Família Salera: um breve histórico (2ª parte)

Continuação ...

3.2.1 A Família de ANTÔNIO SALERA (“vô Toninho”)

O meu avô, ANTONIO SALERA (11-04-19), funcionário da “KOSMOS CAPITALIZAÇÃO S.A”. e agropecuarista, casou-se em 04 de abril de 1945, em Itaúna (Minas Gerais) com ALZIRA SANTOS SALERA (18-03-1927), nascida na cidade de Luz (Minas Gerais), filha de LIZANDRO JOSÉ DOS SANTOS e LUCRÉCIA VASCONCELOS DOS SANTOS. ANTÔNIO SALERA faleceu em julho de 1998 e ALZIRA SANTOS SALERA em 02 de março de 2002. Desse casamento tiveram 06 filhos: (1) ANTONIO SANTOS SALERA (“tio Toniquinho”), (2) ELIZABETH SALERA (“tia Beth”), (3) HUMBERTO SALERA NETO, (4) ELIANA SALERA, (5) GIOVANNI SALERA e (6) ELAINE SALERA. Todos os filhos nasceram na residência que moravam em Itaúna, com acompanhamento de parteira.

O “vô Toninho” teve diversas atividades profissionais ao longo de sua vida. Foi "padeiro" e empresário do ramo alimentício, construindo assim sua própria distribuidora de secos e molhados, aonde ele fazia o empacotamento e engarrafamento de seus produtos com marca própria. O nome de sua empresa era “DISTRIBUIDORA SAMINAS-SALERA E MINAS”. Por causa disso, o “vô Toninho” sempre manteve em casa diversos doces (especialmente doce de leite) que era oferecido às suas visitas, filhos e netos. “Lembro bem que, após as refeições, principalmente quando a casa estava cheia, meu “vô Toninho” tirava uma porção de doces que ficavam guardados em grandes latas bem acondicionados num armário da cozinha e servia a todos os presentes”.

Após sair do ramo de gêneros alimentícios, tornou-se “industriário”, construindo uma das maiores Siderúrgicas do Centro-oeste mineiro, que se chama “SIDERÚRGICA ITAMINAS”, local que trabalhavam com outros dois irmãos (“tio Lili e tio Zezé”). Seu filho primogênito, “Toniquinho Salera”, começou bem novo a trabalhar na empresa. Depois de alguns anos, seu filho assumiu a direção da mineradora, pertencente à Siderúrgica.

Após se aposentar como funcionário da “KOSMOS CAPITALIZAÇÃO S.A.”, passou a dedicar-se exclusivamente à atividade de agropecuarista nas suas fazendas localizadas no município de Itaúna, criando gado, porcos e galinhas, além de fornecer leite para a COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DE ITAÚNA LTDA.

A VEX ENGENHARIA LTDA. construiu em BH um edifício em homenagem ao meu avô, Antônio Salera. Essa empresa de construção e incorporação de imóveis vem atuando no mercado mineiro desde 1994 e fica localizada na Av. Prudente de Morais, nº 44, conjunto 602, Cidade Jardim, Belo Horizonte, MG. Para saber mais basta acessar o site da empresa: VexEngenharia.com.br.

Logo abaixo estão relacionadas as famíilias de cada uma dos 06 filhos do casal, ANTÔNIO SALERA e ALZIRA SANTOS SALERA.

ANTONIO SANTOS SALERA, empresário, graduado em Direito, casou-se com MARIA HELENA AMARAL e tiveram 02 filhos: (1) TONY SALERA PRIMEIRO (“Tony pequeno”) e (2) CAROLINE DI SALERA (todos residentes em Itaúna). ANTONIO SANTOS SALERA casou-se pela segunda vez com ESTHER GONÇALVES (“Estherzinha”).

