Metanalismo cultural: Metanálise Clínica Tridimensional como estilo de vida e a quarta via contra os males do mundo moderno.

Eu sou Yuri Mc Murray, um psicoterapeuta e filósofo brasileiro que desenvolvi a Metanálise Clínica Tridimensional, neste artigo, eu quero explorar alguns dos meus textos publicados no Recanto das Letras, um site de literatura e poesia, bem como expor o meu entendimento e os meus motivos a respeito do tema do metanalismo e mundo moderno, e minha proposta alternativa contra o globalismo. Quero falar sobre o abraço da proposta metanalista ao distributismo e à doutrina social da Igreja Católica, e também quero fazer uma defesa do intuicionismo radical e da metanálise como via para uma vida sem alienações.

O Recanto das Letras é um site que eu conheci há alguns anos e que me encantou pela sua proposta de divulgar e incentivar a produção literária de autores brasileiros. Eu sempre gostei de escrever, desde a infância, mas nunca tive a oportunidade de publicar os meus textos em um lugar onde eles pudessem ser lidos e comentados por outras pessoas. No Recanto das Letras, eu encontrei essa oportunidade e também uma comunidade de leitores e escritores que compartilham do mesmo amor pela literatura.

Eu publiquei no Recanto das Letras alguns textos de diferentes gêneros e estilos. Alguns são biográficos, como o texto Um pouquinho sobre mim, Yuri Mc Murray, onde eu conto um pouco da minha história pessoal e profissional, as minhas influências e as minhas inspirações. Outros são ensaísticos, como o texto Do princípio da Ressonância em 4 eixos: Uma contribuição à Teoria das 12 camadas da Personalidade, onde eu apresento uma das bases teóricas da metanálise clínica tridimensional, que é a ideia de que a personalidade humana é composta por 12 camadas que se relacionam entre si por meio de ressonâncias harmônicas ou dissonantes. Outros ainda são poéticos expositivos, como o texto Analogia da Metanálise Clínica Tridimensional, onde eu faço uma analogia entre a metanálise clínica tridimensional e um veículo, usando a linguagem metafórica e simbólica para expressar alguns conceitos envolvidos nessa metabordagem.

Todos esses textos têm em comum o fato de que eles refletem o meu pensamento filosófico e clínico, que é o intuicionismo radical. O intuicionismo radical é uma corrente filosófica que defende a primazia da intuição sobre os demais modos de conhecimento, como a sensação, a imaginação, o raciocínio e a fé. A intuição é entendida como um modo de conhecimento imediato, direto e profundo da realidade, que não depende de mediações ou interpretações. A intuição é capaz de captar as essências das coisas, as relações entre elas e os princípios universais que regem o cosmos. A intuição é também capaz de gerar insights criativos, inovadores e transformadores, que podem levar a novas descobertas, invenções e soluções.

O intuicionismo radical se opõe ao iluminismo, que é a matriz ideológica do mundo moderno, uma corrente filosófica que defende a primazia da razão sobre os demais modos de conhecimento, como a sensação, a imaginação, a intuição e a fé. A razão é entendida como um modo de conhecimento mediato, indireto e superficial da realidade, que depende de mediações ou interpretações. A razão é incapaz de captar as essências das coisas, as relações entre elas e os princípios universais que regem o cosmos, ela também é incapaz de gerar insights criativos, inovadores e transformadores, sem a intuição, na melhor das hipóteses a razão é uma ferramenta que reproduz conhecimentos já existentes e testa-os, enquanto de quebra, sem considerar propósito, cria colateralmente conhecimentos falsos ou ilusórios.

O iluminismo é a fonte comum do racionalismo, do cientificismo, do progressismo, do pseudo-humanismo, do universalismo e do secularismo, que caracterizam o mundo moderno. Regido por um sistema de dominação baseado na técnica, no consumismo, na alienação e na decadência moral. O mundo moderno nega a primazia do espírito sobre a matéria, a busca da sabedoria e da virtude, a valorização das tradições e das raízes culturais, a vida vocacionada e a possibilidade da redenção.

O metanalismo é uma corrente filosófica que em contraparte se opõe aos males do mundo moderno e no caminho se opõe a alguns projetos e cosmovisões consequenciais, que abordarei em seguida:

## COMUNISMO

O comunismo é uma ideologia nefasta, que sob o pretexto de criar uma sociedade igualitária, sem classes, sem conflitos, sem diferenças, e prometendo um paraíso terrestre, onde todos seriam felizes, livres e fraternos, entrega uma sociedade totalitária, onde o Estado controla todos os aspectos da vida das pessoas, desde a economia até a cultura. Ele elimina a liberdade, a criatividade, a individualidade e a dignidade das pessoas, gera pobreza, miséria, opressão e violência, produzindo um inferno terrestre, onde todos são infelizes, escravos e inimigos.

O comunismo é inimigo do metanalismo, ao ponto que nega a primazia do espírito sobre a matéria, a busca da sabedoria e da virtude, a valorização das tradições e das raízes culturais, a crítica ao relativismo e ao materialismo, e a oposição ao mundo moderno. O comunismo reduz o homem a um mero animal, um mero produto da história, um mero instrumento da revolução, desprezando o verdadeiro homem como imagem e semelhança de Deus, e como portador de uma alma imortal, como sujeito de uma vocação transcendente.

