Carta Cósmica

Carta Cósmica (Ficção)

Olá meu Infinito. Exclamou Francisco. E foi falando. Você que abriga o fogo, ar, vento, água, partículas visíveis e invisíveis, planetas, astros, estrelas, buracos brancos e negros (sem discriminação) e tantas outras coisas que ainda não conhecemos, poderia dar uma olhada para um seu filhote. Ele se chama Terra. Este nome - não sei por que. Nele, pelo alcance do Telescópio Hubble, das sondas e passeios astronáuticos, é o único habitável ( seres vivos com nossas características). Será, infinito, que do seu parto, concepção normal (olha - nós o chamamos de Big Bang), só ela (terra) mereceria isto (ser habitável)? Provavelmente não terei a resposta. Infinito, são tantas as indagações. Ainda não consegui entender, saindo de você, figuras repulsivas como um Hitler e seus seguidores, um Bin Laden, Bush (s), Sadan Hussein, Sharon, líderes de hoje - Nero, Alexandre, de ontem. Por outro lado, figuras absolutamente luminadas que marcaram ( continuam fortemente presentes) os tempos - Buda, Maomé, Jesus Cristo e tantas outras Doutrinas.. Seu filhote (terra) cresceu? Evoluiu? Não temos capacidade de saber. Aos nossos olhos e valores, ele é lindo. É de um azul indescritível. Tem rios, lagos, mar, cachoeiras, montanhas, neve, grutas esculpidas pelo tempo e o céu, onde a ti contemplamos. Tem seus reinos bem definidos e interdependentes. Tão interdependentes que um desvio em um, provoca, instantaneamente, a fúria e a extinção( e quantos já foram extintos?) dos outros. Entretanto, a fúria do chamado racional nada tem a ver com algum outro tipo de provocação dos demais reinos. Ela (a fúria) chamamos de ganância, vaidade, poder, desrespeito e etc, etc. Tem uma capacidade gigantesca de destruição. Os chamados irracionais, por intuição, os protegem ( reinos). Os racionais são os únicos provocadores. Surinames (?) por todo lado. Aqui no nosso pedacinho – Santa Catarina, foi vítima dos tantos tiros nos pés provocados pelos racionais. Alguns, realmente muitos poucos, seres racionais estão alertando. Cuidado. A água doce vai acabar. As geleiras irão derreter. Os mares vão subir. As marés e correntes sairão do eixo e derramarão sua fúria. Cidades desaparecerão. A maioria dos seres vivos irá extinguir. (?) Infinito, é difícil entender tanta coisa. Talvez seja fácil. É paradoxal? É sutil? Será que seu filhote apenas sofre transformações? E os que nele habitam porque e para que existem? Eles (seres vivos) têm ou não condições de modificar seu hospedeiro e com isto provocar algum desequilíbrio nos outros seus filhotes? Infinito, apenas, no momento, inclino-me a acreditar que, se pertencemos ao seu filhote, infinitos também somos.