DOIS POEMAS, DUAS ROSAS CINTILANTES: A História de Belarmino e Zulmira

OS PIONEIROS

“A vida dos mortos está na memória dos vivos”.

Cícero

Quando principiei escrever este livro, cujo objetivo estava centrado na história do casal, Belarmino e Zulmira, não possuía a pretensão de ir além de suas notas biográficas. Contudo, com o passar do tempo, tendo os caminhos se alargados e as percepções amadurecidas, conseguimos ampliar esta dissertação incluindo um pouquinho do universo vivido por alguns de seus antecedentes. Isso fez com que o trabalho ficasse robusto e mais completo.

Belarmino e Zulmira foram os responsáveis por assentar nas terras banhadas pelo rio Cajaraí, a pedra fundamental que fez florescer, em pleno coração da Amazônia, o ramo genealógico da “Família Lins” em Fonte Boa. Daí o título sugestivo de “Os Pioneiros”, que além de figurar na capa, abre a apresentação deste capítulo.

O conjunto de circunstâncias que ajudou a conduzir os personagens protagonistas de nossa história, até aquele lugar, se deu a partir de dois momentos que se cruzaram. A princípio, os processos migratórios cingidos no decorrer de suas vidas. Enquanto ele, oriundo do Ceará, e ela, cuja família, originária de Portugal, havia se estabelecido no Nordeste brasileiro (Russas, Ceará), e depois na região do atual território do Acre, acabaram por convergir ao mesmo destino, Fonte Boa. Simultaneamente a esse encadeamento transmigratório, une-se a conjuntura histórica do “primeiro ciclo da borracha”, ocorrido no final do século XIX e início do século XX.

Todavia, até que essas duas rosas reluzentes de nossas histórias terminassem de tecer os fios do tronco genealógico apresentado, uma série de outros cenários surgiram no bojo dos contextos.

Do mesmo modo veremos como apareceram outras ramificações dos “Lins” interligados ao Clã da pequena vila de Milagres, no Ceará. Observaremos como algumas delas sofreram o abandono dos “sobrenomes originais” ligados às suas ascendências genealógicas, ou por erros de registro ou perda natural, como exemplo, a prática das mulheres assumirem o sobrenome do marido, o que não implicou de forma alguma, na perda das raízes de seus ramos familiares.

Por fim, lugares e situações diferentes que se transpuseram no mesmo espaço fizeram com que as duas histórias se reunissem para tornar-se única: a de nossa família. Da mesma maneira esperamos ser prazeroso poder aqui conhecê-la, tanto quanto nos é fazer parte dela.

Continua...

LINS, Eylan Manoel da Silva. OS PIONEIROS: raízes da Família Lins no Município de Fonte Boa, 2023

Eylan Lins
Enviado por Eylan Lins em 05/10/2023
Código do texto: T7901772
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.