carta ao governador de Minas Gerais

CARTA AO GOVERNADOR DE MINAS GERAIS

SENHOR GOVERNADOR,

Pela primeira vez ouso-me dirigir ao Comandante Geral do nosso Estado.

Não é tarefa fácil. Governador- acompanho a evolução do seu governo desde o inicio. Os cuidados tomados na formação da equipe caracterizados pela competência técnica e idoneidade moral, constituíram nas primeiras preocupações. Lembro-me bem- estava eu conversando com sua avó no Ed. Niemayer sobre a constituição da Fundação Tancredo Neves. Ela então me falava das dificuldades da indicação dos seus membros. Teria que manter o equilíbrio. Família do Dr. Tancredo versus Família Tolentino. Queria, a todo custo, minimizar eventuais descontentamentos. Aproveitei a oportunidade e indaguei – Dona Risoleta, a Senhora imaginou como foram as variáveis e as combinações que o Presidente Tancredo Neves teve que tabular para definir o seu corpo de auxiliares? Prontamente respondeu - Ia noite adentro escrevendo e andando de um lado para outro, nomes e funções, rasgando papéis e escrevendo novos, até finalizar. Pelo lado de seu pai, incluindo-o, teve outras eminentes personalidades públicas. Portanto, Vossa Excelência possui nas veias toda a manha política. Sabe fazer aliados e de como tratar os desafetos como ninguém. Disse-me, recentemente, um amigo – O Aécio está pronto. O rumo está traçado e próximo. Exatamente aí comecei a pensar. O que estaria faltando? Porque pronto ninguém fica. Fica, sim, preparado. O Senhor vem fazendo muito bem o dever de casa. Sua Administração vem se tornando um marco histórico no Estado. Tem boa equipe e o povo mineiro o consagra com esmagador reconhecimento. Entretanto, para um projeto político que vislumbra vôos mais altos, penso que falta alguma coisa de natureza absolutamente determinante. Alma. Proximidade com o povo. Atitudes populares (não populistas).

Esta é uma modesta leitura que faço da postura de Vossa Excelência. Torço e desejo vê-lo como nosso mandatário.

Amílcar José Dias

Presidente da Comissão de Ética Pública do IEPHA/MG

Outubro de 2008