Sérgio Moro

Sérgio Fernando Moro é um renomado jurista e ex-juiz federal, conhecido por ser o responsável pela operação Lava Jato, um dos maiores escândalos de corrupção da história do Brasil.

Nascido em 1º de agosto de 1972, na cidade de Maringá, no estado do Paraná, dedicou sua carreira à luta contra a corrupção e à aplicação da justiça. Formado em direito pela Universidade Estadual de Maringá, em 1995, possui mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Paraná, nas áreas de direito do Estado e de direito processual penal.

Sua carreira como juiz federal teve início em 1996, quando foi aprovado em um concurso público para o cargo. Trabalhou em diversas varas criminais, adquirindo experiência e conhecimento sobre os procedimentos judiciais. No entanto, foi a partir de 2014 que sua carreira ganhou destaque nacional e internacional.

Como juiz responsável pelos julgamentos da Operação Lava Jato, teve uma atuação firme e imparcial na condução dos processos que investigaram uma vasta rede de corrupção envolvendo políticos, empresários e empreiteiras. Sua postura combativa e sua determinação em levar os culpados à justiça ganharam o apoio da população brasileira, que viu na Lava Jato uma esperança de mudança para o país. Ao longo de sua atuação na Lava Jato, condenou centenas de pessoas, incluindo importantes figuras políticas, como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em 2018, Moro decidiu deixar a magistratura para assumir o cargo de ministro da Justiça no governo do presidente Jair Bolsonaro. Após algum tempo no cargo, decidiu deixar o governo, alegando a interferência política na Polícia Federal. Após sua saída do governo, passou a se dedicar à advocacia e ao trabalho como consultor jurídico. Seu legado como juiz da Lava Jato é inegável, tendo sido reconhecido não só no Brasil, mas também internacionalmente. Sua atuação corajosa e incansável no enfrentamento à corrupção o transformou em uma figura emblemática do sistema judicial brasileiro e um exemplo de integridade e compromisso com a justiça. Em 2022, foi eleito senador da República pelo seu estado e tem firme e corajosa atuação no combate à corrupção.

Darlan Torres
Enviado por DarlanTorres em 23/08/2023
Código do texto: T7868081
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.