O primeiro neto, TONY SALERA casou-se com CLAUDIA LIMA DE SOUZA com quem teve uma filha: PAOLA SALERA (a primeira bisneta do casal ANTÔNIO SALERA e ALZIRA SANTOS SALERA). PAOLA SALERA nasceu na “Casa de CARIDADE MANOEL DE SOUZA MOREIRA”. CLAUDIA LIMA é filha do Engenheiro TELMO TÚLIO GONÇALVES DE SOUZA e MARIA ALICE CERQUEIRA, e sempre trabalhou no ramo de moda. Atualmente TONY SALERA está casado com PAULETE. PAOLA SALERA reside com a mãe e os avós em Itaúna, onde é professora de inglês. Ela está cursando o terceiro período do curso de Direito e também faz trabalho voluntário na "Associação Cultural e Assistencial do Projeto Usina de Sonhos", que está sob a coordenação da Dona BEL DE ABREU e conta com o apoio da "Prefeitura Municipal" e da “COMPANHIA DE TECIDOS SANTANENSE” (CTSA).

CAROLINE DI SALERA é casada com DÉRCIO DAMASCENO DE OLIVEIRA e tem dois filhos: LEANDRO DI SALERA AMARAL DAMASCENO (nascido em 26/05/93, graduando em Administração pela Universidade de Itaúna) e LUIZA DI SALERA AMARAL DAMASCENO (nascida em 25/06/96, estudante de Direito). Seu esposo pertence a uma família itaunense, sendo filho de Erci Candido de Oliveira e Geralda Maria de Oliveira. Erci é Presidente da Associação de Passarinheiros de Itaúna (ADPDI), com extensa experiência na criação e proteção de várias espécies de pássaros. Geralda é professora da rede de ensino local, com pós-graduação em Pedagogia, e ex-diretora do Colégio Ana Cintra, de onde carrega o apelido carinhoso “Tia Geralda do Ana Cintra”.

CAROLINE DI SALERA é graduada em Pedagogia pela Universidade de Itaúna, com pós-graduação em Psicopedagogia. Têm em seu currículo vários cursos de formação complementar, incluindo Fotografia e LIBRAS. Foi professora substituta na faculdade de Pedagogia na Universidade de Itaúna, ministrando a Disciplina Metodologia em Pesquisa. Atuou dando palestras para adolescentes sobre desenvolvimento sexual, prevenção de gravidez precoce, DST, aborto, planejamento familiar etc. É autora do projeto de prevenção nas escolas da rede pública municipal e estadual. Também atua como catequista na Paróquia Nossa Senhora da Piedade. Seu esposo, Dércio é formado como Técnico em Minerologia e Identificação de Minerais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Técnico em Gemologia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atua na área da construção civil, sendo empresário do ramo.

ELIZABETH SALERA, professora, graduada em Direito pela Universidade de Itaúna, casou-se com JOSÉ DE ARAÚJO MESQUITA (“tio Zé”) e tiveram 04 filhos: (1) RODRIGO SALERA MESQUITA, (2) MARCELO SALERA MESQUITA (04/07/19...), (3) ALESSANDRA SALERA MESQUITA e (4) LEONARDO SALERA MESQUITA (10/03/197...) (morando ora em Toronto no Canadá, ora em Itaúna e Belo Horizonte – Minas Gerais). RODRIGO SALERA, professor de inglês, teve 02 filhas. A primeira delas é IASMIM ROCHA SALERA MESQUITA, apelidada carinhosamente de “Mima” (nascida em 05/11/1991), filha de JANE LILIAN ROCHA que é irmã de RITA DE CÁSSIA ROCHA SALERA, esposa de ELOY SALERA. JANE e IASMIM freqüentam a Igreja Assembléia Internacional de Deus em Toronto. A segunda filha de RODRIGO SALERA é MARIANA SALERA (nascida em 01/10/1993). MARCELO SALERA tem 03 filhos: GUSTAVO SALERA, GABRIEL SALERA e RAFAELA SALERA. ALESSANDRA SALERA casou-se em Toronto e tem 03 filhos: ELIZABETH SALERA, JOAQUIM SALERA e GILBERTO SALERA. LEONARDO SALERA tem 01 filha: NATASHA SALERA.

