Franz Kafka, uma mini-biografia de memória

Franz Kafka, uma mini-biografia de memória

Franz Kafka, nascido em Praga, 1883, foi um escritor de contos e novelas que se tornou famoso postumamente, através da divulgação de seus escritos inéditos, por seu amigo, Max Brod, incumbido pelo escritor de destruir a sua obra.

Kafka morreu em 1924, em Berlim, aos 42 anos, solteiro e sem filhos, mas ao lado de sua amada, Dora Diamant, devido a complicações decorrentes de tuberculose pulmonar adquirida em 1917.

Kafka foi um escritor que refletiu em suas obras as contradições do cidadão médio da sociedade ocidental, que começava a emergir, no primeiro quarto do século vinte, como o objeto de uma sociedade de consumo em vias de desenvolvimento.

De origem judaica, dentro de uma cultura primordialmente alemã, haveria de antecipar a agonia e o horror da Segunda Grande guerra e as atrocidades que seriam cometidas pela ditadura nazista, em várias de suas obras, que foram escritas dentro de um realismo estrito estruturadas a partir de situações verdadeiramente absurdas. Assim, na “Metamorfose”, Gregor Samsa acorda e vê-se transformado numa espécie de inseto. No “Processo”, K. acorda réu de um processo obscuro e assim por diante.

Tal método ficou conhecido como realismo fantástico e influenciou vários autores contemporâneos, entre eles, Faulkner, Camus, Samuel Beckett, Gabriel Garcia Marques, José Saramago, Federico Fellini (cineasta) Alain Robbe-Grillet (cujo roteiro de O Ano Passado em Marienbad ” é Kafka puro).