Cartas aos Amigos da Vida... Em Vida!
 
"Em todo tempo ama o amigo, na angústia nasce o irmão".
 
Meus caros amigos estou preocupado em ter vivido em ausência com vocês, esperava cumprir o meu compromisso de tentar participar da vida de cada um, antes que sentisse algum tipo de nostalgia das caminhadas que correram a revelia de meu acompanhar, mas infelizmente não consegui a contento e quanto mais vou meditando,  fico  triste... Muito triste! 
 
O tempo, sempre o tempo, o não tenho tempo, nos afastou e eu não tentei lutar muito mais pelo que priorizei ao humano e menos ainda, não cuidei das aventuras e desventuras, conquistas e perdas individuais nos mais diversos planos que dão sentido a nossa múltipla existência. 
 
Desculpem está nos privando do direito a tranqüilidade das afinidades que mutuamente nos fez e ainda deve está fazendo falta. Os tempos continuam difíceis para todos e sei que diretamente vocês não têm nada a ver com meus conflitos da carne e do espírito. Será?
 
Pelo que conhecem do meu perfil ao longo dos distantes e intercalados anos e momentos, não é difícil imaginar o quão perturbado e desnorteado fiquei quando muito fui e continuo contaminado com a expiração do tempo. 
 
Não pude honrar, apesar do empenho, da fala assumida, idéias e ideais que nortearam nossas vidas com caminhos, atalhos e desvios necessários, porém sem cercear a explícita vontade de estarmos sempre juntos no espaço físico, embora no coração e na mente vivi, vivo e sinto profundamente cada um de vocês, momento a momento de minha vida. 
 
Podem ter certeza que o Pai Maior vai continuar nos gerindo através dos amigos anjos, para que possamos superar tamanho e prolongado afastamento, que muitas vezes nos levaram as chamadas  crises existenciais e de auto-estima, em não se sentir úteis e necessários. 

Voluntariosos vimos vivendo fraquejados, cada dia com seus altos e baixos, nas agruras necessárias a nossa concepção evolutiva de que tudo tem um sentido e uma razão de ser, nada nos atrai ou afasta ocasionalmente e a revelia do nosso racional, mas com certeza continuaremos sempre unidos e lutando com todas as armas e forças lícitas, preservando as leis do Divino Mestre da vida. 

 
Deveremos ser instante a instante muito gratos e sempre pedir a Deus em oração, a sua ajuda. "Na gratidão o verdadeiro amor". Não pudemos até o momento fazer um mundo melhor, pautado pelo enlace da paz, isso já percebemos, mas jamais devemos ser omissos e deixar de exercer a cidadania da elevação espiritual a despeito das nossas próprias necessidades materiais.

Em nossos encontros ou reencontros ficou perceptível a ânsia e sede de nos tocar e nos falar da forma mais proveitosa possível ao tempo mínimo, para um referencial de carências acerca da inserção do eu de cada um e dos nós de cada eu, a nos saciar de tudo, como se fosse possível.  

 
É como passar a limpo várias histórias que compõem nossas experiências de vida sem terem ocorrido hiatos. Hora que a frequência vibratória nos sintonizou e nos elevou ao ápice do humano. 
 
Horas depois continuava a flutuar  e indaguei? Ainda vivo o sonho ou em sonho, fiquei atônito, aturdido e curtindo avidamente a oportunidade de resgatar parte da minha, da nossa necessidade de mais vida. E em emoção viajei navegando além do horizonte da minha alma e chorei.

Um misto de saudade, alegrias e principalmente felicidade pela dádiva de tão sublime e inimaginável reencontro, que nós devíamos a nós mesmos e a nós outros, em lado acessível apenas no imaginário, pois, o tempo rolou e nos enrolou. Deveríamos ter sido mais atentos um para com o outro... Mais cuidadosos para que pudéssemos sempre nos acarinhar e ajudar. 