HUMBERTO SALERA NETO, médico graduado pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), casou-se com MARIA CÉLIA DE OLIVEIRA tendo 03 filhas: (1) TACIANA DE OLIVEIRA SALERA, (2) ANA PAULA SALERA (“Paulinha”) e (3) GABRIELA SALERA (“Gabi”) (Todos residindo em Belo Horizonte – Minas Gerais). TACIANA SALERA é advogada formada EM 2003 na UFMG. Possui pós-graduaçao em Controle Externo da Administração Pública pelo Tribunal de Contas de Minas Gerais (2004). Atualmente faz parte da equipe da "Azevedo Sette Advogados", em BH. ANA PAULA é graduada em Belas Artes e Direito. GABRIELA é graduada em Direito.

ELIANA SALERA (30/06/1951), dentista, casou-se com JANOT ANTUNES PARREIRAS (15/06/1947), engenheiro civil, e conceberam 02 casais: (1) FABIANO SALERA PARREIRAS (11/02/1976), (2) GISELLE SALERA (14/03/1980), (3) LUCAS SALERA (21/11/1981) e (4) BRUNA SALERA (06/02/1983). FABIANO SALERA casou-se em Itaúna com INGRID e teve 04 filhos: ALEXANDRE, LAURA, MARIA JÚLIA e GABRIELA. LUCAS SALERA está solteiro e atualmente reside em Toronto. GISELLE SALERA casou-se em Toronto, onde reside atualmente. BRUNA SALERA permanece solteira residindo também em Toronto.

GIOVANNI SALERA (25/02/1953), graduado em medicina veterinária pela UFMG, casou-se com RITA DE CÁSSIA APARECIDA LACERDA, nascida em 10/10/1952, na cidade de Paraguassu, sul de Minas Gerais, filha de CUSTÓDIO PEREIRA DA FONSECA e ILDA LOPES DA FONSECA. Dessa união tiveram 04 filhos: (1) FLÁVIO SALERA (29/11/1974), (2) BRUNNO LACERDA SALERA (20/10/1975), (3) GIOVANNI SALERA JÚNIOR (10/01/1977) e (4) VINÍCIUS LACERDA SALERA (12/09/1978). Os três primeiros filhos do casal nasceram na Casa de Caridade Manoel Gonçalves de Sousa Moreira em Itaúna e o último nasceu no Hospital da Cruz Vermelha em BH. Todos os quatro filhos foram registrados em Itaúna. FLÁVIO SALERA teve 02 filhos com a técnica em nutrição MARIA HELENA BRITO SILVA: ITALO BRITO SALERA (nascido em 22/02/1997, em Imperatriz, Maranhão) e CLARICE BRITO SALERA (nascida em 29/06/2002, em BH, Minas Gerais). ITALO e CLARICE SALERA residem com a mãe em Betim, Minas Gerais. BRUNNO LACERDA SALERA casou-se com a administradora, graduada pela FAFICH (Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Gurupi), JACKELINE MOREIRA NOLETO SALERA, em Gurupi, Tocantins, e atualmente residem em Miami, Estados Unidos. Hoje, FLAVIO, GIOVANNI JÚNIOR e VINICIUS estão solteiros e residem em Gurupi. GIOVANNI JÚNIOR é graduado em Matemática (1998-2001) e possui Mestrado em Ciências do Ambiente (2003-2005). VINÍCIUS é graduado em Educação Física pela UNIRG (Universidade Regional de Gurupi). Ambos são funcionários públicos do Governo do Tocantins.

