JOÃO ROQUE E ANGELINA

● João Roque de Sousa, nasceu no sítio Baixa Grande no dia 24 de junho de 1908. Era filho do casal: Manoel Roque de Sousa e Maria Francisca de Jesus.

● Casou-se no dia 11 de setembro de 1940 com a jovem Ângela Pereira de Sousa, conhecida por Angelina, filha de Antônio Pereira da Costa e Luiza Maria de Jesus. Angelina nasceu no dia 02 de agosto de 1917. Dada a união, o casal gerou 05 filhos:

1º - Francisca de Sousa Oliveira, conhecida por Nilta, nasceu no dia 26 de agosto de 1943. Casou-se com Bertinho.

2º - Maria Roque de Sousa, falecida.

3º - Josefa de Sousa Lira, Zilda, nasceu no dia 12 de agosto de 1945. Casou-se com Sebastião Ferreira Lira, falecido no dia 09 de outubro de 1989.

4º - Maria Pereira de Sousa, nasceu no dia 29 de outubro de 1952. Casou-se com José Teixeira. É falecida.

5º - Adjanilton Roque de Sousa, nasceu no dia 25 de junho de 1958. Casou-se com Maria do Socorro Nogueira. Faleceu no dia 30 de novembro de 2016.

● João Roque foi um exímio professor. Entre os alunos mais ilustres que estudaram com ele, destacamos Dr. Epitácio Leite e Dr. José de Sousa Bandeira.

● Sobre os primeiros professores de Cachoeira dos Índios, destacamos DANTAS (2016, p. 47):

“O interesse pelas letras e a procura pelo saber, fez com que surgisse os primeiros professores da região de Cachoeira dos Índios na comunidade. João Roque se destaca nessa etapa. Conta-se que na região, se desdobravam nesta bela missão de construção do saber: João Roque que era da comunidade [Baixa Grande], Mestre Hernetino, que não souberam relatar sua origem, e Mestre Henrique de França Belém da comunidade vizinha de Lagoa do Mato. Apenas João Roque chegou a ser aluno do colégio Diocesano de Cajazeiras – PB. Assim, sabia aplicar algumas lições de ciências, história e geografia, e não apenas português e matemática como os demais”.

● Dona Angelina faleceu no dia 02 de maio de 1983.

● João Roque faleceu no dia 12 de abril de 2002, aos 93 anos.

Luiz Izidorio
Enviado por Luiz Izidorio em 05/05/2024
Código do texto: T8056912
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.