UMA MÁSCARA CHAMADA AMOR

" O que é amor? Por quê será que ele existe? Este título pode ter chamado a sua atenção, afinal quem considera o amor como uma máscara? Acho que ninguém né?

Bem, falar do amor para mim é algo maravilhoso, está escrito em I Jo 4,16 que Deus é amor, então se Deus é amor, por quê as pessoas vêm se escondendo por trás de uma máscara que chamamos de amor?

Amor é doação, gentileza, caridade, paciência, expectativa, amizade, esforço, sacrifício, amor é aquilo que Jesus fez por nós, morrer em uma cruz para salvar-nos dos nossos pecados. E para você que não conhecia este amor, sim, Jesus morreu por todos nós, e não importa a religião que vc seja, Ele morreu por mim e por você e disse ainda no seu avangelho de João que quem permanece no amor permanece em Deus e Deus habita nele. Olha que perfeito este amor?

Como podemos dizer amar, se nós não sabemos o que é amor?

A máscara do amor se esconde nas pessoas que muitas vezes enganamos e que somos enganados, porque de repente há uma banalização daquela frase tão linda: "eu te amo", e que virou moda, ou para ganhar alguma coisa em troca, você diz isso, e acha que sua dívida será menor. Como as pessoas se enganam com o chamado amor.

Dias passados eu conversava com uns amigos sobre isto e já venho notando há um tempo tudo sobre o amor. Muitas amigas já fizeram vontades de namorados por causa de um "te amo" barato, e quantos amigos homens já foram enganados por este tal de "eu te amo" pelas meninas apenas para satisfazerem seu ego com uma carona de carro ou de repente um namorado bonito do lado para dizer, "ele é minha propriedade!"

O amor está tão estranho, tão diferente...

Eu mesmo fico pensando: Quando Deus eu saberei que uma pessoa está dizendo amar de verdade?! Até porque amor parece que hoje em dia tem uma certa validade, já notaram? As pessoas usam bastante uma a outra e quando enjoam elas largam em um canto qualquer, e deixam a pessoa sofrer, porque na realidade o amor é um dano lesivo quando não é levado a sério. O amor mascarado é um seqüestro sem piedade para os nossos corações, com direito a lágrimas e muita decepção. Amor não é apenas interesse pessoal e muito menos palavras vazias, mas sentimento humano. Amor de casais, de irmãos de sangue e de irmãos por parte de Deus.

Erramos muito no amor, e estamos confundindo o que ele realmente é. Não existe um padrão certo de amor, mas como amar existe sim.

Você não pode amar porque sente desejo ou prazer, até porque o nosso corpo é templo do espírito santo e precisa ser valorizado por nós e pelas outras pessoas. Você não pode amar porque sentiu aquele frio na barriga, claro, o frio existe, mas você não pode achar que a sua vida toda será necessário ter que sentir ele para ter uma relação boa ou estável. O frio na barriga muitas das vezes acaba junto com o amor, porque achamos ás vezes que sem ele a relação não vai sobreviver. Sentimos muito, somos levados pela emoção, e isso nos torna muitas das vezes seres humanos impulsivos, capazes de machucarmos e deixarmos cicatrizes profundas no coração das pessoas.

Amor se transforma em companhia, e amizade, e ele também tem defeitos, e não é alguém perfeito como vemos nos cinemas escrito no final: “felizes para sempre”.

Não, amor não é felicidade para sempre, ele sofre mutações como um largado que se transforma em uma linda borboleta, o amor se constrói como um castelo que sofre tempestades e vive momentos de sol.

O amor é verdadeiro. E não digo somente amor entre homem e mulher, mas AMOR ENTRE NÓS. Devemos amar o mundo, pois o amor é que move o mundo, o amor é um sentimento que Deus colocou em nosso coração desde sua criação, pois fomos criados para o amor e para amar. Não de forma desregrada, mas de forma concreta.

