A tragédia do Morro da Providência, no Rio, foi uma ação orquestrada pelos traficantes com antecedência e preparada nos mínimos detalhes. Só não vê isto quem não quer. 

A presença do Exército na área atrapalhava muito o lucrativo negócio das drogas. Assim, nada melhor do que encomendar a um tenente trapalhão que entregasse aos bandidos alguns meninos da comunidade para um corretivo quando eles cometessem alguma bobagem.
 
Daí para a frente é fácil imaginar o resto. Encontrados os meninos, eles foram entregues aos traficantes que os mataram. Para quê ? Para jogarem toda a responsabilidade pelo assassinato nas costas do Exército e jogarem, também, com a comunidade do morro que serve de massa de manobra e, por medo,  apoia a bandidagem.

Com isto, a opinião pública que sempre age de forma emocional, começa a pressionar as autoridades para a retirada do Exército da área, alcançando, assim, o objetivo dos bandidos que estão satisfeitos com o andamento do caso.

Tudo indica que os militares sairão do morro e a responsabilidade pelo crime ficará nas costas do tenente e sua patrulha de otários. 

Os assassinos continuarão livres e o comércio de drogas voltará a faturar alto para a alegria de muita gente, graças a ingenuidade da sociedade e da imprensa que costuma engolir elefante e engasgar com mosquitos.