ELAINE SALERA, bancária, graduada em Direito pela Universidade de Itaúna, casou-se em BH com o agropecuarista GUALTER DE CARVALHO FILHO e tiveram 03 filhos em Itaúna: (1) JANAÍNA SALERA DE CARVALHO (26/12/1976), (2) GUALTER SALERA NETO “Gualtinho” (26/01/1980) e (3) MARCO ANTONIO SALERA (13/06/1983). Em 1994, JANAÍNA SALERA, aos 17 anos, recebeu o título de Glamour Girl na cidade natal de seu pai, Dores do Indaía, Minas Gerais. Ali, ela residiu com sua família até se mudar para Itaúna, onde se graduou em Direito, e atualmente está em BH. GUALTER é graduado em Direito pela Universidade de Itaúna, onde se casou. O filho caçula, MARCO ANTÔNIO SALERA está solteiro e reside na Espanha.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

3.2.2 A Família de JOSÉ SALERA (“tio Zezé”)

JOSÉ SALERA (23-01-21) casou-se em Itaúna com ROSA MOTA, filha de JOAQUIM MOTA e MARIA ROSA DA SILVA. JOSÉ SALERA faleceu em 21 de agosto de 2000. Deste casamento tiveram 08 filhos: (1) CÉLIA REGINA SALERA MOTA, (2) ZÉLIA SALERA MOTA, (3) ANA MÁRCIA SALERA MOTA, (4) JOSÉ ROBERTO SALERA, (5) MARIA VILMA SALERA, (6) HELIO SALERA SOBRINHO, (7) IVANI SALERA e (8) SILVANA RAIMUNDA SALERA. Quase todos os irmãos moram em Itaúna, Minas Gerais, exceto ANA MÁRCIA SALERA MOTA e SILVANA RAIMUNDA SALERA que moram em Vitoria, Espírito Santo.

Saiba mais sobre cada um dos 08 filhos do casal, JOSÉ SALERA e ROSA MOTA.

CÉLIA REGINA SALERA MOTA casou-se com, HELENO MARQUES DA CRUZ, e tiveram 02 filhos: HUMBERTO DE ALENCAR MARQUES SALERA e ROBSON MARQUES SALERA.

ZÉLIA SALERA MOTA e ANA MARCIA SALERA MOTA são solteiras.

JOSÉ ROBERTO SALERA MOTA é casado com TEREZINHA DE FÁTIMA PADILHA SALERA e tem 04 filhos: LEONARDO ANTONIO PADILHA SALERA, GABRIEL ANTONIO PADILHA SALERA, GUILHERME ANTONIO PADILHA SALERA e LUCIANO PADILHA SALERA.

MARIA VILMA SALERA MARQUES foi casada com MAURILIO PINHEIRO MARQUES e deste casamento tivemos 03 filhos: FLÁVIA SALERA MARQUES, MAURILIO PINHEIRO MARQUES JÚNIOR e ROSAMARIA SALERA MARQUES.

HÉLIO SALERA SOBRINHO casou-se com HENEIDA LUCIA MACHADO SALERA e tiveram 03 filhos: PEDRO HENRIQUE MACHADO SALERA, VIRGINIA MACHADO SALERA e JOAO VINICIUS MACHADO SALERA.

IVANI SALERA também é solteira.

SILVANA RAIMUNDA SALERA MALTA casou-se com FAUSTO MALTA com que teve 02 filhas: LILIANE SALERA MALTA e NAYARA SALERA MALTA.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

3.2.3 A Família de MÁRIO SALERA (“tio Mário”)

MÁRIO SALERA (28-01-1923), funcionário da Rede Ferroviária, casou com IOLANDA MOREIRA, com quem teve 12 filhos: (1) ARNALDO MOREIRA SALERA, (2) MARIO MOREIRA SALERA, (3) ARMANDO MOREIRA SALERA, (4) ANA MOREIRA SALERA, (5) RONALDO MOREIRA SALERA, (6) NEUZA MOREIRA SALERA, (7) RÔMULO MOREIRA SALERA, (8) MARCOS MOREIRA SALERA, (9) MAFALDA MOREIRA SALERA, (10) ROSANGELA MOREIRA SALERA, (11) IOLANDA MOREIRA SALERA e (12) APARECIDA MOREIRA SALERA. MARIO SALERA faleceu no final da década de 1970.

Algumas informações sobre os 12 filhos do casal, MÁRIO SALERA e IOLANDA MOREIRA.

