Sentimentos sobre Cuba: Hija-Madre-Hija

Havana, 28 Outubro de 2007

Minha mama,

Estou muito feliz por estar vivendo esta experiência. Estou hospedada em Vedado e não tenho saído para muito distante do hotel. Espero sair mais na próxima semana, depois que fizer mais amizades. Ainda não liguei para sua amiga. Quero ligar e combinar um passeio com o Sr. Jorge, mas s'o quando tiver companhia.

Fiz amizade com a maioria dos funcionários do hotel. São pessoas muito agradáveis e respeitadoras. Me falaram um pouco sobre Cuba e até agora tenho visto muito mais coisas positivas.

Pelo que ouvi, existe diferença entre as pessoas quando se trata de possibilidades para adquirir um ou outro bem de serviço, alguns são mais privilegiados quando possuem empregos que disponibilizam carros e uma parte do salário em CUC, mas como cidadão cubano, todos são iguais e possuem os mesmos direitos. Tudo aqui me faz lembrar de ti, pois sei o quanto idealizas um mundo melhor.

Gostaria de enviar por e-mail algumas fotos e vídeos, mas sinto dificuldades e, al'em disso, a internet 'e muito cara! Mas, quando conseguir acumular alguns arquivos, gravo em um cd e envio para a senhora pelos correios.

Meu peito est'a apertadinho de saudade, mas está sendo f'ácil porque sinto-me bem acolhida. 'E muito diferente do que senti, por exemplo, quando fui para Viçosa-MG.

Te amo muito, mãe!

A cada dia minha admiração por ti aumenta mais!

Sua filha, Kika.

**********************

Havana, 01 de novembro de 2007

Oi mami!

Como vão as coisas por aí? Por aqui está tudo bem. Graças à Deus meu tempo está sendo bem otimizado e estou gostando do lugar e das pessoas. Talvez, se fizer sol este fim de semana, ligo para sua amiga e peço para que entre em contato com o Sr. Jorge para nos levar (eu, duas italianas e um cubano) para irmos à Varadero. É uma praia belíssima. Não precisaremos de carro para fazer outros passeios como Havana Velha, Malecón, Ver o Cristo em Casa Blanca, pois onde estamos hospedados fica relativamente perto e dá para caminhar ou pegar um ônibus. Neste momento está passando um ciclone na parte oriental de Cuba. Não há previsão de ciclones para a região ocidental, onde estou. Ainda assim, os ventos estão bastante forte nesta época. Estou me acostumando. Todos me falaram que ainda que passe um ciclone por aqui não há perigo algum. Os cubanos se preparam para fenômenos como este e existem quatro fases quando se vai passar um ciclone: fase informativa, fase de alerta (todos devem se recolher), fase ciclônica e fase de recuperação. Portanto, não há com o que se preocupar, realmente. Não estou conseguindo abrir meu yahoo, portanto, quando me escreva por este e-mail. A única coisa que não me agrada muito é a comida. Apesar de ser parecida com a do Brasil (feijão, arroz e carne), acho muito gordurosa e não sinto muita higiene aqui no centro. O resto, tá massa! Rsrsrsrs

Muchos besos,

Chiara

************************

Maceió, 03 de novembro de 2007

Mi querida hija!

Pois é, somente ontem fiquei sabendo através de Ana que não estavas conseguindo abrir o yahoo, então reenviei a mensagem da semana passada. Na vida tenho inveja de poucas coisas, mas confesso que estou com inveja (sadia) de você. Leio as entrelinhas de tuas mensagens e parece que estou caminhando contigo nas ruas de Havana. Por outro lado, estou muito feliz de ter passado apenas cinco dias nesse lugar e estar confirmando minhas percepções sobre o jeito de ser e viver desse povo e desse país. Conheça tudo que lhe for possível, pois independente do que o mundo capitalista pensa dessa nação, são mais de quarenta anos de história construída passo a passo e reconhecida por todos que ainda acreditam numa forma de economia que não gere miséria para maioria dos que produzem ou nem sequer são necessários à produção de riqueza para poucos.

Reativei o telefone da LIVRE, caso necessite falar comigo dê um toque para (82)3033-5886 que retornarei imediatamente. Deus te abençoe sempre, mas não esqueça, as oportunidades que nos são dadas na vida são únicas e o objetivo é um só, nos fazer ser cada vez melhor, primordialmente do ponto de vista humano.

Abrazo y besos, su madre.