 
Vocês jamais vão poder imaginar, mesmo se colocando no meu lugar, como esse afastamento temporário perseguiu incomodando nas minhas reflexões. Vivi momentos de alma combalida. Luta insana em busca do sei lá... Agora eu sei. Só não sei até quando, sei que vai ser sempre pouco... Muito pouco. 
 
Melhor dizendo, agora não estou desconfortável e muito menos preocupado desde que deixei de alienar esses recursos infinitos de amigos da vida, avalizando uma existência pura e plena. Cheio de amor para doar e receber.

Como também às diversas vezes que expus e incomodei para que nos enxergássemos, era a única forma que dispunha no momento para continuar a labuta contra as ausências.
 
Viver ou morrer, tentar sempre sobreviver! E sempre estamos lutando com muita fé para continuarmos de pé.

Não somos pessoas para desistir e sim insistir, vamos até o fim. Peçamos apenas um pouco mais de compreensão por nossas inúmeras falhas na ação e concepção do certo e errado, no contexto do mutável e imutável.

Sei que, sem exceção, todos têm sido muito tolerantes aos meus excessivos abusos, ao clamar por cada um de nós, devo ter passado do limite... Que lindo limite ilimitado em cada paragem das diversas passagens (Sinto orgulho).

Eu tenho plena consciência e convicção que fui premiado e sinto um enorme privilégio ter tido a oportunidade de possuir vocês, e peço mais uma vez desculpas pelo egoísmo e vaidade. E orgulhosamente bem de dentro do meu abalado coração acalantado pelas emoções dos sentimentos plurais, agradeço a oportunidade do renascer que durante toda a vida vocês me propiciaram.

 
Espero que não deixemos que momentos de aflições desgastem o mútuo respeito que nutri nossas relações de admiração e ao ser essência que cada um de nós caracterizou, pactuamos e somos dignos representantes na nossa perseverança, assim permitida por Deus e preservamos acima de tudo o cultivar amor no seio de nossas famílias. Façamos sempre o evangelho. Não importa a religião.
 
Espero e tenho fé em Deus que nunca passem pelas intempéries do espírito, pois os olhos quando estão distantes do coração, por mais irmão, não se consegue mensurar e muito menos enxergar.
 
Quando acaba a dádiva de a olho nu se enxergar, a nós foi legado a faculdade de vê através do espírito... Aí aumenta a nossa amplitude de visualizar através da percepção que prescinde a complexa, porém, descartável matéria. Tudo será sempre tão transparente e visível a uma velocidade e sensibilidade incomensurável na nossa acuidade.
 
Dou testemunho que passei, pelo menos, tentei a vida em harmonia com as pessoas, sem vaidades, pois tudo na vida é vaidade e assim terminarei meus parcos dias. Pois Deus é quem nos ajuda e convoca a ajudar, o mérito é Dele, somos apenas e simplesmente veículos.
 
Como é bom poder ajudar quando podemos, chega a ser prazeroso e é uma atitude cristã, como é lindo e reconfortante para aqueles que sabem dividir o humano ideal e o pão. Aprendi com meus pais e procuro agir assim até quando Deus quiser e ele há de querer. 
 
Devemos buscar nos nossos pensamentos e fazermos uma retrogradação dos nossos atos e atitudes, erros e acertos e tudo mais que norteia uma vida e indagarmos o porquê de tudo? Após várias analogias e correlações, não poderemos, pelo menos não devemos continuar na mesma, sem prumo e rumo. Cada dia com nossas melhorias. 
 
É muito bom termos a certeza que procuramos fazer o correto, assumimos responsabilidades, nos doamos, estudamos e trabalhamos muito, ou será que apenas o suficiente, ou ficamos aquém? Por que tudo isso? Qual o princípio, meio e fim? Claro que deve ter uma razão, mas não devemos jamais deixar de nos revalidar.