ARNALDO MOREIRA SALERA (in memorian) casou com ANITA ALVES SALERA e tiveram 03 filhos:

GLECE SALERA, GLECIA SALERA e GLÊNIO SALERA.

MARIO MOREIRA SALERA (apelidado de “Neném”) casou com NOEMIA VICENTINA GUIMARÃES e tiveram 03 filhos: WASHINGTON SALERA, WALLACE SALERA e WILSON SALERA.

ARMANDO MOREIRA SALERA (in memorian) casou-se com JUVENILA BATISTA e tiveram 02 filhos: ROBSON SALERA e WELLINGTON SALERA.

ANA MOREIRA SALERA casou-se com JOSE LÚCIO LOPES e teve 01 filha: SANTHUSSA SALERA (09/07/1975). E do 2º casamento teve outra filha: ANA FLÁVIA BRANDÃO.

RONALDO MOREIRA SALERA (apelidado de “Zá”) casou-se com maria rosa de andrade e tiveram 5 filhos: RENATA, RONALDO, ZULEICA, PATRÍCIA e RICARDO.

NEUZA MOREIRA SALERA casou-se com GERALDO DOS SANTOS e tiveram 03 filhos: ALESSANDRA, WELLINGTON e MAGDA.

RÔMULO MOREIRA SALERA casou-se com MARIA ANTÔNIA e teve 01 filha: ANA PAULA SALERA.

MARCOS MOREIRA SALERA é solteiro.

MAFALDA MOREIRA SALERA casou-se com EDSON DE SOUZA e tiveram 02 filhos: VIVIANE e RICARDO.

ROSANGELA MOREIRA SALERA casou-se com ÉDER DUCARMO e tiveram 03 filhos: SHEILA, KELIAE e KELVIN.

IOLANDA MOREIRA SALERA teve 4 filhas: (1) ADRIANE MOREIRA SALERA, (2) ALINE SALERA, (3) ANGELICA SALERA, e (4) ALEXSSANDRA SALERA. A ADRIANE MOREIRA SALERA se casou com ELSON CORDEIRO BATISTA e tiveram 4 filhos: (1) LUANA SALERA, (2) BRUNA SALERA, (3) HÉRCOLES SALERA e (4) LUCILDA SALERA.

A ANGELICA SALERA casou-se com EGERTON DO CARMO GONÇALVES e teve 3 filhos: JONATHAS SALERA DO CARMO, GUSTAVO SALERA e LAISSA SALERA.

APARECIDA MOREIRA SALERA casou-se com GERALDO APARECIDO FONSECA e tiveram 02 filhos: ANDRESSA SALERA e MATHEUS.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

3.2.4 A Família de HÉLIO SALERA (“tio Hélio”)

HÉLIO SALERA (03-07-1927), comerciante, casou-se com GABRIELA OLIVEIRA SALERA (apelidada de “Zizinha) com quem teve um casal: (1) MARIA DE FÁTIMA SALERA (29/06/1957) e (2) ELOI SALERA DE OLIVIERA (26/10/1959). O “tio Hélio” era dono de um açougue e também possuía um bar que se chamava “Bar SALERA”. Ele gostava muito de tocar violão, cantava muito bem, e adorava preparar guloseimas e aperitivos gostosos para servir aos filhos, netos, sobrinhos e amigos. GABRIELA OLIVEIRA SALERA faleceu em 07/04/1979 e HÉLIO SALERA faleceu em 1994.

Algumas informações sobre os 02 filhos do casal, HÉLIO SALERA e GABRIELA OLIVEIRA SALERA.

