Angola - Jardim dos Anjos - Carta a Catarina

Carta incompleta, escrita para a minha filha que nasceu dia 20 de Maio de 2000.

Luanda, 18 de Maio de 2000

Minha querida filha,

Tu ainda não sabes, mas eu sou o teu pai.

Hoje é, ou vai ser, o dia do teu nascimento.

Só há alguns dias atrás é que decidimos, eu e a tua mãe, qual vai ser o teu nome: Catarina Alexandra.

Espero que tudo corra bem, que gostes do teu nome e que gostes de nós.

Nós já gostamos de ti há nove meses. Mesmo antes já gostávamos de ti.

Nós quisemos-te, planeamos-te, imaginamos-te e, por fim, fizemos-te.

Eu não percebo bem o mundo que te espera, não entendo coisas estranhas que nos modificam, mas entender o mundo é um exercício individual, algo que cada um tem de viver.

Fizeste-me sentir um homem. Um homem muito especial.

Sabes, Catarina, eu nunca fui pai, tal como tu nunca foste gente. Temos de viver esta experiência juntos, dia a dia.

Tenho muitas coisas para ti.

Tenho a tua avó, a minha mãe, a minha melhor amiga. Ela é muito especial, vais ver.

Dela só vais ter amor, vai-te abraçar tantas vezes quantas possas imaginar que alguém abraça alguém.

Vai-te ensinar cantigas, danças, brincadeiras e, será a tua protecção para sempre. O Amor será a lição que vais receber da tua avó.

Depois tenho os teus tios.

Ao teu tio João vais amar de paixão. Não podes evitar e nunca conseguirás lutar contra isso.

Ele é um príncipe. Não acreditas? Eu vou-te contar um dia.

Ele representa a família. Uma mão fechada com força. Aí encontrarás calor, protecção e será nela que conseguirás o teu espaço.

A mão representa a força, a união e a capacidade de fazer coisas.

O teu tio vai-te ensinar a utilizar esse instrumento.

Depois vais ter a tia Zoca, cujo nome é Crisália.

Perceberás um dia o quanto é importante ter dois nomes.

Zoca porque representa o limite. Ela é forte e apaixonada, sempre um degrau acima dos demais.

Depois é Crisália, uma flor, uma beleza, por dentro e por fora, frágil e terna.

Nela encontrarás o romance. Sem o romance na tua vida, só serás passageira e nunca personagem.

Encontras, depois, a tia Paula.

Com o tempo descobres que ela ultrapassa sempre a expectativa.

Ela é intuitiva, quase pressente e adivinha coisas.

Depois, é uma professora de como estar na vida.

Vai-te ensinar a evitar obstáculos desnecessários.

A tia Paula vai-te ensinar a Razão.

Vem, então, o tio Luís.

Este é o teu padrinho.

Nele encontrarás energia. Pensas que é fácil?

Terás nele o teu segundo pai e ele vai sê-lo.

Sincero, explosivo, dinâmico e ternurento.

Percebes, então, que eu diga que ele te vai ensinar a perseverança, o destino.

Segue a doutrina, não o que ele faz. (risos)

Agora o caçula, o tio Camané, Carlos Manuel, inteligente a gerir tudo: O coração, a vida, o destino. Mas isso é porque ele é jovem.

Um dia qualquer, ele desaprende e fica igual a todos nós. Bem-haja.

Neste tio vais encontrar o caminho, qualquer que ele seja. Vais encontrar a palavra que não é a que queres ouvir, mas a que te fará pensar.

Nele encontrarás a definição.