Sempre que desisto de amar me vêm a cabeça um pequeno trecho em que o Pe. Fábio de Mello diz: “ Não desista do amor, não desista de amar, não se entregue a dor, porque ela um dia vai passar...”

Ontem pela primeira vez de minha vida eu desisti de amar as pessoas, pois eu tenho um compromisso com Deus, o de amar aqueles que se aproximarem de mim. As pessoas confudem esse sentimento, e eu acabo me confundindo, pois eu não amo com segundas intenções, eu amo pra valer, para machucar, e sofro com isso seriamente. Mas Deus é bom e sempre vem de alguma forma me mostrar o quanto vale a pena amar sem esperar nada em troca.

O Senhor nos diz bem claro para “amarmos uns aos outros como Ele nos ama.” Mas é tão difícil amar puramente as pessoas!

Amar é muito difícil, pelo menos para mim que ama sem esperar, mas é um desafio gostoso e bem prático, pois não gosto muito de teorias. Devemos parar de viver de teorias, mas praticar o amor entre nós. Amor sem segundas intenções, amor que possa doer, amor que possa se colocar no lugar do outro em situações difíceis. Amor que possa compreender, amor que possa transportar amor...

Amar é um milagre no mundo em que vivemos.

Não podemos ganhar as pessoas com teorias ou promessas que não podemos cumpri-las. Devemos ganhar as pessoas amando-as verdadeiramente, de coração, sem ressentimentos ou esperando algo há mais.

Amar é uma capacidade que nasce conosco, vamos colocá-la mais em prática. Precisamos nos UNIR ao mundo, se aliar as pessoas e as necessidades do mundo. Amar porque Deus nos amou primeiro. Devemos não escolher quem podemos amar, mas amar e amar sem limitação, sem usar máscaras. Você não precisa de máscaras para viver. Você não precisa mendigar amor, não é isso, mas precisa amar porque acima do chão existe um céu tão maravilhoso. Acima da queda existe um Pai que te quer ver feliz. Tua felicidade é importante para Deus!

Acima do medo, existe o amor e a esperança, junto com o perdão. Amar é perdoar...Amar é se sacrificar, por isso dói amar...

Não se engane e nem engane os outros. Você não precisa de um amor inventado, mas um amor puro e verdadeiro! O homem é do tamanho de seus sonhos e do amor que guarda dentro de si mesmo.

Seja lá qual for seu dilema, não esqueça que estamos lhe dando com humanos.

Nós devemos amar como humanos, mas devemos saber como fazer isso sem ferir os sentimentos das pessoas. Não precisa ferir, não precisa agredir para amar, amar não é agressão, mas é doação!

Amar é ver além de você mesmo e do outro, porque na realidade o outro tem sentimentos e fraquezas e você também as tem. Não queira dizer eu te amo na fraqueza do outro para tê-lo como arma para suas carências. Não queira se aproveitar dos problemas do outro para enganar dizendo essa palavra, isso é perigoso e faz mal.

Não faça isso porque amor é muito mais do que imaginamos. Eu desconheço o amor porque eu sou limitada, mas eu percebo que se Deus é amor, o amor deve fazer o nosso bem. As coisas que Deus faz são perfeitas, embora muitas vezes colocamos mil defeitos.

Você é um ser humano lindo. Você pode ser uma nova pessoa e deve começar isso de dentro para fora, e não de fora para dentro. Nunca se esqueça que devemos ser nós mesmos. Não podemos perder a nossa identidade por causa do outro. A sua identidade nasce, cresce e morre com você, por isso não deixe que os outros a roubem de seu ser. Ser é o que vale em nossa vida. Ser uma pessoa sem máscaras que carrega seus medos, frustrações, fraquezas, mas que enfrenta, luta e se esforça para viver seus limites neste mundo. Ser para amar...Amar para ser..

Não use máscaras para amar as pessoas, seja você mesmo!

Beijos a todos!

Roberta Mendes de Araújo
Enviado por Roberta Mendes de Araújo em 30/07/2008
Reeditado em 17/08/2008
Código do texto: T1105353
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.