MARIA DE FÁTIMA SALERA tem 02 filhas: LUCIANA SALERA (nascida em 09/04/1982, na Maternidade Otaviano Neves em BH) e AMANDA SALERA (nascida em 29/08/1985, na Maternidade Odete Valadares em BH). Em 27/09/1999, ela e as duas filhas mudaram-se para Toronto. Lá, AMANDA SALERA casou-se com VITOR ALMEIDA (brasileiro nascido no Rio de Janeiro e naturalizado canadense) e teve 01 filha: SARA SALERA ALMEIDA. Hoje, FÁTIMA, a filha caçula e sua neta residem em Toronto e freqüentam a Igreja Assembléia Internacional de Deus em Toronto. LUCIANA SALERA retornou para o Brasil em 2002 e atualmente reside em Macaé, Estado do Rio de Janeiro.

O seu filho caçula, ELOI SALERA DE OLIVEIRA, comerciante, é casado com RITA DE CÁSSIA DA ROCHA SALERA (21/09/1962) de BH e tem 04 filhos: RODRIGO SANTIAGO DA ROCHA SALERA (14/04/1983), GUILHERME HENRIQUE DA ROCHA SALERA (28/03/1985), THIAGO SALERA (08/03/1990) e BRIAN SALERA (28/11/1991). O primeiro filho, RODRIGO SANTIAGO DA ROCHA SALERA, nasceu em BH; o segundo filho, GULHERME SALERA, nasceu em Itaúna. Em 1986, ELOI SALERA mudou-se para Toronto e, algum tempo depois, sua esposa e os dois primeiros filhos também foram para lá. No Canadá, o casal teve os outros dois filhos. RODRIGO SANTIAGO DA ROCHA SALERA é casado com MICHELLE FIGUEIREDO SALERA (de origem portuguesa, nascida em 30/05/1984) e possui 01 filho: ADRIANO LUCA FIGUEIREDO SALERA (01/09/2007). GUILHERME SALERA é casado com DÉBORA SALERA (27/03/1984). Toda a família reside em Toronto, onde freqüentam o Salão do Reino das Testemunhas de Jeová.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

3.2.5 A Família de HELI SALERA (“tio Lili”)

HELI SALERA (30-01-1929), empresário, casou-se com TEREZINHA com quem teve 03 filhos: (1) ROSANGELA SALERA (nascida em 07/12/19...), (2) ROSELI SALERA e (3) JOSÉ RAIMUNDO SALERA. Atualmente, HELI SALERA está casado pela segunda vez, com ELIZABETH, sempre mantendo contato com outras famílias de italianos em BH. No final da década de 80, o “tio Lili” teve a oportunidade de visitar os nossos parentes da família SALERA que estão na Itália.

Algumas informações acerca dos 03 filhos do casal, HELI SALERA e TEREZINHA.

ROSANGELA SALERA casou-se em 1976 com WANDERLEY DE OLIVEIRA ANJOS, e passou a assinar ROSANGELA SALERA DE OLIVEIRA ANJOS. Em 1983 tiveram uma linda filha do coração que se chama TATIANA SALERA DE OLIVERA ANJOS. Em 1984 tiveram outra filha TALITHA SALERA DE OLIVERA ANJOS (25/07/198...), e no ano seguinte tiveram outra linda garotinha, que chamaram de THASSIANA SALERA DE OLIVERA ANJOS. Por fim, em 1989, tiveram outro filho do coração que se chama THIAGO SALERA DE OLIVERA ANJOS, assim completando 04 filhos. Em 1990, toda a família mudou-se para Toronto, Estado de Ontário, Canadá. TATIANA SALERA é professora de Ginástica Olímpica, e juntamente com NELSON ASSUNÇÃO tem hoje uma filha de 4 anos que se chama BRIANNA ROSA SALERA DE OLIVEIRA ANJOS ASSUNÇÃO. TALITHA é gerente comercial. THASSIANA é estudante de culinária. THIAGO é estudante secundarista e gosta muito de jogar futebol. Hoje, todos moram em Toronto.

ROSELI SALERA PEDERIVA é casada com WILSON PEDERIVA e vive em São Paulo com os 03 filhos: (1) MARCELO PEDERIVA, (2) PATRÍCIA PEDERIVA e (3) AUDREY PEDERIVA. Todos vivem em SP. PATRICIA PEDERIVA é professora de inglês.

