Biografia do Pastor Batista JOSÉ DE MELO NETO

José de Melo Neto é um dos mais conhecidos e respeitados pastores evangélicos do Estado do Tocantins. Carismático, irreverente e extremante ativo, ele completou em 2023 uma década à frente da Igreja Batista Ebenézer, mais conhecida como IBE, localizada na terceira maior cidade tocantinense, Gurupi, onde tem liderado um impactante movimento social e evangelístico.

Logo a seguir estão reunidos alguns detalhes da trajetória desse importante líder religioso.

ORIGEM:

José de Melo Neto é natural de João Pessoa, Estado da Paraíba, filho do pastor batista Arão Lemos Neves (23/05/1955) e da professora Elenice Maria de Melo (01/06/1956).

Seu pai, Arão Neves, é natural de Patos, que é a terceira maior cidade da Paraíba (atrás de João Pessoa e Campina Grande), considerada um polo econômico do sertão paraibano, localizada a cerca de 308 km da capital.

Sua mãe, Elenice Melo, pertence a uma grande família pessoense, com muitos irmãos, tios, primos, sobrinhos e agregados. Ela estudou no tradicional Colégio Marista Pio X, situado à Praça da Independência, no Bairro Tambiá. Cursou faculdade de Pedagogia na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Seus pais se casaram, em 04 de novembro de 1978, na Igreja Batista em João Pessoa-PB, e tiveram três filhos: José de Melo Neto (31/12/1979), Tiago Filipe de Melo Lemos, que também é pastor batista (05/10/1982) e Arão Júnior Lemos Neves, músico e educador físico (12/11/1983).

José Neto e seus irmãos estudaram em escolas locais e frequentavam a Igreja Batista, que era liderada por seus pais.

Formou-se em Teologia no Seminário Batista e casou-se com a pastora Jane Gladys de Sousa Melo, filha de João e Janete Sousa. Dessa união, tiveram três filhas: Melissa, Rebeca e Isabela.

O ministério pastoral de José Neto e Jane Gladys iniciou em 2000, na Igreja Batista de João Pessoa-PB.

VINDA AO TOCANTINS:

Em 2009, eles aceitaram o convite para atuarem em Palmas – Tocantins, pastoreando a Igreja Batista Getsêmani, uma das maiores denominações tocantinenses ligadas à Convenção Batista Nacional (CBN). Além de forte trabalho social, a igreja atua no ensino religioso por meio do Seminário Teológico Getsêmani – STEG. Foram quatro anos de trabalho intenso, aprendizados, conquistas e construção de muitas amizades.

MUDANÇA PARA GURUPI

Em 2013, os pastores José Neto e Jane Gladys foram chamados por Deus para um grande desafio. Eles deveriam deixar a capita e seguir em direção ao interior, mais precisamente ao sul do Tocantins.

Em 28 de dezembro de 2013, o casal de pastores José de Melo Neto e Jane Gladys de Sousa Melo deixou Palmas e mudou-se para a “Capital da Amizade”, como Gurupi é apelidada carinhosamente.

A posse do casal foi em 1° de janeiro de 2014, numa cerimônia intimista e acolhedora, que contou com a presença de membros antigos, como a família do empresário Belchior Guimarães. Nessa época, a membresia da IBE era pequena, com cerca de 35 pessoas em média frequentando os cultos.

Pastor José Neto chegou cheio de entusiasmo e ideias e, em pouco tempo, foi implantando projetos que mudaram a cara da Igreja. Sob sua direção, Deus trouxe uma nova visão, a Igreja em Células na visão “Modelo Discipulado Apostólico” (MDA), onde é possível à Igreja local ganhar multidões para Jesus sem deixar de cuidar bem de cada cristão, é o modelo de discipulado um a um em ação.

“Nosso lema é amor e cuidado. Estamos cumprimento uma ordenança de Jesus, que está em Mateus 28:19, para não apenas ganhar vidas, mas através do discipulado fazer com que essas vidas permaneçam nos caminhos do Senhor”, explica pastor Neto.

Assim foram criadas várias células, onde diversos grupos (crianças, jovens, casais etc.) realizam encontros semanais em casas para compartilhar sobre a Bíblia. Realizam ação social e tem o lema de amor e cuidado, onde se preocupam em acompanhar vidas em processo de transformação em Deus. Atualmente, são aproximadamente 35 células, distribuídas em vários bairros e cidades vizinhas.

