BRASIL: INDEPENDÊNCIA E MORTE – II...

O boletim oficial divulga: Dia da Independência faz homenagem à Força do Brasil... PENSO:

Que força???

Que Dia???

Que Independência???

É certo que ensinam nas escolas que em Sete de Setembro de 1822; Um português da nobreza dominante (D. Pedro I) levantou sua espada e, gritou: Independência ou Morte...

Contam essa e outras histórias mais... Quando criança, assistia na TV, um herói (entre aspas) que levantava sua espada e dizia: Pelos poderes de greiscon... A década de setenta foi fértil em histórias e estórias... Falavam sobre noventa milhões em ação; Brasil: Ame-o ou deixe-o; Era necessário deixar o bolo crescer, coroa Brastel, etc...

Ainda hoje, o ser humano gosta de histórias e estórias. Falam sobre exploração do homem pelo homem; Exploração do homem pelo capital; Que a religião é o ópio do povo, Que a questão seria uma tal de energia zen, Que DEUS seria uma energia, Cada um é livre pra decidir...

Imaginem que a criança nasce e é submetida a festanças, fanfarras, carnavais fora de época – Quando crescer se definirá sobre a religiosidade, etc.

Alguém poderia pensar: Mas, o cara se propôs pelo título do texto, a falar sobre a independência do país ou sua falta... E, fica falando sobre mil assuntos que não tem nada a ver (?!)...

Realmente, o pensamento pode fazer sentido não fosse um detalhe: Não creio numa mudança que comece de fora para dentro... Durante umas duas décadas, tentei melhorar um pouco através de lutas sindicais – Contudo, notei que havia muita incoerência entre o discurso e a prática de vida...

Como mudar alguma coisa, se a pessoa não aceita falar sobre o principal, sobre o essencial... Porque, apesar de buscar construir uma sociedade melhor, o homem continua mentindo, fraudando, etc???

A Bíblia nos aponta algumas coisas; Inclusive que a fé é um dogma...

Passei a considerar alguns princípios; Especialmente, que, além de buscar melhorar a sociedade, preciso ser consciente que, tudo começa em meu coração...

Como lutar por melhoras que venham de fora pra dentro, se dentro de mim, for semelhante a um sepulcro caiado???

Nisso pode residir o problema de alguns que condenam o cristianismo...

Assim, não será possível pensar muito em avançar sem mudarmos a forma de ver o mundo...

A partir de pensamentos, palavras e atitudes... Por exemplo, no Sermão do Monte, JESUS nos fala que "os mansos possuirão a terra" (Mateus 5); Sem defender, nenhum tipo de exploração do homem pelo homem...

Em outras palavras, o homem melhora pra melhorar a vida de outros; Jamais pra ter um padrão de vida superior aos outros...

Temos ouvido que, não existe um pastor pobre... Conheço alguns que, de forma semelhante ao MESTRE dos mestres, não têm onde reclinar a cabeça...

O problema é que, quando se pensa assim, se coloca todo mundo no mesmo balaio e, fica achando que pelo menos, quem pensa assim, seria direito...

Zezinho do congresso, Lulinha paz e amor, etc... Conseguiram obter a votação que tiveram, falando muito sobre a necessidade de mudanças de fora pra dentro (desde que, dentro deles, fosse como eles decidissem)...

Jogam dinheiro pra cima, desde que, fiquem com o que puderem pegar no ar e com cada centavo que caia no chão...

Certamente, quem faz o que é ilícito, estará sempre errado, independente de entortar o conceito do erro...

Essas pessoas também acham light a religiosidade popular, desde que a questão fique por aí mesmo... Mudança de dentro pra fora nem pensar... Independência ou Morte é algo bonito em termos históricos...

Vida práticas se faz com os pés no chão (pensam), eles no trono e nos (o povão) na periferia, aplaudindo...

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 05/09/2009
Reeditado em 05/09/2009
Código do texto: T1793886
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.