SOBRE BARACK OBAMA

QUEBRA DE HEGEMONIA

Historia foi feita. O candidato democrata Barack Obama se elegeu presidente dos Estados Unidos, e alcançou o mais privilegiado cargo político do planeta ao derrotar o republicano Jonh McCain. E porque a historia foi feita? Dizer isso ou dar todo esse ênfase a essas eleições seria uma forma de desvalorizar passadas disputas eleitorais com outros candidatos? Seriam esses dois homens mais importantes que outros candidatos a também presidência americana? Não! Essas eleições possuíram uma importância maior em relação a outras por se tratar do momento vivido, imagine que em meio há uma das mais surpreendentes crises da economia mundial caia exatamente em meio à disputa pelo cargo político que detém a maior força financeira do mundo e como se isso não bastasse fosse aberta em meio a essa disputa uma disputa ainda maior que é a de raças.

Não me venham com essa historia de que isso não foi à questão dessas eleições nos Estados Unidos, porque sim, foi um dos principais tópicos dessa disputa. E ae entra o assunto que quero comentar. A quebra de Hegemonia. Nunca um existiu na historia da presidência americana um presidente da cor de Oba ma. Não quero citá-lo como negro pois pra mim Obama não é exatamente um negro, não levando em consideração apenas a sua pele mas toda sua genética, filho de pai negro e mãe branca, e bem branca digam se de passagem.

Essa quebra de hegemonia foi feita graças a milhões de votos americanos que em minha opinião foram decisivos para eleger este homem, que usou sim de sua pele para defender uma maior capacidade de ser o presidente americano. Sempre fui a favor de novas tendências, novas possibilidades, alterações em regimes políticos e quebra de governos que durem por muitos anos, e porque não, dar a todas diferentes culturas e raças e sua merecida parcela de governar um determinado espaço. Quanto a isso, fico feliz em saber que com passar dos anos a população de todo o mundo esteja se abrindo cada vez mais para novas expectativas e regimes que antes não foram apresentados.

Mas definitivamente, Obama não representa este espírito que muitos acreditaram, o espírito da mudança e ascensão dos negros rumo a dias que lhes dêem mais possibilidades de influenciar merecida mente no cenário político mundial. Pra mim Obama simplesmente usou de sua pele e apresentando-se como negro quis ser o mocinho nascido em um lugar que jamais poderia levar alguém há algum lugar de influencia no poder mundial. De outro lado McCain era o sujeito que se fazia de herói, capaz de suportar torturas e as piores dificuldades por amor a sua pátria, mas se fazia de herói ou realmente tudo aquilo aconteceu? Obama acusava McCain de ser milionário dono de terras e manções mesmo em meio à crise americana e mundial... E Obama? Você sabe mesmo o que ele tem? Quem ele é? É fácil usar de sua historia triste para se promover, as pessoas em qualquer parte do mundo tendem a optar pelos mais ‘fracos’ que hoje são vencedores que por aqueles que se apresentam mais intactos aos golpes da vida.

Pelo fato de Obama ser o marco do inicio de uma nova era do poder e representatividade dos negros nas paginas da Historia mundial de maneira positiva, fico feliz. Em contra partida a tristeza de ver alguém que usa de sua historia de maneira enganosa. Parabéns pra ele por ser um ‘vencedor’ quando o Maximo que ele podia alcançar era ser apenas um sobrevivente em meio a tantas dificuldades, mas que verdade seja dita, Obama não é esse coitadinho que se pinta por ai, Obama não é um salvador para Estados Unidos e menos ainda para crise, Obama não é esse ‘negro’ que ele diz ser, Obama é até então um ícone que mostrou apenas um lado de sua moeda, e a outra, haa a outra é que me intriga a saber quando ele pretende revelar.

Thiago Paiva Moreira
Enviado por Thiago Paiva Moreira em 06/11/2008
Código do texto: T1269364
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.