E sim viver cada dia com seus problemas, e amanhã, além de ser outro dia, já é futuro no nosso estágio de vida atual e quando passar a grande tempestade, levando consigo essas turbulências que hora nos afligem, seremos livres. 
 
Amigos o mais difícil é receber, não por orgulho, vaidade ou a humilhação do pedir, já superamos tudo isso nos últimos tempos, mas a vulnerabilidade de não poder corresponder ao que recebemos e sermos considerados pessoas que não honram o que semearam em essência, ou que repassavam uma falsa imagem. Mas o Pai maior está vendo. Aprendemos muito, com certeza, no final dessa etapa vamos sair com o lucro permitido pela Sabedoria Divina
 
Temos pessoas que são amigas verdadeiras, são raras e outras que se dizem amigas. Orai e vigiai vinte e quatro horas.

Não podemos deixá-los a deriva, lutaram até hoje, cada uma a sua maneira, não nos cabe nem ao menos comentar. Mas a honra acima de tudo. Seria muito fácil de nossa parte dispensá-los e correr atrás dos verdadeiros amigos, fazendo só o que gostamos. Aí com certeza o mérito é grande, porém, bem menor do que recuperar os que não conseguem ser verdadeiros.

 
A  modificação com edificação de qualquer forma do pensar e agir ou talvez nunca pensar e muito menos agir, como toda e qualquer mudança é muito difícil, mas perseverando...

"T
udo posso naquele que me fortalece".
 
Por outro lado seria, pura sacanagem e covardia para com todos eles que sempre acreditaram e continuam acreditando que vamos sair ilesos e fortalecidos do furacão que hora perturba a humanidade e nossos corações e mentes.
E como somos filhos de Deus, fortes o suficiente para lutarmos até a vitória final. Só se Ele não quiser, paciência continuará a ser minha grande provação. Até quando? Não sabemos.
Em alguns momentos fraquejaremos, levantaremos e continuaremos até a próxima queda, levantaremos e chegará o dia que não cairemos mais. Eu creio. Vocês também? É lógico!
 
Devemos desabafar sempre, mas de costume ser transparente e passar a vida sempre a limpo com quem nos respeita. Aqueles que não o fazem, tentaremos nos desdobrar para que consigam nos perceber pelo verdadeiro ângulo do bem, de quem somos e do que somos capazes.
 
O Grande exercício da vida é conviver com os contrários de pensamentos e dificuldades. Com os que pensam como nós, é muito fácil, não tem mérito nenhum. São os chamados iguais, depende apenas do grau da elevação intrínseco aos escolhidos ou os que se fizeram escolher.
 
Pretensiosamente acho (tentei), que passei e doei em emoção através do coração um pouco de mim e dos nossos momentos que ora vivenciamos aos pares, no lado às vezes cruel da sobrevivência.
 
Como vivemos buscando a Paz de Cristo e Jesus nos amando, vamos nos superar e agradecer a oportunidade do ganho que nos é propiciado em cada momento que nos encontramos, depois que nos achamos e tentar nos tornar mais fáceis. Inclusive, de sermos achados e transmutar as virtudes em prol do bem comum.
 
Reiteradas desculpas pelas vezes que não correspondi e por  falhas conscientes e ou inconscientes e principalmente as inconcebíveis, pois, foram reincidentes e, em parte instintivamente premeditadas.
 
Aprendi muito cedo esse lindo e profundo pensamento, onde todos são irmãos. Faz parte do cresceis-vos e multiplicai-vos, na sua essência.
 
“Amigos são anjos que nos deixam em pé quando nossas asas têm problemas em se lembrar como voar”
 
A priori amo igualmente todas as pessoas, porém, elas se distinguem.
 
Com vinho brindo se acharem que ainda vivo. E estou vivo, palpável, não? Ressuscitado digo Obrigado (rsrsrsrsrsrsrsrs).  
 
Abraço fraterno e abençoado na Alma e no Coração.
 
Julio Sergio
Recife-PE.
(01.03.09)