A Igreja Batista Ebenézer ampliou as relações com as demais igrejas evangélicas, por meio da Aliança dos Ministros Evangélicos de Gurupi (AMEG), que reúne os principais pastores e líderes com objetivo de fortalecer as ações do povo de Deus na transformação social/espiritual da sociedade gurupiense.

A IBE fortaleceu suas estratégias de evangelismo e divulgação da programação através das mídias sociais e internet, passando a interagir mais fortemente com a camada mais jovem da comunidade.

Os membros e líderes da IBE colaboram e estão presentes em todas as edições da Marcha para Jesus - evento de cunho religioso interdenominacional que reúne milhares de pessoas para celebrar e agradecer as bênçãos divinas.

Em 2019, Pastor José Neto, dirigido pelo Espírito Santo, promoveu uma mudança radical. A IBE mudou-se para outro endereço, bem mais espaçoso, pois o templo antigo não estava comportando a chegada dos novos membros e visitantes.

Quem visitava o novo templo da IBE se impressionava pela amplitude do salão e pela decoração inusitada, as paredes todas pretas, a primeira nesse estilo em Gurupi. Os líderes explicaram essa escolha:

“As paredes são pretas porque gostamos da cor preta assim como existem paredes brancas, azuis, rosas e amarelas. Nós escolhemos o preto também pela elegância que ele traz nas fotos e vídeos que produzimos. Foi o nosso Deus quem criou todas as cores, e o mais importante de tudo é que temos conosco a presença poderosa do Senhor em nosso templo e o que nos respalda são as vidas que têm entrado lá todas as semanas e saído com suas vidas transformadas e libertas.”

Nesse novo espaço, melhor adaptado e mais tecnológico, os Ministérios da IBE cresceram e se fortaleceram.

O Ministério Kids passou a envolver mais voluntários no atendimento especializado de crianças e pré-adolescentes. Na nova sede da IBE, esses pequeninos adoradores de Deus têm recebido atenção especial, com amor e dedicação, em salas especialmente preparadas e com todo conforto, nos cultos celebrados aos domingos às 17:00 e 19:30 horas.

O Ministério Face a Face realiza retiros, com duração de 3 dias, onde o participante tem uma experiência tremenda com Jesus, para consolidação da sua fé e espiritualidade.

São inúmeras as ações de cunho social e assistencial promovidas pela IBE para atender comunidades carentes de Gurupi e outras cidades vizinhas.

Em 2019, quando a Venezuela estava passando por grave crise econômica e humanitária. Pastor José Neto promoveu arrecadação de fundos e montou uma caravana de líderes e empresários para levar ajuda ao povo venezuelano. Foi uma experiência incrível de solidariedade e intercâmbio.

Outro ponto de destaque é a liberalidade e compromisso dos membros da IBE por meio de ofertas para auxiliar financeiramente Missões Mundiais.

Em 2021, seus pais, pastores Arão e Elenice Melo, vieram da Paraíba e juntaram à IBE, unindo as duas gerações que se dedicam ao ensino, discipulado e propagação do amor de Deus.

A Igreja Batista Ebenézer, IBE em Células, é uma das mais antigas e conhecidas igrejas vinculadas a Convenção Batista Nacional (CBN) que estão espalhadas por dezenas de municípios do Estado do Tocantins.

Seus membros têm presença constante nos eventos realizados pelos batistas nacionais no Estado do Tocantins. Sua juventude animada não perde uma oportunidade para viajar e partilhar momentos de comunhão e aprendizado da Palavra de Deus em outras localidades.

Por tudo isso, pastores José Neto e Jane Gladys têm sido convidados para participar de congressos e eventos evangelísticos em outros Estados para compartilhar as conquistas e maravilhas que Deus tem realizado por meio da IBE.

Humildade, dedicação ao próximo, ousadia, coragem, quebra de tabus, alegria contagiante, liderança forte, fé, amor sincero, compromisso com o Reino de Deus, são muitos os adjetivos que estão presentes na biografia desse casal abençoado.

TÍTULO DE CIDADÃO GURUPIENSE:

No dia 11 de dezembro de 2023, uma bela cerimônia foi realizada na Câmara de Vereadores de Gurupi. Na ocasião, o pastor José de Melo Neto recebeu a Outorga de Título Honorífico de Cidadão Gurupiense. A homenagem foi uma iniciativa do vereador Rodrigo Maciel.

A noite foi recheada de emoções. O plenário da Câmara ficou pequeno para tantos espectadores. Membros da igreja, familiares e autoridades marcaram presença durante a homenagem.

