.portalstylo.com.br/noticia-1508563393-conselho-de-desenvolvimento-economico-apresenta-a-nova-diretoria

PREFEITURA MUNICIPAL DE PEQUIZEIRO. 2021. Site Oficial. Disponível em: https://www.pequizeiro.to.gov.br/

SALERA JÚNIOR, G. 2020. Biografia do Empresário Henrique Lázaro Lopes Cardoso. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/6859855

SALERA JÚNIOR, G. 2021. Biografia do Administrador Edson Cabral de Oliveira. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/7270737

SALERA JÚNIOR, G. 2021. Biografia do Administrador Eugênio Pacceli de Freitas Coêlho. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/7298129

SALERA JÚNIOR, G. 2021. Biografia do Administrador Renato Jayme da Silva. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/7277323

SALERA JÚNIOR, G. 2021. Biografia do Administrador Rogério Ramos de Souza. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/7292687

SALERA JÚNIOR, G. 2021. Biografia do Professor Administrador Elion Sarmento Silva. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/7275861

SALERA JÚNIOR, G. 2021. Biografia do Professor Administrador Iranilson Ferreira Mota. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/7174217

SALERA JÚNIOR, G. 2021. Presidentes do Conselho Regional de Administração do Estado do Tocantins (CRA-TO). Disponível em: https://recantodasletras.com.br/artigos/7273747

SEBRAE-TO. 2021. Sebrae no Tocantins. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/to?codUf=24

SECOM-TO. 2019. Governo do Estado apresenta potencialidades do Tocantins a grupo de Conselheiros de Administração. Disponível em: https://www.to.gov.br/secad/noticias/governo-do-estado-apresenta-potencialidades-do-tocantins-a-grupo-de-conselheiros-de-administracao/5bkw3dp9q1wi

SECOM-TO. 2020. Com foco no empreendedorismo, Governo do Tocantins e Conselho Regional de Administração firmam parceria. Disponível em: https://www.to.gov.br/sics/noticias/com-foco-no-empreendedorismo-governo-do-tocantins-e-conselho-regional-de-administracao-firmam-parceria/73fu78d4y796

SECOM-TO. 2020. Secretário se reúne com Conselho Regional de Administração. Disponível em: https://www.to.gov.br/secad/noticias/secretario-se-reune-com-conselho-regional-de-administracao/2d3f6v0iz8rx

SILVA, Valéria Cristina Pereira da. 2010. Palmas, a última capital projetada do século XX: uma cidade em busca do tempo. São Paulo: Cultura Acadêmica. Disponível em: http://www.santoandre.sp.gov.br/pesquisa/ebooks/364880.pdf

TOCANTINS AGORA. 2019. Acipa confirma FENEPALMAS 2019 e entidades convidam governador Mauro Carlesse para abertura de evento em Palmas. Disponível em: https://www.tocantinsagora.com.br/cidades/palmas/acipa-confirma-fenepalmas-2019-e-entidades-convidam-governador-mauro-carlesse-para-abertura-de-evento-em-palmas/

T1NOTÍCIAS. 2010. Enbra começa nesta quarta e apresenta diversas palestras com os maiores nomes na administração. Disponível em: https://www.t1noticias.com.br/minha-opiniao/enbra-comeca-nesta-quarta-e-apresenta-diversas-palestras-com-os-maiores-nomes-na-administracao/28745/

T1NOTÍCIAS. 2015. Encontro de Administradores. Disponível em: https://www.t1noticias.com.br/curtas/encontro-de-administradores/69424/

T1NOTÍCIAS. 2015. Palmas sedia 19º Encontro de Administradores do Estado entre 24 e 26 de setembro. Disponível em: https://www.t1noticias.com.br/estado/palmas-sedia-19o-encontro-de-administradores-do-estado-entre-24-e-26-de-setembro/69920/

T1NOTÍCIAS. 2017. CRA promove palestras na Fenepalmas. Disponível em: https://www.t1noticias.com.br/curtas/cra-promove-palestras-na-fenepalmas/86949/

T1NOTÍCIAS. 2019. Fecomércio em Forum Internacional. Disponível em: https://www.t1noticias.com.br/curtas/fecomercio-em-forum-internacional/104370/

T1NOTÍCIAS. 2019. Fórum Internacional de Administradores é lançado oficialmente na Capital. Disponível em: https://www.t1noticias.com.br/estado/forum-internacional-de-administradores-e-lancado-oficialmente-na-capital/103935/

UNIRG. 2016. Alunos da UnirG visitaram o Conselho Regional de Administração do Tocantins. Disponível em: http://www.unirg.edu.br/noticia/8685/Alunos-da-UnirG-visitaram-o-Conselho-Regional-de-Administra%C3%A7%C3%A3o-do-Tocantins

UNITINS. 2019. Unitins e CRA firmam parceria para a realização do Fórum Internacional de Administração. Disponível em: https://www.unitins.br/nPortal/portal/noticias/detalhes/2480-2019-8-14-unitins-e-cra-firmam-parceria-para-a-realizacao-do-forum-internacional-de-administracao

UNITPAC. 2018. CRA-TO participa de colação da turma de Administração do UNITPAC Araguaína. Disponível em: https://www.unitpac.com.br/noticias/2018/8/1/cra-to-participa-de-colacao-da-turma-de-administracao-do-unitpac-araguaina

VOZ DO BICO. 2019. Conselho Regional de Administração do Tocantins elege nova diretoria para 2019/2020. Disponível em: https://www.vozdobico.com.br/tocantins/conselho-regional-de-administracao-do-tocantins-elege-nova-diretoria-para-2019-2020/

WIKIPÉDIA. 2021. Administração. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Administra%C3%A7%C3%A3o

WIKIPÉDIA. 2021. História do Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Tocantins

WIKIPÉDIA. 2021. Palmas (TO). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Palmas

WIKIPÉDIA. 2021. Pequizeiro (TO). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pequizeiro

WIKIPÉDIA. 2021. Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tocantins

93NOTÍCIAS. 2019. Palmas/TO sediará XVI Fórum Internacional de Administração. Disponível em: https://93noticias.com.br/noticia/43845/palmas-to-sediara-xvi-forum-internacional-de-administracao

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Julho de 2023.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior