Sílvio Romero

Sílvio Vasconcelos da Silveira Ramos Romero, conhecido como Sílvio Romero, nasceu em 21 de abril de 1851, em Lagarto, Sergipe. Foi um importante poeta, filólogo, ensaísta, crítico literário e sociólogo brasileiro, considerado um dos maiores representantes do movimento pré-modernista no país. Estudou no Colégio Atheneu Sergipense, onde teve seu primeiro contato com as letras.

Aos 17 anos, mudou-se para Recife, em Pernambuco, para cursar Direito. Durante seus estudos, envolveu-se com o movimento intelectual da época e fez amizades importantes, como Tobias Barreto, outro sergipano, que se tornaria um dos maiores influenciadores de sua obra.

Sílvio Romero foi um intelectual ativo, preocupado com questões sociais e políticas do seu tempo. Participou do movimento abolicionista e chegou a ocupar cargos públicos, como deputado e professor universitário. Sua visão crítica e sua busca pela renovação da literatura e da cultura brasileira o tornaram um importante nome no cenário intelectual do período.

Faleceu em 18 de junho de 1914, deixando um legado de escritos importantes para a literatura e a cultura no Brasil. Sua contribuição teórica e crítica ainda são estudadas e valorizadas por pesquisadores e estudantes dentro e fora do país, consolidando-o como um dos grandes pensadores brasileiros. Seu trabalho mais conhecido foi "Últimos Arpejos" (poesias), em 1883.

Darlan Torres
Enviado por DarlanTorres em 31/08/2023
Reeditado em 01/09/2023
Código do texto: T7874951
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.