“A melodia é a parada!!!” - Fernando Caneca

A vida vez por outra nos brinda com gratas surpresas.

Ontem, no aniversário do querido Amarildo, realizado no boteco Botafogo, localizado entre a Backer e Lopes Trovão, tendo o glorioso estádio Caio Martins como pano de fundo, tive a honra de conhecer FERNANDO CANECA, mais conhecido simplesmente como Caneca, músico de alto nível que já se apresentou com grandes nomes da MPB. Dividir o palco/estúdio com Maria Gadú, Caetano, Cássia Eller, Arthur Maia, Simone, Lenine, Carlos Malta, Leo Galdeman, Marti’nália, Roberta Sá, Paulinho Moska, Pedro Luís, entre tantos outros, é só pra quem pode. E ele pode.

Nosso papo foi um verdadeiro passeio pelos bastidores do cenário musical, assunto pelo qual tenho enorme interesse. Me ofereceu uma nova perspectiva para compreender melhor a arte, olhando dessa vez sob o prisma dos personagens diretamente envolvidos. É o velho espírito pesquisador que nessas horas surge para analisar com lupa o gênero humano e suas múltiplas manifestações, dentre elas a nutritiva música. Realmente foi interessante ouvir a narração de uma fonte que trata célebres músicos pelo nome próprio, e não pelo artístico. Chico, Cássia, Adriana, Arthur, Maria, por exemplo, são citados como velhos amigos de estrada.

Falamos sobre músicas na atualidade, primórdios da MPB com Chiquinha e Calado, influência de Vila Lobos, mercado fonográfico e streaming, particularidades de compositores e letristas ( aliás, sobre o tema letrista x compositor concordamos em tratar como termos sinônimos), excentricidades de artistas, perrengues de shows, adversidade/sofrimento como fator necessário para compor e, claro, amores, sem o qual o artista nenhum consegue verdadeiramente se expressar.

Uma conversa mais prolongada, em razão das circunstâncias, ficou infelizmente adiada. Um próximo encontro já ficou mais ou menos acertado para prosseguirmos no papo. Dessa vez, num ambiente mais propício ao desenvolvimento das ideias e com a pluralidade da participação de outros amigos. Talvez (assim anseio) até sejamos contemplados com uma palhinha.

Até lá, caro Caneca!

Ps1: O texto foi originalmente postado em rede social. Na ocasião, a postagem foi acompanhada de fundo musical.

Ps2: o solo da música que acompanhou a postagem foi feito por Caneca no show do Arthur Maia e pode ser conferido no link

https://youtu.be/w6IG3jSjByU

Ps3: Mais detalhes sobre a vida e obra do artista na página https://www.fernandocaneca.com/

Guilherme Lino
Enviado por Guilherme Lino em 16/11/2023
Código do texto: T7933073
Classificação de conteúdo: seguro