Volver en guitarra

“Volver en guitarra” é um clássico do cancioneiro correntino (inclusive foi um dos primeiros chamamés que aprendi a tocar e cantar quando cheguei na província de Corrientes, logo da minha saída de Buenos Aires).

A letra e a música foram realizadas na cidade de Mercedes (província de Corrientes) por um ícone do chamamé: Roberto Galarza (também correntino). O tema “Volver en guitarra” foi confeccionado durante o ano de 1977 e apresentado pela primeira vez na casa do “Tôto” Semhan, numa reunião de amigos, onde recebeu o título de “Volver en guitarra”, sugerido pela maioria dos presentes, que optaram por este, entre outros. Isto ocorreu no final de 1977.

Um ano depois (1978), o tema foi gravado pela primeira vez pelo “Trio Corrientes” ou “Cuarteto Corrientes”, integrado por Cacho Saucedo, Scófano e Cacho Espíndola. É muito difícil determinar com precisão a quantidade de conjuntos e pessoas que regravaram este clássico tema de chamamé. A solicitação por ele em SADAIC (Sociedad Argentina de Autores y Compositores de Música) é muito extensa. Foi gravado até na Colômbia.

Peço desculpas pelo extensivo do meu texto, porém, não quis privar os amigos de tão linda informação. Escrever referente a “Volver en Guitarra” e Roberto Galarza é como se estivesse falando do próprio chamamé, sem contar as inúmeras lembranças que, em disparada, voltam a mim.

Na gravação apresentada pelo amigo Marcel Chagas, quem interpreta a música é o próprio autor: “El señor Roberto Galarza”.

Um abraço a todos!!!