****************************

Havana, 10 de novembro de 2007

Mi mamá,

Não tenha dúvidas de que estou aproveitando. Fico feliz em saber que agora poderemos nos falar mais, pois a saudade é grande.

O que puder fazer para te levar recordações deste lugar que tanto a faz vibrar o farei. Quem sabe um dia não caminharemos juntas por essas ruas?

Muchos besos de su hija.

***************************

Maceió, 10 de novembro de 2007

Oi Kika!!! Como estás mi hija?

Tenho tentado falar com você, mas não é tão fácil, as vezes sou atendida, mas quando passam a ligação poucos segundos depois a linha cai, espero que estejas bem de saúde, trabalho e realização pessoal, a saudade é coisa natural. Davi está sendo demitido do hospital psiquiátrico, acredito que vai ser bom se afastar um pouco daquela dura realidade para olhar para outros

horizontes, toda experiência deve ser transformada em instrumento de crescimento humano. Agora ele está trabalhando pela Cooperativa de Enfermeiros fazendo atendimentos domiciliares, mas também está participando de palestras da área e procurando alguns estágios de aperfeiçoamento. Em dezembro conclui o curso de enfermagem no trabalho, ampliando seu campo de atuação, pois é, aos poucos o menino está conquistando espaços, isso me dá mais tranqüilidade. Fau realizou sua primeira oficina de artesanato remunerada pelo SESC, está muito feliz, pois o horizonte começa a se ampliar e acredito que com a garra que tem em breve não faltará

trabalho. Betânia continua no Laboratório, com o ritmo de trabalho está mais magra, mas toda mudança de vida causa impacto, já era tempo de começar a conquistar sua autonomia financeira, não é mesmo? Tem tirado muitas fotos? Já houve tempo de entregar o xale à Rosa, esposa de Silvano? Se já os encontrou, o que achou deles?

Deus te abençoe!!!!!

Besos!!!! Gorete

*****************************

Havana, 12 de novembro de 2007

Oi mãe!!!!

Estou bem, graças a Deus.

Com relação a não conseguir me chamar no hotel creio que não haverá mais problema, pois já trocaram o aparelho de meu quarto.

Fico muito feliz com todas estas notícias. Vejo que aos poucos as coisas estão se encaminhando e todos vão poder andar com suas próprias pernas.

Ainda não tive tempo de visitar Rosa e Silvano pois saio muito cedo e chego pela noite durante a semana. Nos finais de semana, estou aproveitando que as Italianas estão por aqui para fazer alguns passeios que são limitados para os cubanos. Elas voltarão para a Itália em 20/11, por isso, esse final de semana vamos aproveitar para conhecer Santa Clara que fica a 270 km de Havana, cidade onde Che está enterrado e onde há um monumento em sua homenagem. Vamos também a uma praia que fica próxima. Como é um pouco distante e transporte é uma coisa meio complicada, nos liberaram para irmos na sexta e voltarmos na segunda.

Ontem fui até Casa Blanca com elas e um amigo Cubano e tiramos muitas fotos, que, por sinal, estão belíssimas. Esse amigo Cubano mora no centro de Havana, aonde as meninas estavam hospedadas e, por isso, tenho dado umas voltas com ele por lá. É outra realidade. É um bairro mais característico, onde dá para visualizar melhor o cotidiano deste povo, pois, aonde estou hospedada há mais turístas e divisas que cubanos. Sábado mesmo, fui ao aniversário da prima de meu amigo onde havia muita música nos ritmos de salsa, reaggeton (creio que é assim), candoblé, e também tecnomusic. Por onde passamos no centro de Havana, pela noite, escutamos os barulhos de tambores dos cultos religiosos. Bem, estou gostando muito de poder caminhar por esse lado da cidade e ver mais de perto as típicas famílias cubanas, o costumes e também a parte visualmente feia e suja da cidade. Pena que não posso registrar todas essas coisas em fotografia, pois não é tão seguro como nos demais locais.

Depois que as Italianas forem embora, vou fazer uma visita a seus amigos e também já combinei com as meninas daqui do centro para conhecer Habana Vieja, ir assistir ao desparo do canhão que ocorre todos os dias às 21h, em frente ao forte, e outras coisas desse tipo.

À copélia tenho ido sempre, pois fica muito perto do hotel.

Bem, mas a vida não é somente diversão. Também estou trabalhando, estudando mais sobre o Sistema Lactoperoxidase e preparando minha apresentação dos dados parciais, para quando meu professor chegar, em 22/11.

