BIOGRAFIA DE ZÉLIA OLIVEIRA

ZÉLIA ALVES OLIVEIRA, uma poetisa de alma vibrante e palavras tocantes, nasceu no idílico povoado São João do Anajá, em Fortuna-MA, no dia 25/11/1975, é a sétima de nove irmãos. A vida a levou para Caxias-MA quando tinha apenas 6 anos, e, desde então, o coração de Zélia pulsa com o ritmo desta terra, fazendo dela uma caxiense apaixonada.

Veio estudar em Caxias em 1982, aos 6 anos. Sua irmã primogênita, Francisca, na época com 16 anos, fez o papel de mãe, cuidando muitíssimo bem de todos os irmãos, visto que os pais continuaram no interior, trabalhando arduamente para mantê-los na cidade, estudando.

Naquela época, era muito difícil o acesso a Caxias, viajavam cerca de 7 horas em burros e jumentos, Zélia e Silvane eram bem pequenos, vinham dentro de um jacá, um de cada lado. Dormiam no povoado Belém e, às 4 horas da manhã, pegavam um caminhão rumo a Caxias, dividindo espaço com muitas sacas de arroz, feijão, milho, coco babaçu e farinha. Chegavam ao destino, às 16 horas, pois as estradas eram extremamente ruins, arenosas, em alguns trechos, os homens cortavam palhas verdes e colocavam sobre a areia para o caminhão passar e não atolar. Viveram muitas aventuras nesse trajeto e enfrentaram muitas dificuldades...

Filha de Germano Francisco Oliveira, um lavrador resiliente, e Maria Alves de Almeida Oliveira, uma mulher de força inabalável, Zélia é prova viva do poder da superação. Divorciada e mãe de gêmeos encantadores, Vinícius Germano e Pedro Guilherme, ela sempre encontrou na família sua maior fonte de inspiração. Enfrentou muitas tempestades, ciclones e tsunamis, mas sempre se refugiou em Jeová, como sempre, ele a sustentou.

Aprendeu o ABC e a ler (decodificar) com sua mãe semianalfabeta que, apesar de muitos afazeres, ainda arrumava tempo para compartilhar seu “pouco” conhecimento com os filhos (na realidade, era gigantesco), pois ela nunca frequentou uma sala de aula.

Descobriu o prazer da escrita ainda criança. Começou a escrever por volta dos 12 anos, ocasião que ganhou seu primeiro diário. Como era muito tímida, amava expressar seus sentimentos através da escrita. Sempre separava um caderninho para seus desabafos. Também escrevia quadrinhas, trechos de músicas, frases e poesias.

Graduada em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas, e pós-graduada em Língua Portuguesa pelo prestigiado Centro de Estudos Superiores de Caxias - CESC/UEMA, Zélia transformou-se em uma educadora dedicada e fervorosa, compartilhando conhecimentos nas redes públicas municipal e estadual. É Membro Imortal da Academia Interamericana de Escritores (cadeira 12, patronesse Jane Austen).

No coração de Zélia, a poesia ocupa um lugar especial. Ela encontra nas palavras a leveza que dá cor à vida, utilizando a escrita como terapia. Sua poética, entrelaçada com emoções genuínas e cotidiano, fala uma linguagem simples, mas profundamente evocativa. Ela explora o "eu lírico", permitindo que suas criações sejam janelas para inúmeras vidas e histórias.

No início do ano, em janeiro de 2023, participou do curso de Escrita Terapêutica, com a professora Érika Albuquerque e descobriu que realizava há muito tempo esse tipo de escrita. Por mais desapontada que esteja com algo, quando pega seu caderno ou o celular e escreve sobre seus sentimentos e emoções, Zélia sente leveza na alma, é como se ela tirasse uma tonelada dos ombros, sente-se revigorada, ou seja, a poesia tem um efeito terapêutico sobre ela. Para ela, a escrita é como uma necessidade, às vezes, vê algo ou vivencia, e isso suscita-lhe o desejo de escrever. E ao mesmo tempo é muito gratificante, sente-se realizada, é um ato de prazer.

No entanto, nem tudo que escreve reflete seus sentimentos, observa familiares, amigos, colegas de trabalho e escreve poesias com temáticas variadas, assumindo diversos eu líricos. Suas poesias abordam o amor, a dor, o desamor, superação, comportamentos do cotidiano, reflexões sobre a vida, como disse o escritor Elias José “A poesia tem tudo a ver com tudo”.

Nunca pensou em escrever um livro. O desejo de publicar só aconteceu quando em 2022, a professora Marinalva Almada a incentivou a divulgar seus textos, a criar uma página no Recanto das Letras e a participar de antologias. Dessa forma, foi essa amiga que despertou nela esse desejo. Considera o livro Poetizando na Escola Raimunda Barbosa o marco inicial do seu trabalho literário, pois foi uma semente plantada com muito amor, que germinou e se tornou frutífera, visto que a partir daí passou a participar de muitas antologias, como coautora. A primeira que participou foi a obra “Falando de Amor & Dor”.

Zélia Alves Oliveira está presente no Recanto das Letras desde setembro de 2022, graças ao incentivo da querida amiga, Marinalva Almada, trazendo uma alegria imensurável à sua vida literária. Participa com frequência de antologias poéticas, coletâneas, feiras e eventos literários.

Ela deixou sua marca em várias antologias e coletâneas como: “Poesias ao Vento Vol. V”, “Antologia dos Melhores Poemas”, “Falando de Amor & Dor”. “A coragem de pensar diferente”, “Sinfonia de desejos”, “Pelas Estradas da Vida”, “Mulher um Verso de Amor”, “Memórias de um Amor”, “Tributo à Pessoa com Deficiência”, “Meus Versos Mudos”, “Lembranças de um Passado Esquecido”, “6ª Coletânea de poemas”, “Simplesmente Amor”, “Eterno Amor”, “Enfim o Amor”, “Nosso Amor”, Sociedade Literária, Castelo de Areia, Morada do Amor, Minha Terra Tem Palmeiras, entre outras.

Além de ser uma dedicada escritora, Zélia também é organizadora e coautora (junto à professora Dalveni Lima) do livro inspirador "Poetizando na Escola Raimunda Barbosa", lançado na FLICT – Feira de Literatura, Cultura e Turismo da Região dos Cocais, em 2022. Também é coautora do livro “Versificando a vida”, em parceria com as poetisas: Cláudia Lima e Marinalva Almada, pela editora Valleti Books, lançado na FLICT de 2023, na FLIAAMA – Feira Literária de Aldeias Altas-MA e no 19º Sarau na Pele da Palavra.

Com um coração fervilhando de palavras e uma mente repleta de histórias, Zélia Alves Oliveira continua sua jornada, deixando um rastro de versos e emoções por onde passa. Instagram: @zeliamel25

Zélia Oliveira
Enviado por Zélia Oliveira em 23/12/2023
Código do texto: T7960027
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.