## RELATIVISMO

O relativismo é outra forma sutil e insidiosa do iluminismo, cria uma sociedade caótica e sem acesso aos universais. uma sociedade onde não há critérios para julgar o certo e o errado, o bem e o mal, o belo e o feio. O relativismo elimina também a razão, a consciência, a responsabilidade e a autoridade. Gera confusão, desordem, corrupção e decadência, produz vazio existencial, homens indiferentes, cínicos, niilistas. O relativismo é inimigo do metanalismo, pois nega a primazia do espírito sobre a matéria, a busca da sabedoria e da virtude, a valorização das tradições e das raízes culturais, reduz o homem a um mero espectador, um mero consumidor, um mero hedonista. Despreza o homem como portador de uma inteligência capaz de conhecer a verdade, como portador de uma vontade capaz de praticar o bem, como portador de uma fé capaz de adorar a Deus.

## MATERIALISMO E CONSUMO

O materialismo é uma das formas mais grosseiras e limitadas do iluminismo. Defende que a matéria é a única realidade existente, que tudo pode ser explicado pela física, pela química e pela biologia, que nada transcende os sentidos, a experiência e a observação, negando a existência de Deus, da alma, do espírito, do livre-arbítrio, da moral, da arte, da beleza, o materialismo reduz o homem a um mero corpo, um mero organismo, um mero fenômeno. Enquanto o consumismo, seu filho imediato, cria uma sociedade viciada em consumo, onde as pessoas são tratadas como números, e os meios essenciais para a vida são tradados como mercadoria para ser trocada.

O consumista aliena-se na ideia de que a felicidade humana depende do consumo de bens materiais, e que o valor das pessoas se mede pela quantidade e pela qualidade dos objetos que possuem, que o sentido da vida se resume à satisfação dos desejos e das necessidades. O consumista estimula a produção em massa, o desperdício de recursos, a obsolescência programada, a publicidade manipuladora.

Materialismo e o consumismo são inimigos do homem maduro, pois negam a primazia do espírito sobre a matéria, a busca da sabedoria e da virtude, a valorização das tradições e das raízes culturais, empobrecem o homem em sua dimensão espiritual, intelectual e moral, alienam o homem de sua verdadeira natureza, de sua verdadeira vocação, de seu verdadeiro destino. São duas correntes que arrastam para o abismo da ignorância, da imoralidade e da infelicidade. Abraçar a Metanálise Clínica Tridimensional, é metodicamente rejeitar a despersonificação, incluindo rejeitar os ardis de um ego individualista, em nome de ser homem completo e pleno.

O metanalismo defende a primazia do espírito sobre a matéria, a busca da sabedoria e da virtude, a valorização das tradições e das raízes culturais, resgata os princípios universais da metafísica clássica e da tradição cristã. É um manifesto de empoderamento e autonomia do homem e simultaneamente um novo humanismo, ele propõe uma alternativa ao globalismo, aos projetos de poder que visam à hegemonia mundial, mas que compartilham da mesma matriz ideológica: o iluminismo. Estabelece como meta uma quarta via, baseada na primazia do espírito sobre a matéria, na busca da sabedoria e da virtude, na valorização das tradições e das raízes culturais, na crítica ao relativismo e ao materialismo, na libertação à partir do indivíduo vocacionado e da rejeição metódica da alienação.

O metanalismo abraça o distributismo e a doutrina social da Igreja Católica, defendendo a distribuição equitativa da propriedade e dos meios de produção entre as pessoas, em oposição ao capitalismo e ao socialismo. Defende a promoção da justiça social e da dignidade humana, em consonância com os ensinamentos de Cristo e da Igreja. Essas duas propostas são compatíveis com a metanálise clínica tridimensional, pois valorizam a primazia do espírito sobre a matéria, a busca da sabedoria e da virtude, a valorização das tradições e das raízes culturais, a crítica ao relativismo e ao materialismo, e a oposição aos males do mundo moderno.

A metanálise clínica tridimensional é uma metabordagem terapêutica que se baseia no intuicionismo radical, na cosmogonia do desenvolvimento, na teoria do duplo impulso germinal, e no noodiagnóstico. Ela propõe uma visão integrada e holística da realidade, considerando os aspectos emocionais, mentais e espirituais que afetam a saúde mental. Ela utiliza a intuição como uma ferramenta para acessar informações sutis e insights profundos que transcendem a lógica racional e a ciência. Ela busca promover uma compreensão mais profunda e imediata das questões que envolvem a saúde mental, bem como uma abordagem mais humanizada e efetiva para o processo de cura. Também busca ajudar as pessoas a se libertarem das alienações impostas pelo mundo moderno e pelo iluminismo, resgatando o seu potencial criativo, inovador e transformador.

Eu defendo o intuicionismo radical e a metanálise como via para uma vida sem alienações porque eu vivi na pele os males causados pelo mundo moderno e pelo iluminismo. Eu sofri de depressão severa, crises existenciais, conflitos familiares, problemas financeiros, falta de sentido na vida. Eu me sentia perdido, vazio, angustiado. Eu não encontrava respostas nem soluções na razão ou na ciência. Foi quando eu conheci a obra do professor Olavo de Carvalho, que me apresentou o intuicionismo radical e o metanalismo. Foi quando eu criei a metanálise clínica tridimensional, que me ajudou a me curar desses males.

Hoje, eu quero compartilhar essa experiência com você, leitor e convidá-lo a conhecer a Metanálise Clínica Tridimensional, a ler os meus textos aqui no Recanto das Letras. Eu quero ajudá-lo a se libertar das alienações que o contexto lhe impõe, a resgatar o seu potencial criativo, inovador e transformador, a viver uma vida sem alienações. Eu espero que você goste deste artigo. Se você tiver alguma dúvida ou comentário, por favor, me escreva. Ficarei feliz em conversar com você.

Yuri Mc Murray
Enviado por Yuri Mc Murray em 16/08/2023
Código do texto: T7863003
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.