Carta de Saint- Exupéry, autor do livro Pequeno Príncipe.

"Nossa, como sou

ingênua"! (kallena)

Saint Exupéry , era francês e antes de ser escritor , era piloto . Trabalhava no Correio Aéreo . Ficava dias e dias fora de casa e não deixava de escrever á sua mãe que era chamada de Madame

de Saint-Exupéty . Ele naceu em 12 de junho e morreu em 1944 , quando ao voar o seu voo noturno , transportando correspondência, o seu avião dessapareceu no Mediterrâneo e nunca foi encontrado .

Numa das suas viagens , ele escreveu para a mãe e esta carta , ( escreveu muitas... vou colocando-as aos poucos) foi extraviada. Em outubro de 1926 , entra para a Companhia Latécotiére . Faz a linha Toulouse-Dakar ; após a sua 1ª escala , es-creve de Toulouse a carta para a mãe.

Veja a beleza da carta :

"Minha mãezinha , esteja certa de que eu levo uma vida maravilhosa . Não se trata apenas de aviação . O avião não é um fim , é um meio . Não é pelo avião que se arrisca a vida , também não é pelo arado que o lavrador trabalha . Por meio do avião , abandonamos as cidades e seus escritórios e reencontramos uma verdade campestre ; fazemos um trabalho de homem e conhecemos preocupação de homens. Estamos em contato com o vento, com as estrelas , com a noite , com a areia do mar , enganamos as forças da natureza , esperamos a escala como uma terra prometida , e procuramos a verdade nas estrelas .

Sou feliz em meu trabalho , sinto-me o campones das estrelas Também já o respirei , o vento do mar . Os que experimentaram este alimento uma vez , não podem esquecê-lo. Não se trata de viver perigosamente ,esta fórmula é pretensiosa , não é o perigo que eu amo, é a vida .

Tenho necessidade de viver ; nas cidades não há mais vida humana ".

Toulouse, 1926.

P.S - Ele não colocou o dia e nem o mês. Foi encontrada após o desparecimento dele , ou seja a morte, em 1944.

Comento : Por causa dessa carta que ele se tornou escritor. Eu me emociono com a beleza desta carta , cada vez que a leio. É maravilhosa, é um poema , raro de se encontrar : simples, emotivo, poético , nem sei adjetivar . Puramente único, sensacional... Ele não mais suportava cidades... eu também não suporto... adoro o campo. Talvez esteja aí o motivo ...

Kallena, 26/06/2009.

kalena
Enviado por kalena em 26/06/2009
Reeditado em 27/06/2009
Código do texto: T1668360
Classificação de conteúdo: seguro