É isso. Manda um beijo para todos aí. O tempo está passando mais rápido do que imaginava e, logo logo, estarei de volta.

Muchos besos de su hija,

Chiara

****************************

Havana, 23 de novembro de 2007

Oi mãe!

Como estás?

Como havia lhe falado fui à Santa Clara na sexta e no sábado fui

visitar o monumento de Che. Me emocionei porque imaginei a Sra alí. É de arrepiar mainha. O mausoléu fica em numa espécie de gruta. Lá estão enterrados Che e os companheiros que também morreram na emboscada ocorrida na Bolívia. Em cada lápide há o rosto de seu respectivo "dono" talhado. Também há uma chama que foi acesa por Fidel no dia da cerimônia em que as ossadas chegaram da Bolívia e que desde então jamais se apagou. Em frente ao mausoléu há o memorial de Che. Lá estão objetos pessoais, fotos tiradas por ele em sua viagem pela América, cartas (inclusive uma de quando tinha 5 anos de idade, que fez para sua tia), enfim, é fascinante. Também fui até o trem blindado que foi descarrilado por Che e os outros combatentes. Epsódio que marcou a história da revolução. O trem encontra-se no mesmo local, do jeito que

deixaram. Domingo fomos à Cayo de Santa Maria, uma praia muito bela e, detalhe, proibida para cubanos.

Falando nisso, a sensação que tenho é que a história da revolução é fascinante. Que Che foi um herói e sua luta pelos mais pequeninos era incansável e ecoa até os tempos de hoje. Que Cuba tem que continuar acreditando que um mundo melhor é possível e continuar vivendo a revolução, mas com o mesmo sentido de outrora. Faz sentido muitas medidas necessárias para resistir ao bloqueio dos EUA, no entanto,

também há muita coisa que cheira mal. Não sei se Che estaria

satisfeito com muita coisa que se passa aqui. Penso que devem resistir ao capitalismo, mas também penso que desse jeito não dá. Algo tem que mudar. Bem, cambiando de assunto, minhas amigas italianas já se foram. Fiquei tão triste no dia, mas já passou. Em compensação Prof. Benone chega hoje. Vai passar uns 15 dias por aqui. Semana que vem vou participar do Congresso Internacional de Produção Animal. Está muito bom. Vê se me escreve, viu? Estou com saudades.

Te amo muito,

Kika

**************************

Maceió, 26 de novembro de 2007

Oi Kika!

Quantas coisas boas estás experimentando, isso é muito bom. Pois é, o tempo que passei em Cuba foi muito pequeno, tenho um olhar talvez muito limitado, estou achando muito interagir com você numa perspectiva mais real do cotidiano desse lugar. Certamente observarás muitas outras coisas e acontecimentos que contradizem o princípio revolucionário e socialista de Che, mas a história não é linear, todos somos sujeitos e vamos construindo conforme nossas

concepções e condições históricas dadas. São mais de quarenta anos de resistência, mas mesmo os socialistas cometem erros. Sei que existem algumas coisas que estrapolam nossa capacidade de entendimento, como por exemplo a não permissão de que cubanos frequentem uma determinada praia, muito diferente do Brasil, onde todos têm direito a frequentar praia e outros espaços sociais, mas nunca tiveram a oportunidade. Também concordo com você, não deveriam pagar tão caro. Não temos como saber a forma que Che estaria conduzindo o processo histórico sem tantas restrições, mas sabemos que a essência revolucionária deve permanecer viva e que apesar de tudo o socialismo supera o capitalismo excludente e selvagem.

Estarei viajando amanhã para Brasília - II encontro Nacional da Rede Educação do SESI, somente sexta-feira estarei de volta. O restante está tranquilo, Graças a Deus.

Esses dias vão ser bem melhores para você, pois é sempre bom interagirmos com pessoas próximas, ainda mais quando é o professor que acompanha os projetos.

Um grande abraço e beijo, sua mami, Gorete

******************************

Maceió, 09 de dezembro de 2007

Olá mi hija!!

O tempo está passando e logo você estará de volta. Que maravilha as coisas que estás vivendo!!!!!! Andei viajando a trabalho, por isso nunca mais liguei, o telefone só faz e recebe ligação em Maceió. E teu professor já retornou ao Brasil? Você já sabe da data que estará saindo de Cuba? O vôo é de São Paulo a Recife? Tem previsão de dia e horário de chegada? Deus continue te abençoando sempre. Abraço, sua mãe.