“Em 2013, viemos liderar a IBE. Foi um desafio novo dado por Deus, pois quando chegamos a igreja tinha uma membresia pequena. Atualmente, a Igreja tem mais de mil membros, tem programação para diversos públicos, entre crianças, adolescentes, jovens, adultos, casais, entre outros. Além de um trabalho social forte que tem ajudado muitas famílias.”

“Agradeço a minha esposa, a pastora Jane. Esse título não é só meu, mas é nosso. Estamos trabalhando por uma cidade que Deus está nos entregando. Agradeço a família IBE. Agradeço meus pais, Arão e Elenice, que hoje estão aqui conosco. Que Deus abençoe a todos”, discursou cheio de emoção pastor José Neto.

A IBE, sob a liderança do pastor José Neto e Jane Gladys, tornou-se um admirável exemplo de Eclésia Cristã, que leva muito a sério os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, fazendo a diferença em sua comunidade, a bela cidade de Gurupi, e indo além, sendo atuante em nível nacional e até internacionalmente, bem como cumprindo sua missão de contribuir para propagar o Evangelho até os confins da Terra.

“Então tomou Samuel uma pedra, e a pôs entre Mizpá e Sem, e chamou-lhe Ebenézer; e disse: Até aqui nos ajudou o Senhor.” (1Samuel 7:12)

BIBLIOGRAFIA:

ATITUDE TOCANTINS. 2018. Com lema amor e cuidado IBE em Células inaugura novo templo em Gurupi. Disponível em: https://atitudeto.com.br/noticias/com-lema-amor-e-cuidado-ibe-em-celulas-inaugura-novo-templo-em-gurupi/

BOHN, Simone R. 2004. Evangélicos no Brasil. Perfil socioeconômico, afinidades ideológicas e determinantes do comportamento eleitoral. OPINIÃO PÚBLICA, Campinas, Vol. X, nº 2, p. 288-338. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/op/v10n2/22020.pdf

CAMPOS, Leonildo Silveira. 2008. Os Mapas, Atores e Números da Diversidade Religiosa Cristã Brasileira: Católicos e Evangélicos entre 1940 e 2007. Revista de Estudos da Religião. pp. 9-47. Disponível em: https://www.pucsp.br/rever/rv4_2008/t_campos.pdf

CBN – Convenção Batista Nacional. 2023. Site Oficial. Disponível em: https://cbn.org.br/

CBN - Convenção Batista Nacional. 2023. Igrejas no Estado do Tocantins. Disponível em: http://www.cbn.org.br/pesquisa-igrejas

CONEXÃO TOCANTINS. 2023. Câmara de Gurupi entrega 14 títulos de cidadao gurupiense. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2023/12/11/camara-de-gurupi-entrega-14-titulos-de-cidadao-gurupiense

FEITOSA, João da Cruz Gomes (organizador). 2006. Fragmentos da Nossa História: Vitórias e Conquistas de um Povo. Goiânia. Editora Karis. 182p.

FOCO TOCANTINENSE. 2022. Igreja IBE em Células em Gurupi deve reunir 800 pessoas em evento no feriado de quarta-feira (02). Disponível em: https://focotocantinense.com.br/?p=3232

FOLHA DO TOCANTINS. 2019. Igreja Batista Ebenézer de Gurupi: um breve histórico. Disponível em: https://folhadotocantins.com.br/igreja-batista-ebenezer-de-gurupi-um-breve-historico/

GETSÊMANI PALMAS. 2023. Canal no Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/c/Gets%C3%AAmaniPalmas

GETSÊMANI PALMAS. 2023. Instagram. Disponível em: https://www.instagram.com/getsemanipalmas/

IBE - Igreja Batista Ebenézer - Gurupi- TO. 2023 Canal no Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UC5yWj_tEX9uFbK3cSaDGIOg/featured

IBE - Igreja Batista Ebenézer - Gurupi- TO. 2023. Fanpage do Facebook. Disponível em: https://www.facebook.com/ibegurupi/?locale=pt_BR

IBE em Células - Gurupi- TO. 2023. Instagram. Disponível em: https://www.instagram.com/ibegurupi/

INFOESCOLA. 2023. Igreja Batista. Disponível em: https://www.infoescola.com/religiao/igreja-batista/

LEITE, Marcos Teixeira. 2015. OS BATISTAS NACIONAIS: PERSPECTIVAS HISTÓRICAS E TEOLÓGICAS. Mestrado Profissional em Mestre em Teologia. Escola Superior de Teologia. São Leopoldo (RS). 60p. Disponível em: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/bitstream/BR-SlFE/652/1/leite_mt_tmp444.pdf

MARTINS, Elisafan. 2005. Guia do Tocantins Turismo. Cromograf: Palmas. 288p.

