O TRAÍRA

Caro leitor (a),

No bom português podemos definir traíra de duas formas:

1ª) Traíra (Hoplias sp.) é um peixe carnívoro de água doce da família dos caracídeos. Pertence a um grupo de caracídeos desprovidos de nadadeira adiposa, principal característica da família. É um dos peixes mais populares do Brasil, presente em quase todos os açudes, lagos, lagoas e rios. Nas regiões que oferecem boa alimentação é comum que atinjam 69 cm de comprimento, e alguns exemplares excedem 2 kg de peso.

2ª) Traíra: traiçoeiro, falso, aquele que não cumpre com o combinado, infiel.

Quem é que nunca conheceu um traíra ???? Veja que não me refiro ao peixe.

Algum dia na vida, você, meu caro leitor, já teve a oportunidade de encontrar um amigo, chefe, vizinho ou até mesmo um parente traíra. Acho que este último é da pior raça. Por sorte ou azar só encontrei amigo traíra e foram poucos.

O traíra é aquele cidadão infiel, é aquele que diz uma coisa e faz outra, não cumprindo com o combinado. Passa a perna em sua vítima e a deixa com cara de paisagem (adoro esta expressão). Em seguida, surge a indignação, a dor, raiva, o ódio mortal, a vontade de esbofetear esta pessoa, entretanto, o mal já está feito. E só nos resta cobrar pelos danos ocasionados, isso se forem passíveis de cobrança. O leite foi derramado e ele, o traíra, nem vai se importar com isso. Seguirá sua vida como se nada tivesse acontecido, afinal as consequencias ficam para o traído, o fiel, a vítima da relação. Perdoá-los ? Isso vai da consciencia de cada um.

Por uma questão moral e legal, deve existir a confiança (fidúcia, do latim fiducia, -ae), a boa fé entre as partes envolvidas na relação comercial, de amizade, amor ou de parentesco. Infelizmente, alguns não pensam assim e se aproveitam da bondade, da confiança do outro, num ato de extrema covardia e pensamento direcionado apenas e tão somente na vantagem que levará ao final.

O caráter não vem estampado na testa da pessoa, mas ao menor sinal, ao menor deslize, desconfie. Você pode ter encontrado um traíra. O conselho é válido para toda e qualquer situação.

Mas não desanime, existem pessoas boas e honestas neste mundo, assim como eu, você, o outro.

Despeço-me de todos após este pequeno desabafo e desejo uma vida longa, próspera e feliz.

Abraços.

Bianca Stievano
Enviado por Bianca Stievano em 10/06/2009
Código do texto: T1642178
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.