JOSÉ RAIMUNDO SALERA vive em BH.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

4. FONTES DE CONSULTA

ACE - Associação Comercial e Empresarial de Itaúna. 2007. História da Fundação da ACE. Disponível em: http://aceitauna.com.br/historia/

ALMEIRA, Roberto. 2013. Reativação da CIA. Industrial Itaunense. Jornal Brexó, Coluna O Leitor Escreve, nº 1871, página 2. Disponível em: http://www.jornalbrexo.com.br/files/1871---08.03.2013.pdf

CONSOLATO D'ITALIA A BELO HORIZONTE. 2007. Informações. Disponível em: http://www.consbelohorizonte.esteri.it/Consolato_BeloHorizonte

FOLHA DO POVO. 2006. Presépio do museu também é atração em dezembro. Publicado no Jornal Folha do Povo, edição nº 564, pág. 04, de 16/12/2006. Itaúna – Minas Gerais.

JORNAL SPASSO. 2007. Descobrindo Itaúna. Disponível em: http://www.jornalspasso.com.br/descobrindo_itauna_cultura.php

JORNAL SPASSO. 2014. Casarão da Itaunense registra nossa história. Disponível em: http://www.jornalspasso.com.br/antigo/noticia.php?id_noticia=2198

JORNAL SPASSO. 2014. Itaunense anuncia retorno das atividades depois de 13 anos parada. Disponível em: http://www.jornalspasso.com.br/antigo/noticia.php?id_noticia=9149

LIMA, Affonso de Cerqueira. 1981. O maravilhoso presépio do Sr. HUMBERTO SALERA. Publicado no Jornal Tribuna Itaunense, edição Especial de Natal, dezembro de 1981. Itaúna – Minas Gerais.

MEDEIROS JÚNIOR, José. 2010. República do Eugerino - A Turma de fora. Disponível em: http://www.gazetadeitauna.com.br/cultura.htm

NOGUEIRA, Guaracy de Castro. 1992. Umberto Salera. Itaúna (MG). Disponível em: http://www.emporiodahistoria.com.br/pages/recentes.html. Acessado em 28/12/2007.

ORKUT. 2007. Comunidade Família Salera. Disponível em: http://www.orkut.com – “Comunidade Família Salera”

PORTAL FÉRIAS. 2007. História da cidade de Itaúna. Disponível em: http://www.ferias.tur.br/informacoes/3267/itauna-mg.html

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAÚNA. 2016. Museu Municipal Francisco Manoel Franco - Acervo do Museu - Presépio Umberto Salera. Disponível em: http://emporiodahistoria.com.br/site/museu/museu_acer.html

SALERA JÚNIOR, G. 2008. Família Burrini: um breve histórico. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/840088

SALERA JÚNIOR, G. 2010. Biografia de Heli Salera. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/biografias/2553703

SALERA JÚNIOR, G. 2016. Biografia de Fabiano Salera Parreiras. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/biografias/5568808

SALERA JÚNIOR, G. 2016. Biografia de Umberto Salera. Disponível em:

http://www.recantodasletras.com.br/biografias/5602146

SALERA JÚNIOR, G. 2016. Toniquinho Salera – A 2ª Geração dos Salera no Brasil. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/homenagens/5551404

VEX ENGENHARIA LTDA. 2008. Edifício Antônio Salera. Disponível em: http://www.vexengenharia.com.br/imovel.asp?imovel=43. Acessado em 13/01/2008.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

5. AGRADECIMENTOS

Agradeço imensamente aos meus pais, irmãos, tios, primos e demais familiares que contribuíram para que essa antiga proposta de resgatar informações de nossa família se concretizasse. A essas pessoas devem ser dados os créditos desse singelo trabalho, e qualquer eventual erro ou omissão correm por minha conta.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Gurupi – TO, Dezembro de 2007.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 29/01/2008
Reeditado em 29/04/2016
Código do texto: T838285
Classificação de conteúdo: seguro