MEMÓRIA DOS BATISTAS. 2023. História dos Batistas Nacionais. Disponível em: https://www.igrejabatista.net/blog/historia-dos-batistas-nacionais

MISSÕES NACIONAIS. 2023. Cronologia Histórica. Disponível em: https://www.missoesnacionais.org.br/historia

MORAIS, Clifton. 2017. Acontece no próximo sábado 07, mais um encontro do Pink em Gurupi. Atitude Tocantins. Disponível em: http://www.atitudeto.com.br/acontece-no-proximo-sabado-07-mais-um-encontro-do-pink-em-gurupi/

NASCIMENTO, Júlio César do. 2004. Conhecendo o Tocantins: História e Geografia. 2ª Edição Reformulada e Atualizada. Asa Editora Gráfica Ltda: Palmas (TO). 100p.

PEREIRA, J.REIS. 1979. Breve história dos Batistas. 119p. Disponível em: http://www.faberj.edu.br/cfb-2015/downloads/biblioteca/historia_dos_batista/Uma%20Breve%20Historia%20dos_Batistas.pdf

PORTAL DO AMARAL. 2019. Com lema amor e cuidado IBE em Células inaugura novo templo em Gurupi. Disponível em: https://portaldoamaral.com.br/com-lema-amor-e-cuidado-ibe-em-celulas-inaugura-novo-templo-em-gurupi/#google_vignette

RODRIGUES, Jean Carlos. 2008. Estado do Tocantins: Política e Religião na Construção do Espaço de Representação Tocantinense. Tese (Doutorado em Geografia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente (SP). 148p. Disponível em: http://www2.fct.unesp.br/pos/geo/dis_teses/08/jeancarlosrodrigues.pdf

SALERA JÚNIOR, G. 2008. Igrejas em Gurupi. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/ensaios/997962

SALERA JÚNIOR, G. 2009. Arte e Religião. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/ensaios/1713425

SALERA JÚNIOR, G. 2009. Marketing Religioso. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/ensaios/1710376

SALERA JÚNIOR, G. 2017. História do Educandário Evangélico Gurupiense - 1ª Escola da Assembleia de Deus em Gurupi. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/artigos/6119579

SALERA JÚNIOR, G. 2017. Biografia de JOSÉ PEREIRA DA LUZ “Professor José Neto”. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/6087819

SALERA JÚNIOR, G. 2018. Biografia do Pastor Batista ARIAS SOARES SILVA. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/6418486

SALERA JÚNIOR, G. 2018. Igreja Batista Ebenézer de Gurupi: um breve histórico. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/artigos/6538656

SILAS, Wesley. 2018. Em defesa da família: Marcha por Jesus reúne mais de 12 mil pessoas em Gurupi. Disponível em: http://www.atitudeto.com.br/em-defesa-da-familia-marcha-para-cristo-reune-mais-de-12-mil-pessoas-em-gurupi/

TONotícia. 2020. Em Gurupi igreja IBE em células fará cultos online em prevenção ao coronavírus. Disponível em: https://tonoticia.com.br/noticia/762/em-gurupi-igreja-ibe-em-celulas-fara-cultos-online-em-prevencao-ao-coronavirus

TONotícia. 2023. Pastor josé de Melo Neto recebe título de cidadão gurupiense. Disponível em: https://tonoticia.com.br/noticia/15723/pastor-jose-de-melo-neto-recebe-titulo-de-cidadao-gurupiense

ULTIMATO. 2019. Como escrever uma biografia cristã. Disponível em: https://www.ultimato.com.br/conteudo/como-escrever-uma-biografia-crista

WIKIPÉDIA. 2023. Convenção Batista Nacional (CBN). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Conven%C3%A7%C3%A3o_Batista_Nacional

WIKIPÉDIA. 2023. Gurupi (TO). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gurupi

WIKIPÉDIA. 2023. Igreja Batista. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Batista

WIKIPÉDIA. 2023. João Pessoa (PB). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Pessoa

WIKIPÉDIA. 2023. Palmas (Tocantins). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Palmas

WIKIPÉDIA. 2023. Patos (Paraíba). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Patos

WIKIPÉDIA. 2023. Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tocantins

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Dezembro de 2023.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior