Trajetória do Radialista Célio Carlos Machado

Por, Célio Carlos Machado (*)

Revisão e adendos: Nemilson Vieira de Morais (*)

"É justamente a possibilidade de realizar um sonho que torna a vida interessante". — Paulo Coelho

Antenor Júlio e Geralda Genésia são os pais do radialista Célio Carlos Machado. Nascido no Hospital Coração de Jesus, em Campinas, Goiânia (GO), em 4 de agosto de (1973). — Que, completou no início desse mês, (50) anos de história.

Na Escola Municipal Jesuína de Abreu, no Parque Amazônia, Goiânia. Iniciou seus estudos primários. E no Colégio Dom Abel, Setor Pedro Ludovico Teixeira, nessa mesma capital, conclui o Ensino Médio.

Em 2002, concluiu o seu curso de radialista. Pelo Sindicato dos Radialistas do Estado de Goiás e Tocantins (SINDICOM).

E conseguiu (o tão sonhado) registro de Jornalista, junto à Delegacia Regional do Trabalho.

Do primeiro matrimônio de Célio Carlos com Claudia Rosa ,em (1993) tiveram dois filhos: Renato Henrique e Rodrigo dos Santos.

Do matrimônio atual, com Lucilene Pereira, em (2010) não tiveram filhos.

Desde criança, Célio era um apaixonado pelo rádio...

Na sua tenra idade, já embarcou em ônibus para visitar as emissoras de rádios da capital goiana. Desejava ardentemente conhecer, mesmo de longe esses profissionais da comunicação.

Nas tentativas que fez nesse sentido, teve sucesso: conseguiu observar mesmo à distância, pelas vidraças dos estúdios, alguns locutores. — Frente aos microfones, em seus postos de trabalhos. Maravilhado com o que viu focou ainda mais no seu sonho de menino...

Em (1997), trabalhou com locuções, no Supermercado Galeão, Setor Cidade Livre. — Aparecida de Goiânia.

O segundo passo profissional aconteceu em (1998), ao ingressar na Rede Bretas de Supermercados, como locutor.

— Inicialmente (por alguns meses) trabalhou numa unidade do Bretas do Buritis Shopping, em Aparecida de Goiânia. E posteriormente remanejado para o Bretas do Goiânia Shopping, Setor Bueno, capital.

O inusitado aconteceu: o radialista José Carlos Lopes, um dos nomes mais influentes da imprensa esportiva de Goiás, fora pessoalmente ao seu posto de trabalho para sugeri-lo a fazer um teste na "Rádio Jornal de Goiás."

No tocante à sugestão do radialista famoso, Célio não pensou muito e submeteu-se ao teste; como plantonista esportivo.

Uma vez aprovado, e apto ao desempenho da nova função assumiu o trabalho na dita Rádio Jornal de Goiás. — Onde permaneceu por todo o ano de (1998).

Em 1999, noutra solicitação fora trabalhar na equipe de esportes da Rádio Aliança AM1090. E, permaneceu por lá como plantonista esportivo de (1999 a 2001).

Em (2001) da mesma forma: convidado, ingressou na Rede Brasileira de Esportes (RBE). — A maior emissora esportiva da época.

Nela, trabalhavam grandes profissionais da imprensa esportiva. Como: Edson Rodrigues, Adolfo Campos, Ricardo Lima, Roberto Sampaio, José Carlos Lopes, Mané de Oliveira, Cacau, entre tantos outros conceituados nomes da imprensa local e, correspondentes; como Juarez Soares e Milton Neves.

Na (RBE) em (2001), inicialmente, desempenhou suas atividades como plantonista esportivo.

No ano seguinte (2002), fora remanejado ao setor de reportagens. E trabalhou como setorista, nos clubes: Vila Nova, Goiás e Atlético. Em atuações como repórter. — Permaneceu nessa função laboral, na (RBE) até 2005.

Com a carreira de repórter consolidada, Célio galgou voos maiores: ingressou como tal, nas rádios: Brasil Central, CBN e Bandeirantes 820.

Trabalhei no Serra Dourada Esportes, pela TV Serra Dourada, em 2007 até outubro de 2016 ( 10 anos ). Conciliando seus trabalhos da TV com os do rádio; em grande parte desses anos.

Certo dia de outubro de 2016, chegamos cedo para trabalhar e o patrão comunicou-nos que não teria mais o dito programa (Serra Dourada Esportes). Que, não seria possível fazer o pagamento do pessoal demitido, naquele instante. — E orientou-nos a procurar a Justiça...

Diante dessa situação (caótica) que pegou a todos nós de surpresa, tive que 'pular' muito: para trabalhar o mais rápido possível. E assim, poder arcar com os meus compromissos financeiros, do cotidiano...

Em (2017), o prefeito de Lavandeira, região sudeste do Tocantins, Roberto César, precisou contratar um profissional da comunicação, com experiência...

Como a minha esposa é natural dessa cidade, e nesta, ainda há familiares seu, fui indicado por ela a essa ocupação.

Com a entrevista de emprego do radialista Célio Carlos, com o próprio Gestor Municipal de Lavandeira, realizada, em fevereiro de (1917), o contrato (entre as partes interessadas pôde ser assinado).

No mês seguinte (março), Célio iniciou seu mais novo trabalho na cidade de Lavandeira...

Criamos o "Canal de Notícias Sudeste" no YouTube e ali começamos a postar as matérias da cidade...

A ideia era ficar uns 6 meses e voltar para casa (Goiânia), mas o trabalho foi tão positivo, tão bem aceito, que os prefeitos das cidades vizinhas, me convidaram a prestar meus serviços de comunicação...

— Em Novo Alegre e Combinado. Desta forma, num apoio mais abrangente de gestores e da comunidade... resolveu ficar mais tempo na região.

Em março deste ano (2023), completou 6 anos que estou aqui na região sudeste do Tocantins.

Agora, consegui (com muita luta) construir o estúdio de gravação e, assim poder gravar com as autoridades e demais cidadãos de nossa região. — Numa prestação de serviços com muito mais qualidade.

Em 2024, temos Eleições Municipais, e ficamos na expectativa: se vamos ou não, ser procurados pelos novos gestores, para continuarmos com o nosso trabalho por aqui. Ou se vamos retornar para Goiânia. — Onde tudo começou.

O Futuro a Deus pertence. 🎙️🎙️

*Célio Carlos Machado:

radialista/repórter/apresentador/YouTuber (25:8:23).

*Nemilson Vieira de Morais, Gestor Ambiental/Escritor/ Acadêmico Literário.

Nemilson Vieira de Morais
Enviado por Nemilson Vieira de Morais em 31/08/2023
Reeditado em 01/09/2023
Código do texto: T7874921
Classificação de conteúdo: seguro